TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Etica AVA

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

A maneira como agimos está totalmente relacionada com nossos valores pessoais que por sua vez estão relacionados a ética e a moral. A palavra ética provem do grego “ethos” tendo como significado modo de ser, caráter trazendo consigo a indicação de um comportamento humano, algo adquirido por habitualidade através da convivência em sociedade. É a ética que avalia a forma certa de agir, mas sem utilizar um padrão universal sobre comportamentos corretos, afinal cada pessoa possui uma concepção diferenciada do que é certo e errado. Já a moral é o tipo de atitude baseada no que se acha certo fazer mesmo sem nenhuma pessoa por perto vigiando. Enquanto a ética busca a reflexão da forma correta de agir, a moral torna-se a prática da ação.

“A ética é a ciência que estuda o comportamento moral dos homens na sociedade” (VASQUEZ, 1975:12). Com essa afirmação é possível perceber que moral e ética caminham interligadas sendo dependentes uma da outra podendo ser confundidas e consideradas como um igual, porém enquanto a ética é filosófica e cientifica dando suporte técnico e teórico para a moral, a moral é aplicada em sociedade ou em um grupo específico sendo definida como um conjunto de princípios, preceitos, normas, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo em seu grupo social.

A ética está presente significativamente em um número de decisões cotidianas da atividade empresarial que destaca o efeito dos valores culturais no seu desenvolvimento moral e no clima ético da organização, influenciando a natureza do desempenho social empresarial. O clima ético afeta-se pelos diversos sistemas normativos da organização, assim como as políticas, os procedimentos, os esquemas remuneratórios e os sistemas de controle.

A percepção de cada indivíduo sobre o clima ético da empresa desempenha um determinante papel nos processos de decisão individual, porém os gestores podem influenciar no comportamento ético dos funcionários através de suas próprias ações. Por isso é importante que as características de cada líder estejam de acordo com as características da Cultura Organizacional já que a mesma abrange os valores e crenças definidos pela organização, dessa forma os funcionários agirão de acordo com a conduta empresarial.

Para se construir uma equipe bem estruturada e adequada à cultura da empresa é necessário contratar as pessoas certas, portanto a cultura organizacional inicia-se nos processos de recrutamento e seleção, onde o recrutador identifica quais os talentos atendem o perfil cultural da empresa, por isso torna-se imprescindível o alinhamento das crenças e valores entre a organização e o colaborador, pois quando o profissional compreende a finalidade das regras e partilha dos mesmos valores da empresa ele evita futuros transtornos e complicações.

Para uma melhor compreensão do assunto, utilizarei a empresa Petrobrás atuante na exploração, produção e comercialização de gás natural, gás químico, biocombustíveis e energia elétrica tendo como motivação desafios de prover a energia estando presente em mais de dezessete países sendo considerada uma das cinco maiores empresas integradas de energia. Ao eleger um funcionário para trabalhar ele terá que compreender as aspirações da empresa para que consigam assim um ambiente organizacional harmonioso e mais produtivo.

Sendo considerado que a ética e valores estão relacionados ao comportamento humano, suponha-se que um funcionário com as seguintes características seja integrado na empresa: acomodado (não busca inovações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com