TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de estuudos disciplinares

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP INTERATIVA

TRABALHO EM GRUPO - TG

ESTUDOS DISCIPLINARES V

                          Aluna:

RA:

POLO JUNDIAÍ

__________________

2016


É cada vez mais crescente a inserção da mulher no mercado de trabalho ao longo dos anos, fato explicado pela combinação de fatores econômicos, culturais e sociais, em razão do avanço e crescimento da industrialização no mundo.

Mesmo assim, ainda existem hoje em dia diversas desigualdades em relação ao gênero feminino. A mulher enfrenta dificuldades e algumas delas por causa de discriminação, pois apesar do crescimento de emprego formal das mulheres, ainda existe uma participação relativa menor que a do homem, apesar de serem a maioria na sociedade. E mesmo depois de já inserida no mercado de trabalho a mulher tem salários que chegam a ser de 25 a 30% menores que as do homem. Há discriminação por conta da maternidade, por acharem que as mulheres são menos capazes de exercer cargos mais elevados e no caso de mulheres negras é ainda pior por também sofrerem discriminação pela sua raça.

Ainda nos dias de hoje é recorrente a maior concentração da mulher em profissões com menores condições de trabalhos como a professora citou nas aulas de estudos disciplinares, como por exemplo: Professoras, prestação de serviços domésticos, área da saúde entre outros.

Pesquisas dizem que independente do gênero, a pessoa com maior nível de escolaridade tem mais chances e oportunidades de inclusão no mercado de trabalho, e verifica-se que mesmo que de forma tímida, que a mulher tem tido uma inserção maior no mercado de trabalho. Constata-se, também, uma significativa melhora entre as diferenças salariais quando comparadas ao sexo masculino. Contudo, ainda não foram superadas as recorrentes dificuldades encontradas pelas trabalhadoras no acesso a cargos de chefia e de equiparação salarial com homens que ocupam os mesmos cargos/ocupações.

Acredito que o comentário do Sr. Satya Nadella, presidente da empresa Microsoft foi de extrema falta de respeito com a mulher, pois se ela exerce as mesmas funções, tem a mesma competência ou em muitas vezes até mais que a de alguns homens porque não receber a mesma recompensa salarial? O que deve haver são mudanças reais referente ao reconhecimento do trabalho da mulher que inclusive na sua maioria tem duas jornadas de trabalho, porque além de exercer o seu trabalho como profissional ainda tem que exercer o papel principal de cuidar de seus filhos, família, casa entre outras coisas.... As mulheres têm que ser pagas pelo seu trabalho igualmente aos homens sim, não pelo seu gênero, mas pelo reconhecimento da sua capacidade profissional.

        

        

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com