TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho e escravidão: breve contextualização

Por:   •  4/5/2015  •  Artigo  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Trabalho e escravidão: breve contextualização

Ainda hoje se encontra traços de pessoas escravizando pessoas, isso já vem sendo trazido com o homem desde o inicio  sua existência.

Forças diferentes atuam sobre a escravidão, cada período tem sua força específica, no mundo antigo , as forças existentes eram os '' Barões '' que dominavam por seu poder  financeiro ou político, a ''Realeza'' que herdavam de seus pais o poder e tinha seus escravos para os servirem.

Nos dia de hoje a escravidão está mais discreta, já é mais combatida por  forças jurídicas e trabalhistas, mas mesmo com toda essa fiscalização ainda se encontra sem muita dificuldade trabalho escravo em varias partes do Brasil e do mundo.

  1. Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores

Mesmo em pleno século XXI a escravidão está presente em nossa sociedade, e isso acontece muito por falta de interesse em fiscalizar por parte do governo e da sociedade.

A sociedade é um parte muito responsável também pelo trabalho escravo, mesmo de forma indireta contribui com essa forma de trabalho muitas vezes sem saber como por exemplo: Comprando produtos “Piratas” essa é uma forma muito comum de se contribuir com o trabalho escravo ou trabalho infantil.

Outra parte envolvida com essa prática também são algumas empresas, principalmente empresas de pequeno porte,como empresas de confecção de roupas  que utilizam mão de obra estrangeiras “Bolivianos” para trabalhar em condições desumanas, forçando um trabalho de doze e até quatorze horas de trabalho, onde no Brasil só é permitido trabalhar apenas oito horas diárias.

  1. Escravidão e ética

O passado escravista deixou marcas profundas nas relações sociais posteriores, fortemente influenciadas pela questão da raça, e “determinou o “ethos”das relações de trabalho no Brasil” 

Essa herança, marcada pela imagem depreciativa do negro e do próprio trabalhador brasileiro, cristalizou uma ética de desvalorização do trabalho manual, visto como indigno, impuro e denegrido. E um dos ecos dessa visão elitista e preconceituosa – destacou o sociólogo – foi a exclusão dos ex-escravos nas atividades produtivas que despontavam nos primórdios da ordem capitalista no Brasil.                                 

                                                                                                        ( Sociólogo Adalberto Cardoso )

  1. Considerações finais

Para acabar de vez com a escravidão no Brasil e no mundo, precisamos do envolvimento de todos, sem exceção, principalmente do apoio dos Governos que tem maior força de combate, aumentar a fiscalização por parte das policias e a sociedade fazendo a parte dela não contribuindo de forma direta um indireta com essa pratica.

Com isso o processo de extermínio a escravidão aconteceria de forma natural, tornando assim uma cultura de que o trabalho escravo é uma pratica ilegal e que não leva a nada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (297.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com