TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de conclusão azul

Por:   •  16/6/2015  •  Monografia  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

Embora seja uma variável para avaliar o crescimento, o PIB percapta mostra o quanto é produzido na região e quanto de disso é da sua população. Faz parte do desenvolvimento a renda e o acesso aos bens, embora ele por si próprio nãos erve para avaliar se a região é desenvolvida, pois pode ter uma concentração de renda, e nem tudo o que se produz, fica na região. Para se avaliar se o variável é boa, devemos lembrar que segundo pelas contas nacionais de 2014, o PIB percapta do Brasil foi de 27.229, caso o munícipio tenha um pib percpata igual ou superior, já pode-se acreditar que esteja num bom nível de renda.No caso de São José dos Pinhais, houve um amplo crescimento desta variável, em 2012 segundo o Ipardes(2015), o valor foi de 56.427,00. No mesmo ano o pib pe capita do Brasil era de 23.655.

[pic 1]

Pela série histórica é possível verificar um amplo crescimento do PIB per capita, uma das possíveis justificativas, embora por apenas esses dados não seja concluir cientificamente, foi a chegada de um polo de crescimento através de duas indústrias chamadas pela teoria de peurrox, industrias motrizes. Wolkswagem e Renault são grandes geradores de emprego e renda na região, junto com elas surgem vilas, comércios e outras emrpesas de menor porte ao seu redor. E não somente essas, mas outras grandes indústrias e distribuídoras como Boticário, Nissan, Brosel e a distribuídora das casas Bahia. No que se diz ao fator PIB essas industrias são grande responsáveis pela variável.

Percentual de alunos fora da escola de 0 – 5 anos,

A educação é uma boa variável tanto do crescimento, quanto do desenvolvimento. Em modelos mais avançados o nível educacional já é parte da variável para se determinar o nível do Y.

Não é somente visando o PIB que se analisa esta variável, embora ela sirva, segundo o modelo de Solow com capital humano, para aprimorar habilidades de capital humano e aumentar a produtividade invidual, ela faz com que crianças não entrem em atividades que são onerosas para a sociedade e para si mesma, desenvolva habilidades e crie hábitos mais saudáveis. A falta de oportunidade faz com que elas procurem outras atividades vinculada a crimes e tráficos, ou que mães e pais terminem abandonando-as nas margens das cidades. Por isso ela é um bom indice para o desenvolvimento. Verificar quantos alunos estão desde cedo num processo de aprendizagem, embora ela seja um dado quantitativo, já indica se a região está dando oportunidade desde cedo para as crianças.

Novamente será usado como referência os níveis em relação ao Brasil, neste caso se o valor for igual ou menor que a do Brasil, pode ser considerado bom.

[pic 2]

São José Dos Pinhais tem maior percentagem de alunos nessa idade fora da escola, isso mostra que apesar do crescimento acelerado dos ultimos anos, o desenvolvimento não vem junto, já que a média brasileira é abaixo sendo de 56%, ou seja nesta variável os números são ruins e mostra também que somente os indices de renda podem não refletir uma melhora na qualidade de vida. Porém pela série histórica é possível verificar que o indice melhorou consideravelmente de 2000 para 2010.Por fim tudo dependerá das políticas publicas de como o município aproveitara esse ganho na renda per capita para que esse dado melhore no próximo senso.

A taxa de urbanização indica o quanto da região esta urbanizada, apesar de controverso sobre a metodologia de análise, e a qualidade dessa urbanização, ela junto com outros dados servem como panorama para indicar se tem um desenvolvimento no município.

Um local urbanizado em teoria oferece mais serviços, maior variedade de consumos, mais opções de entretenimento, mais postos de  saúde. No caso de São José dos Pinhais ela possui uma área bastante extensa, isso é propício para atividades rurais, mas também propício para o crescimento da cidade. Em se tratando de um mundo cheio, onde em muitos lugares não há espaços para o crescimento, o fator de ter uma área extensa se torna uma vantagem. Porém isso trás muitos problemas, pois as margens do município pode-se ter uma urbanização muito precária, pois não dá tempo de construir os serviços básicos necessários para estas pessoas que chegam. É o caso de se pensar, qual o limite do crescimento? Devemos nos preocupar com o desenvolvimento? Será que num mundo onde o grau de urbanização seja 100%, de onde virá nos alimentos? Será que se tivermos uma média mundial de urbanização de 95%, os 5% restantes darão conta de abastecer o estomago de todos os outros 95%? Numa análise micro o grau de urbanização pode ser positivo, mas olhando num aspecto macro, será tão positivo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com