TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de planejamento de empresas

Por:   •  17/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ANA CLÁUDIA CARDOSO, ELOÁ FERNANDES, GIOVANNA BELOTO CURTOLO, MARIANA GARCIA

                                        

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL SOBRE A EMPRESA

 “BULLS DAS GERAES”

LAVRAS – MG

2014

ANA CLÁUDIA PEREIRA CARDOSO - 200820095

ELOÁ NASCIMENTO FERNANDES - 201220873

GIOVANNA BELOTO CURTOLO - 201310375

MARIANA GARCIA VILELA PARREIRA - 201311003

Trabalho em grupo como avaliação parcial da disciplina de PLANEJAMENTO EMPRESARIAL do curso de Administração do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras.

PROFESSOR: MAGNO DE SOUSA

(DAE/UFLA)

LAVRAS - MG

2014

  1. INTRODUÇÃO

???

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Criação de um Canil

2.1.  Missão                                                                                                               Procriar cães com responsabilidade, priorizando a saúde e bem-estar dos mesmos, comprometendo-se com a seleção das melhores genéticas a fim de contribuir com a preservação da raça, procurando atender as expectativas dos clientes e beneficiando os proprietários em paralelo.

2.2. Objetivos

    2.2.1. Geral

Procriar de forma seletiva a raça Bulldog Francês, buscando o apuramento da raça.

  1. Específicos
  • Preservar a raça Bulldog Francês;
  • Garantir o bem-estar dos cães, contando com uma infraestrutura adequada ao número de cães instalados até dezembro de 2014;
  • Ter todos os cães geneticamente testados até dezembro de 2015;
  • Formar cães para campeonatos até janeiro de 2015;
  • Comercializar 10 cães até julho 2015

.

  1. PLANO TÁTICO E OPERACIONAL

3.1. Recursos Humanos

        Como o canil ainda não possui funcionários e fica sob gestão da atual proprietária, levando em conta que os cães necessitam de cuidados peculiares, esta prefere não contratar outras pessoas para cuidar dos mesmos, preferindo se dedicar individualmente para com eles, sendo assim o plano operacional não envolve ações de Recursos Humanos.

Porém mostra se a necessidade de um plano de capacitação bem estruturado, caso futuramente seja necessário tal contratação.

(*-Ana Claúdia) Listar as atividades que você faz e explicar o que faz em cada uma, desde atender telefonemas e passar informações até vacina, microchipagem de cães.

  1. Marketing

        O Plano operacional de marketing se baseia nos 4 P’s, também conhecidos como mix de marketing, estes formam um conjunto de ferramentas para se alcançar estratégias relacionadas ao mercado. Definidos como Preço, Praça, Produto e Promoção, estes aspectos merecem devida atenção no mundo dos negócios.

O produto compreende os cães da raça Buldogue Frances, desde filhotes a cães adultos, reprodutores. A expectativa de vida destes animais variam de 10 a 12 anos, desta maneira o produto precisa ser comercializado em prazos de 6 meses a 5 anos.

O preço envolve o quanto o consumidor está disposto a abrir mão em troca de algum benefício, no caso do Canil Bull das Geraes, os preços variam de acordo com o sexo dos cães, os machos custam cerca de 4000 reais e as fêmeas cerca de 4800 reais, o preço apesar de ser um pouco elevado oferece inúmeros benefícios, uma vez que os cães são da raça Buldogue Frances linhagem pura, um cão de companhia, de pequeno porte, oriundo da França e possui cuidados especiais, além de serem microchipados, tecnologia de segurança ao cão.

A praça, envolve o pós-produção, ou seja, depois da reprodução, com os preços estabelecidos, os cães precisam ser comercializados, no caso do Canil Bull das Geraes o público-alvo são os admiradores de cães de raça em todo o Brasil, compreendidos entre as classes A e B. Portanto a distribuição dos mesmos acontecerá em todo o Brasil por meio de entregas pelos meios de especialização.

A promoção envolve venda dos produtos, as relações públicas, a promoção em si e a propaganda, no plano operacional do supracitado canil, envolve neste aspecto o armazenamento de dados das pessoas em lista de espera e um investimento em um plano de mídia.

O Plano de mídia irá envolver a estruturação de um site orçado em 700 reais, preço este que inclui a montagem do site e um primeiro preenchimento da mídia, posteriormente um melhoramento na página do facebook, atualizando as fotos dos cães e fazendo uma pesquisa das principais revistas especializadas em cães de raça, para que a atual gestora possa escrever reportagens e logo divulgar sua marca.

3.2.1 Fluxograma:

[pic 2]

  1. Produção

        Os cães serão reproduzidos através de inseminação artificial, uma técnica de reprodução medicamente assistida que consiste na deposição mecânica do sêmen no aparelho genital da fêmea.

        Durante três dias os cães visitam o consultório veterinário, onde se coleta o sêmen do macho e em seguida injeta-se na fêmea, após este processo, decorridos 30 dias a gestora leva a fêmea novamente ao veterinário para a realização de um ultrassom.

        Passados 58 dias a 63 dias os filhotes nascem naturalmente, sob vistoria de veterinários, caso seja necessário os filhotes podem nascer por procedimentos médicos indicados pelos especialistas.

        Os filhotes chegam em casa e recebem cuidados especiais, como aquecimento a todo tempo, uma vez que não podem sentir frio neste início e são amamentados com leite de duas e em duas horas. Esta produtividade acontece em modo circular, uma vez que estas etapas se repetem na ordem relatada, assim que os cães vão se tornando férteis a reprodução.

  1. Financeiro

O Planejamento financeiro é uma metodologia capaz de gerar informações de qualidade e em tempo hábil para que as empresas possam tomar decisões coerentes com a sua saúde financeira.  Através de um conjunto de ações, controles e procedimentos possibilita montar um orçamento, acompanhar as contas, saber se a atividade produtiva está dando lucro e tomar decisões. Além disso, a atividade de comercialização de cães há uma inconstância na produção,  já que na maioria das raças, os especialistas recomendam apenas uma cria por ano.
           Sabendo disso, foi realizado junto da gestora do Canil Bull das Geraes um planejamento anual das receitas e despesas do estabelecimento. O orçamento contém a receita do canil, que são os cães que deverão nascer para o próximo ano e gastos como: vacinas, ração, suplementos, limpeza, veterinário, procedimentos para legalização dos cães e também do canil, despesas com as instalações físicas e pró labore. Além disso, foi calculada uma margem de segurança de vinte por cento sobre o total das despesas do canil para casos emergenciais. Para melhor entendimento, consulte a tabela 1.                                                          O objetivo do Canil Bull das Geraes ao elaborar o planejamento financeiro é antecipar-se aos problemas, não ser pego de surpresa, atingir metas e maximizar os resultados econômico-financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (215.7 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com