TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de comunicação empresarial

Por:   •  10/3/2016  •  Artigo  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE CATOLICA DE ANAPOLIS

RELAÇÕES COM A MÍDIA

Trabalho exigido ela professora Lidiane como uma atividade avaliativa na disciplina de seminários de comunicação empresarial.

ANÁPOLIS

MAIO/2015

Introdução

Uma das áreas mais decisivas na comunicação é o departamento de relações com a mídia. A mídia é tanto um tipo de publico quanto um canal para investidores, fornecedores, varejistas e consumidores receberem informações e desenvolverem imagens de uma empresa. O papel da midia como disseminadora de informações para os públicos-alvo das empresas vem ganhando cada vez mais importância ao longo dos anos. Praticamente toda empresa tem algum tipo de departamento de relações com a mídia, seja uma espécie de consultoria informal ou uma equipe com vários profissionais.

Relações com a mídia

O noticiário é onipresente em nossa sociedade. Com o advento são no fim da década de 1940 e inicio de 1950 e o crescimento da Internet na década de 1990, o que antes era o domínio da mídia impressa nos jornais tem se tornado cada vez mais parte do reino visual, com os parelhos de televisão e dos computadores.

A chegada da televisão transformou as ''manchetes'' em uma mídia nova. Os jornais se adaptaram assumindo o tipo de análise que aparecia anteriormente nas revistas semanais. As revistas de notícias, por sua vez passaram a publicar artigos de variedades e de fotojornalismo.

Chamada de imprensa no passado a mídia ampliada é hoje uma parte poderosa da sociedade americana. Ao longo dos tempos, a mídia ajudou a moldar, naquele país, atitudes sobre assuntos tão diversos quanto o controle de armas e a altura das saias, aborto e remuneração de executivos. Uma imprensa livre também torna os politicos responsaveis por seus atos tanto na vida pública quanto na particular. Até mesmo os políticos responsáveis por seus atos tanto na vida pública quanto na particular. Até mesmo os políticos argumentariam que na mídia lea seu mundo distante da política para dentro do lar do cidadão comum.

Embora seja difícil determinar se a mídia gerou um interesse maior pelos negócios  ou se estava simplesmente reagindo a mudanças na atitude do público, em algum momento na década de 1970, a cobertura dos negócios começou a mudar, desde então, o setor privado se tornou muito mais público.

Parte do que justificou essa mudança de atitude foi a conscientização do público de que os negócios tinham grandes consequências em sua vida.

O mundo dos negócios sempre deve uma relação mais antagônica com a mídia.

Mesmo hoje me dia, alguns profissionais de negócios mais antigos resistem m aceitar a importância da comunicação por meio da mídia e talvez prefiram manter pouco ou nenhum relacionamento com o q eles veem como uma instituição que tenta destruir tudo aquilo que eles constroem. Esse tipo de atitude é cada vez mais arriscado, e cada vez menos comum, uma vez que cada setor- petróleo e gás, serviços financeiros e farmacêutico já se viu na posição de ser minuciosamente examinado pelo publico e pela mídia , e muitas empresas aprenderam da forma mais difícil possível que ter uma relação rum ou não de se relacionar com a mídia nesses casos só piora sua situação.

A fim de estabelecer relações melhores com os meios de comunicação as organizações devem se dedicar a cultivar o contato com as pessoas certas a mídia. Isso ode ser conduzido por funcionários do departamento de relações com a mídia ou delegado a uma empresa de relações publicas.

Por exemplo, muitos dos antigos especialistas em relações públicas confiavam em um sistema de comunicação com a mida que não funciona mais. Esse sistema consistia em mandar releases (impressos ou em vídeo) para um grande numero de destinatários e esperar que alguem escolhesse o assunto e fizesse uma matéria sobre ele. Esse processo não e confiável pois os destinatários muitas vezes não recebiam o arquivo ou simplesmente os descartavam dependendo da demanda de arquivos recebidos por eles. A melhor forma de se conseguir uma comunicação com esses destinatários era de forma direta e seleta.

Muitos artigos escritos sobre a empresa, pode não ter valor algum se não ajudar a empresa a atingir os objetivos de comunicação que ela propôs a alcançar.

resumir como conduzir pesquisas para direcionar a midia – 194

O primeiro passo para realizar uma pesquisa de direcionamento de mídia, deve-se realizar uma reunião com todos os gerentes seniores, juntamente com a equipe do departamento de comunicação empresarial, a fim de determinar os principais objetivos que a empresa deseja cumprir em suas operações com a mídia. Esses objetivos podem ser diversos, como por exemplo; uma empresa que deseja demonstrar que está começando a agir no mercado estrangeiro, ou na implantação de novas mercadorias no mercado, e até mudanças na estrategia da empresa. Assim que forem determinadas as considerações, a empresa deve começar a se preocupar em procurar o lugar ideal para a divulgação da notícia.

Neste processo para determinar quem vai fazer a publicação do artigo. Os profissionais de comunicação empresarial devem pesquisar os ultimos arquivos publicados que se encaixem com o ramo de atividade da empresa. Muitas vezes esse processo pode ser ate facilitado, pois normalmente os reporteres que cobrem um ramo de atividade especifica,

Conduzindo esse tipo de pesquisa, as empresas podem evitar passar aos repórteres informações nas quais eles não estão interessados, e a comunicação só devera acontecer quando o publico da mídia daquela empresa estiver mais receptiva.

Os departamentos de comunicação empresarias devem desenvolver o tipo de analise elaborado anteriormente para cada novo caso. Muitos executivos questionam o tempo despendido nesse tipo de analise, mais os benefícios de conduzir uma entrevista com tal preparação faz valer a pena todo o esforço envolvido.

Além de fazer seu dever de casa com os repórteres as empresas podem estreitar seu relacionamento com a mida pela maneira que solicitam informações. Muitas vezes as próprias empresas não estão dispostas a montar um departamento de relação com a mídia com pessoal suficiente e capacitado para responder as chamadas da imprensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com