TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de atps processo de cuidar IV

Por:   •  22/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS

Trabalho apresentado ao curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera Educacional.

Orientador(a): Magali Regina Reis.

Taubaté

2015

Acho que os sentimentos se perdem nas palavras. Todos deveriam ser transformados em ações, em ações que tragam resultados.

(Florence Nightingale)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .............................................................................................................. 04

2 METODOLOGIA ............................................................................................................ 05

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................ 09

REFERÊNCIAS ................................................................................................................ 10

04

1 INTRODUÇÃO

A sistematização da Assistência de Enfermagem representa hoje um instrumento de grande valia e utilidade para a prática no trabalho de um enfermeiro. É através dos métodos técnicos, científicos e humanos oferecidos por ela que a equipe de Enfermagem pode garantir a cada cliente um atendimento planejado, organizado e, consequentemente, mais eficaz. A SAE possui cinco passos que devem ser seguidos para garantir sua eficácia, são eles: coleta de dados do paciente, diagnóstico, planejamento, implementação e, por último, avaliação da evolução do caso.

A sistematização torna-se imprescindível pelo fato de que, independentemente do tipo de unidade de saúde e do caso encontrado, utilizando-se dela, o enfermeiro será capaz de tomar suas decisões baseadas em dados concretos que irão direcioná-lo à melhor tomada de decisão. Além de possibilitar que o enfermeiro possua maior credibilidade e propriedade em sua posição junto dos demais profissionais da área da saúde.

05

2 METODOLOGIA

Sistematização da Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

O artigo em questão trata-se de uma pesquisa metodológica a qual, foi realizada em uma unidade de terapia intensiva (UTI) que atende pacientes adultos. A pesquisa tem como objetivo restaurar a sistematização de assistência de enfermagem (SAE) pois a mesma tem um papel essencial para a prática de enfermagem.

Na UTI, a pesquisa tem como objetivo a organização, sistematização e ao cuidado para o paciente, com princípios de base científica.

Como uma forma de padronizar a linguagem da enfermagem assim facilitando e sendo satisfatória a todas as necessidades, foram desenvolvidos diferentes sistemas de classificação, como por exemplo, Nursing Interventions Classification (NIC), a Nursing Outcomes Classification (NOC), a North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), entre outros.

Para uma pesquisa com maior sucesso e para atingir as expectativas, foram realizados diversas etapas diferentes, com profissionais que tenha um certo vinculo à UTI, para que assim tenha um melhor interesse do entrevistado.

Conclui-se que a Sistematização de Assistência de Enfermagem e a organização, são imprescindíveis para estabelecer os princípios e a continuidade das maneiras de cuidado aos pacientes, mantendo assim uma assistência de qualidade com eficiência e eficácia.

06

Dificuldades na implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE: Uma Revisão Teórica

Depreende-se na visão de BARBOSA, MARCACINE (2009), que “a Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE é uma ferramenta essencial no trabalho do enfermeiro”. A SAE fornece aos enfermeiros meios técnicos, científicos e humanos visando à qualidade da assistência ao cliente e permite que reconheçam seu mérito por efetuar um trabalho organizado e planejado e o valor de sua profissão.

Através da sistematização é possível que o profissional de enfermagem possa fazer um atendimento com planejamento, organização, execução e avaliação do processo de enfermagem. Necessita de uma metodologia que muitas vezes não é implantada por falta de interesse do enfermeiro, desconhecimento, poucos funcionários, dificuldade da equipe multidisciplinar em aceitar esse método.

A sistematização é essencial para que a assistência no cuidado seja de qualidade, mas a dificuldade em realizar as etapas da Sistematização da Assistência de Enfermagem: histórico, exame físico, diagnóstico, prescrição de enfermagem e evolução/avaliação, prejudica todo o processo.

O profissional justifica que não consegue executar a SAE por estar sobrecarregado, não ter preparado para implantar, não existem recursos materiais para um cuidado adequado, recusa-se utilizar por não valorizar o método e o prejuízo para isso são tarefas feitas sem organização, falta de anotações corretas, irresponsabilidade.

É uma ferramenta que permite ao enfermeiro credibilidade e propriedade na sua posição junto à equipe médica e os outros profissionais da saúde. Apesar da SAE ser guiada por embasamento teórico, instruída na formação e tendo como exigência em conformidade com a legislação profissional, a sua utilização ainda está começando a posição do enfermeiro está em identificar problemas que contribuam para não implementação e trabalhar para solucioná-los, portanto existe a necessidade de abranger mais informações e estudos sobre a relevância da SAE, para melhorar a compreensão do enfermeiro quanto a esse tema.

07

Classificação de diagnostico e intervenção de enfermagem NANDA –NIC.

A classificação traz a ciência em enfermagem, como pressuposto básico, o estado de arte e ciência enfermagem, como manifesto na construção de classificação e suas necessidades em um todo geral dos cuidados em enfermagem onde a saúde das pessoas tem uma carência em procedimento correto em sua aplicação com pessoas da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com