TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO CONTABILIDADE GERAL

Por:   •  25/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC 

CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS – ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMCAS – 1º TERMO

ALAN MIGUEL CAMPOS

CECÍLIA MICHELIN EINSFELD

FERNANDO VIEIRA LUIZ

MATEUS CARDOSO TERRA 

MURILO FRETTA JOSÉ 

TRABALHO CONTABILIDADE GERAL (2020.2)

BRADESCO

FLORIANÓPOLIS, SC

2021

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC 

CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS – ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS – 1º TERMO

ALAN MIGUEL CAMPOS

CECÍLIA MICHELIN EINSFELD

FERNANDO VIEIRA LUIZ

MATEUS CARDOSO TERRA 

MURILO FRETTA JOSÉ

TRABALHO CONTABILIDADE GERAL (2020.2)

BRADESCO

Trabalho de Contabilidade Geral apresentado ao Curso de Ciências Econômicas, da Universidade do Estado de Santa Catarina, como requisito parcial do semestre.

Orientador: Rafael Tadeu Vieira

FLORIANÓPOLIS, SC

2021


SUMÁRIO 

1 INTRODUÇÃO

1.1 EXPOSIÇÃO DO ASSUNTO 

1.2 OBJETIVO GERAL

1.3 MÉTODO DE COLETA E DE TRATAMENTO DE DADOS

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

2.1 HISTÓRICO

2.2 CARACTERIZAÇÃO DO SETOR DE ATIVIDADE DA EMPRESA

3 ANÁLISE DA DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

3.1 FINALIDADES

3.2 CÁLCULOS DOS ÍNDICES DE AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA, DE ENDIVIDAMENTO, E SITUAÇÃO ECONÔMICA.

3.3 ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. 

3.4 SÍNTESE DOS RESULTADOS.

4 CONCLUSÕES 

REFERÊNCIAS

ANEXOS

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo explicar as práticas tomadas para realizar a análise contábil da empresa Bradesco, colocando em prática os assuntos trabalhados durante o semestre, de modo a evidenciar a contabilidade como instrumento para tomada de decisões nas organizações.

De forma específica analisamos a empresa de acordo com demonstração do resultado do exercício, demonstração do fluxo de caixa, balanço patrimonial, demonstrações das mutações do patrimônio líquido, demonstração do valor adicionado.

Usaremos como referências os dados contidos no site do Bradesco, temos como base além das aulas, os ensinamentos abordados nos livros Contabilidade Empresarial, de José Carlos Marion e Contabilidade Introdutória, escrito por uma equipe de professores da FEA/USP.

O trabalho está dividido em três partes; a introdução onde abordamos o propósito da pesquisa, seu objetivo, as definições e o formato da estrutura do trabalho; características da empresa, com curiosidades sobre seu histórico e seu campo de atuação; análise contábil, com todos os cálculos dos índices e demonstrações.

  1. EXPOSIÇÃO DO ASSUNTO

No decorrer do trabalho expusemos assuntos vistos durante o semestre da disciplina de Contabilidade Geral, todos aplicados a empresa escolhida Bradesco, um banco brasileiro constituído em 1943.

Vamos aplicar conteúdos como o contexto histórico da empresa, finalidade do planejamento e controle, cálculos dos índices da situação financeira, endividamento e situação econômica, balanços patrimoniais, DRE, DFC, DMPL, DLPA.

  1. OBJETIVO GERAL

Demonstramos que através do cálculo e estudo adequado de seus índices a Análise das Demonstrações Contábeis é um instrumento eficaz pra gerar informações que auxiliam gestores na tomada de decisão, contribuindo para melhorias em exercícios futuros da empresa Bradesco.

Para uma análise mais profunda estudaremos a base histórica da empresa, com isso tiraremos melhores conclusões sobre o futuro da empresa.

  1. MÉTODO DE COLETA E DE TRATAMENTO DE DADOS

Para a realização de uma pesquisa, faz-se necessário definir os procedimentos metodológicos que serão usados para a obtenção dos resultados.

O método adotado para a realização do trabalho é a pesquisa bibliográfica dos assuntos relacionados, provenientes de autores importantes no meio contábil e que se destaquem em obras com referência a análise das demonstrações contábeis.

Será utilizado pesquisas através da internet, livros e artigos. A elaboração de planilhas no Excel, facilita os cálculos dos dados.  


  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

O  Banco Bradesco é uma das maiores instituições financeiras do Brasil, considerando o total de ativos, número de agências e clientes. O banco atua no Brasil e no exterior atendendo diversos perfis de públicos, pessoa física, empresas e instituições nacionais e internacionais.

O banco oferece serviços e produtos que incluem operações de crédito e captação de depósitos, emissão de cartões de crédito, consórcio, seguros, arrendamento mercantil, cobrança e processamento de pagamentos, planos de previdência complementar, gestão de ativos e serviços de intermediação e corretagem de valores mobiliários.

  1. HISTÓRICO

O Bradesco foi fundado em 1943, em Marília, no interior de São Paulo, com o nome de Banco Brasileiro de Descontos. Sua estratégia inicial era atrair o pequeno comerciante, o funcionário público, pessoas de posses modestas. Foi um dos primeiros a estimular o uso de cheques. Em 1946, a matriz foi transferida para a capital paulista.

Em 1951, após 8 anos de sua inauguração, o Bradesco torna-se o maior Banco privado do Brasil. Nessa década, o Banco decide criar nova sede em Osasco e outra ao norte do Paraná. Em 1956, é criada a Fundação Bradesco, com o objetivo de levar educação gratuita a crianças, jovens e adultos carentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (295.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com