TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Curso - Resumo do Livro

Por:   •  28/9/2015  •  Resenha  •  4.027 Palavras (17 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

 

JOYCE PEREIRA SANTOS

RESUMO DO LIVRO

 ADMINISTRAÇÃO – TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO

TRABALHO DE CURSO – DP - 5405-20

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2015


SUMÁRIO

1.        RESUMO DOS CAPÍTULOS        

1.1.        Capítulo 09 – Administração de Operações        

1.2.        Capítulo 10 – Administração de Marketing        

1.3.        Capítulo 11 - Administração de Recursos Humanos        

1.4.        Capítulo 12 - Administração Financeira        

2.        QUESTÕES E RESPOTAS DAS QUESTÕES        

2.1.        Capítulo 09 - Administração das Operações        

2.2.        Capítulo 10 - Administração de Marketing        

2.3.        Capítulo 11 - Administração de Recursos Humanos        

2.4.        Capítulo 12 - Administração Financeira        

3.        EXEMPLO PRÁTICO        

4.        BIBLIOGRAFIA        


  1. RESUMO DOS CAPÍTULOS
  1. Capítulo 09 – Administração de Operações

A administração das operações contribui para o alcance dos objetivos estratégicos da organização e para consolidar a sua vantagem competitiva, é o núcleo central de qualquer organização, responsável por materializar, por meio da gestão do processo de transformação de insumos e recursos em produtos e serviços as necessidades e desejos dos clientes.

  1.  Fundamentos da administração de operações

É necessário um alinhamento contínuo da função de operações com os objetivos estratégicos da organização como um todo. Transformação que converte os insumos e recursos em produtos com importância gerenciar as atividades de seu processo de transformação.

  1. Planejamento estratégico do sistema de operações

Conjunto de decisões de natureza estratégica que consistem em projetar os sistemas de operações da organização e incluem decisões relativas ao planejamento. Existem projetos para o planejamento estratégico  como o projeto de produto ou serviço (decidir que produto ou serviço produzir), planejamento da capacidade (qual será a demanda de produção da empresa), planejamento da localização (decisão da posição geográfica da empresa), planejamento do processo de produção (quais métodos e técnicas de produção adequados) e planejamento do arranjo físico (criação do layout  na organização).

  1. Planejamento e controle das operações

É necessário criar um sistema de operações após o planejamento do sistema de operações para tomada de decisões para planejamento da produção, controle da produção, administração dos estoques, da logística e da distribuição.

  1. O enfoque na qualidade

Qualidade responsável pelo monitoramento da qualidade dos produtos e serviços para assegurar a satisfação dos padrões pré-estabelecidos, nos dias de hoje ele tem a maior importância no desempenho da empresa. Existem algumas formas de aplicação da qualidade como: A abordagem tradicional, gestão pela qualidade total e certificação de qualidade.

  1. Tendências contemporâneas na administração de operações

Hoje são usadas três tendências na administração de operações, a gestão da cadeia de valor, os sistemas just-in-time e a demanda por sistemas de operações customizadas e flexíveis.

  1. Capítulo 10 – Administração de Marketing

A princípio marketing é utilizado para orientação ao cliente, ele consiste no sistema de informação do marketing e pesquisa de mercado como fontes de análises ambientais que traçam a elaboração da estratégia de marketing.

  1. O marketing e as organizações

As decisões de marketings são fundamentais para o desempenho das organizações, as empresas necessitam de uma estratégia adequada para não perderem para seus concorrentes. Existem inúmeras atividades (promoção, comunicação, desenvolvimento de novos produtos, ampliação da rede de distribuição, pesquisa de público alvo) relacionadas à administração de marketing. Existem conceitos específicos de marketing criados para diferentes segmentos como marketing de relacionamento, político, cultural, de massa, social, entre outros.

A análise ambiental é o ponto inicial da administração do marketing, com ela você define o posicionamento pretendido e toma as decisões relativas ao mix de marketing, os fatores iniciais da análise ambiental são os consumidores, a própria organização, os concorrentes e o contexto. Após cria-se um plano de atividades de marketing que envolve decisões sobre o mix e tem como objetivo colocar em prática o posicionamento escolhido com o produto, a distribuição, a comunicação e o preço.

  1. Sistemas de informação e pesquisa de marketing

O SIM (Sistema de informações de marketing) realiza pesquisas para coletar informações para que os administradores possam tomar a decisão precisa com mínimo de risco possível. Ele é um conjunto de pessoas, equipamentos e processos que reúnem, classificam, analisam, avaliam e distribuem informações precisas e necessárias para os executivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (178 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com