TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BREVE INTRODUÇÃO (APRESENTAÇÃO DO TRABALHO)

Por:   •  6/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

2 BREVE INTRODUCAO (APRESENTACAO DO TRABALHO)

CONCEITO

Divisórias leves são, “elemento construtivo que separa os espaços internos de uma edificação, compartimentando e/ou definindo ambientes, estendendo-se do piso ao forro ou teto, sendo constituído por painéis modulares e seus componentes, com massa não superior a 60kg/m²”. (NBR 11678 – ABNT, 1990)

- DIVISÓRIAS LEVES: Dizem-se divisórias leves pré-fabricadas todas as paredes interiores de edifícios cuja massa unitária é baixa e que são realizadas a partir de componentes quase integralmente preparados em unidade industrial, sendo montadas em obra com o recurso a acessórios de montagem e ferramentas que dispensam o recurso a operações de fabrico em obra (NBR 11673).

- PAINÉIS: Componentes de fechamento com formato retangular e espessura compatível para encaixe nos montantes e travessas da DLIM (NBR 11678).

MATERIAiS

As divisórias leves podem ser compostas de vários tipos de materiais dependendo da sua função, sendo, Madeira, aço, alumínio, liga de zinco, gesso acartonado, vidro, fibrocimento, fibra de papelão, fibra de vidro PRFV (Polímero reforçado com fibra de vidro), policarbonato, PVC, resina melamínica, EPS (Isopor), fibra de madeira entre outros.

As divisórias leves também podem ser classificadas  em simples e compostas, onde se diz que as divisórias simples são aquelas que utilizasse somente um tipo de material e divisórias compostas utilizam dois ou mais tipos de materiais.

Divisória composta (chapa de aglomerado de fibra de madeira + vidro)

[pic 1]

Fonte: http://www.stoffeldivisorias.com.br

Divisória simples (chapa de aglomerado de fibra de madeira) [pic 2]

Fonte:http://artdecorcarpetes.com.br

Capacidade de Remanejamento:

DIVISÓRIA TOTALMENTE REUTILIZÁVEL: Divisória que permite remoção ou remanejamento por intermédio de operações simples de montagem ou desmontagem, sem prejuízo de suas funções originais e sem inutilização de componentes. Para efeito dessa classificação, não são considerados os componentes utilizados para fixa a divisória ao piso, à parede e ao teto (NBR 15141).

Ex: Divisórias com Placas Cimentícias (Steel Frames)

 [pic 3]

  http://rocherdrywall.com.br

DIVISÓRIA PARCIALMENTE REUTILIZÁVEL: Divisória em que a remoção ou o remanejamento de componentes pode acarretar prejuízo de funções originais da divisória e/ou inutilização de componentes. Para efeito desta classificação, não são considerados os componentes utilizados para fixa a divisória ao piso, à parede e ao teto (NBR 15141).

Ex: Divisórias com gesso acartonado (Draywall)

 [pic 4]

https://www.lojaskd.com.br

DIVISÓRIA COM SAQUE FRONTAL: Divisória em que a operação de montagem e desmontagem, independentemente de uma face do módulo não interfere na outra face e/ou módulos adjacentes (NBR 15141).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (402.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com