TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Disciplina Métodos de Pesquisa

Por:   •  6/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  12.040 Palavras (49 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 49

[pic 1]

CAMPUS – Marquês

TCD – Trabalho de Conclusão de Disciplina

Métodos de Pesquisa

NOME DO ALUNO: Letícia Ferreira da Silva Toassa

RA: B197GC-6

TURMA: AD7S13

SÃO PAULO

2016

Índice

1. A pesquisa como produção de conhecimento _____________________________

2. Noções gerais, conceito e etapas do projeto de pesquisa.____________________         

3. Tipos de pesquisa: estudos de caso, bibliográficas, descritivas, observacionais, correlacionais. ________________________________________________________

4. Estudos prospectivos, experimentais, de grupo, de sujeito único. ______________

5. Técnicas de pesquisa. O projeto de pesquisa. _____________________________

6. Estrutura do trabalho de pesquisa; escolha e delimitações do assunto de pesquisa;

7. Coleta e apresentação dos dados. ______________________________________

8. Análise dos dados, tratamento estatístico. ________________________________

9. Interpretação dos dados. ______________________________________________

10.O relatório da pesquisa. Seções do relatório da pesquisa. ____________________

11.A divulgação da pesquisa. Comunicação científica oral e escrita. ______________

12.Normas de citações e referências bibliográficas. ___________________________

Objetivo da matéria métodos de pesquisa

Toda pesquisa deve passar por uma fase preparatória de planejamento devendo-se estabelecer certas diretrizes de ação e fixar-se uma estratégia. A realização deste trabalho prévio é imprescindível.

O método de pesquisa tem alguns procedimentos sistemáticos para o desenvolvimento da descrição e a explicação de fenômenos. Esses procedimentos se assemelham ao método científico que consiste em delimitar um problema, realizar observações e interpretá-las com base nas relações encontradas, fundamentando-se nas teorias existentes. Fornecer informações e referências para a montagem e elaboração do projeto.

  1. A pesquisa como produção de conhecimento

A pesquisa constitui-se em uma atividade básica da ciência na construção da sociedade, é a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação. A partir deste estudo, pretende-se verificar, qual a influência da pesquisa e produção do conhecimento, pois nas últimas duas décadas a pesquisa tornou-se artefato essencial na prática, observando-se um crescimento na produção científica, ideológica e sócio histórica na sociedade.

A pesquisa propriamente dita é quando as informações geradas pelos fatos do dia a dia passam por uma investigação para que essas se transformem em dados. O estudo dos fatos isoladamente não é suficiente, pois na realidade viva, os problemas se apresentam integrados e se o estudo for isolado, o mesmo poderá ser diverso.


Quando um estudo ocorrer em um momento “fenômeno social” é porque o dado não está acabado, ou seja, ele ainda está acontecendo, portanto, o estudo deve ser feito com fontes internas de seu desenvolvimento, onde a análise deve partir dos aspectos mais simples para o mais complexo, buscando capturar elementos que constitui o real problema, respeitando o movimento de acontecimentos conforme suas exigências.

Conforme o estudo vai se completando, abstrai o que é essencial. Para uma reflexão profunda sobre os dados, devem-se explicitar os interesses e principalmente as ideologias dos grupos sócias pesquisados, para que este “fenômeno social” não se caracterize como algo pré-moldado pelas estruturas desta sociedade.


Toda pesquisa deve revelar não apenas o movimento presente dos fenômenos, mas também como estes se reproduzem e se transformam. Deve se usar instrumentos técnicas, que o próprio fenômeno determina o tipo e as condições de sua aplicação.


As pesquisadoras em ciências humanas usam três elementos básicos para a estratégia de pesquisa sendo: quadro teórico, quadro epistemológico e quadro técnico. Projetos de pesquisa: considerações metodológicas.

  1. Noções gerais, conceito e etapas do projeto de pesquisa.

Cada vez mais os alunos têm sido incentivados a refletirem sobre os problemas e necessidades de seu cotidiano e buscarem soluções de forma científica e confiável. Esta prática exige um exercício de investigação, planejamento e execução.

A palavra pesquisar se buscarmos no dicionário retiramos que pesquisar é o ato de informar-se acerca de, inquirir, indagar, investigar, esquadrinhar. No uso cotidiano percebemos a aplicação deste termo em diversas situações: pesquisa eleitoral, pesquisa de preço, pesquisa de opinião e tantas outras.

A motivação para fazermos uma pesquisa pode ser, como quase sempre o é na primeira vez, para o mero cumprimento de uma exigência escolar. Nesse caso valem alguns conselhos: fazer pesquisa envolve estudar muito, ler mais ainda e dedicar-se ao assunto. Sendo um trabalho escolar, facilitará em muito o processo, se ao buscar um problema a ser respondido, esse seja um tema de interesse do estudante.

Como afirma Cauduro: como pesquisador, estar dentro do contexto, viver o que se busca é metade do caminho. É claro que, muitas vezes, dá trabalho, é cansativo, parece não ter fim, dá vontade de desistir, etc. O segredo, para evitar que isso aconteça ou que se assume proporções imprevistas, está em escolher o tema de seu interesse e conseguir especificá-lo; focalizar bem o que se deseja descobrir; formular as perguntas corretas; usar uma metodologia adequada ao problema de investigação; vigiar sempre o objetivo a ser alcançado (CAUDURO, 2004, p. 19).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (84.5 Kb)   pdf (502.3 Kb)   docx (74.7 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com