TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de analise de investimentos

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.194 Palavras (13 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO DE

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

5º SEMESTRE

ABRIL DE 2013

POLO DE PELOTAS – RS

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

PROFª. Ma. IVONETE MELO DE CARVALHO

PROFª. PRESENCIAL: MAGDA VARGAS

PROFª. TUTORA: CÍNTIA GALENI

ALUNA

ISABEL C NEUENFELD WEIKAMP

SUMÁRIO

FOLHA DE ROSTO 1

SUMÁRIO 2

INTRODUÇÃO 3

ETAPA 1 4

ETAPA 2 6

ETAPA 3 10

ETAPA 4 12

CONCLUSÃO 18

BIBLIOGRAFIA 19

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em um estudo para verificar a viabilidade econômica financeira para a abertura de um Buffet de Cachorro Quente e Bebidas. Os seus dados foram baseados em projeções realistas devido às inúmeras pesquisas de mercado e bibliográficas realizadas. A pesquisa fundamenta-se na importância do planejamento financeiro e do fluxo de caixa no momento de empreender.

ETAPA 1

Conceito de Investimento

Investimento é originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.

A economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos. A lógica dessa afirmação é que, para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fábricas, empresas e fazendas das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB). Uma vez que as unidades produtivas têm capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas máquinas e instalações para aumentar o PIB a longo-prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível via investimentos.

Além de possíveis investimentos na própria empresa, quando se tem caixa sobrando, podem-se aplicar esses recursos no mercado financeiro e, assim, receber juros pela aplicação.

As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte receita para a empresa.

As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:

- CDB

- Caderneta de poupança

- Debêntures

- Ações de empresas

- Fundos de investimento

- Títulos Públicos

Tipos de Investimentos

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem.

Investimentos Públicos

São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social; em geral, não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Ex: Hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, etc...

Investimentos Privados

São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores; esses são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Ex: Fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, loja de varejo, shopping centers, etc ...

Investimentos Mistos

São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário.

EX: Petrobrás e o Banco do Brasil.

Tipo de Negócio

Projeto de investimento em um negócio de Buffet de cachorro quente e bebidas.

Este projeto tem por objetivo a produção e comercialização de cachorro quente e bebidas como atividade empresarial.

Produtos comercializados

Cachorro quente

Refrigerante

Outras bebidas

ETAPA 2

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa trata-se de uma estimativa futura, assim, cabe a analise verificar se o projeto é viável ou não. As estimativas podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento do projeto, tornando as previsões de fluxos futuros ainda mais próximo à situação real do mercado.

Com o controle do fluxo de caixa é possível antecipar decisões sobre o fluxo financeiro e capacidade de pagamentos futuros.

Fluxos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com