TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho elaborado no curso de Administração John Nash - Uma Mente Brilhante

Por:   •  29/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.650 Palavras (11 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 11

FAITA - FACULDADE ITANHAÉM

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

PÂMELA LUIZA MARTINS MOREIRA – R.A. 966

ATPO – TEORIA DOS JOGOS

ITANHAÉM

2016

FAITA - FACULDADE ITANHAÉM

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

PÂMELA LUIZA MARTINS MOREIRA – R.A. 966

ATPO – TEORIA DOS JOGOS

Trabalho elaborado no curso de Administração, para Atividade Prática Orientada, da disciplina de Teoria dos Jogos, ministrada pelo professor Daniel Gomes Ribas

ITANHAÉM

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. JOHN FORBES NASH JUNIOR – BIOGRAFIA        

2.1 Uma Mente Brilhante        

3. A TEORIA DOS JOGOS        

3.1 O Equilíbrio de Nash e o Dilema do Prisioneiro        

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

        


1. INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem por objetivo mostrar, de forma resumida, como foi a vida do matemático John Forbes Nash Jr., bem como sua contribuição para a Teoria dos Jogos, utilizado até hoje como forma de estratégia empresarial.

Primeiramente, serão abordados fatos da infância de Nash, até sua entrada na Universidade de Princeton. Sua vida amorosa também será abordada.

Fatos relevantes sobre a conturbada vida adulta de Nash serão abordados, como sua luta contra esquizofrenia, o seu livro biográfico não autorizado e seu filme autorizado que, no entanto, lhe rendeu diversos problemas com a mídia.

Após isso, haverá uma breve introdução á Teoria dos Jogos e o Equilíbrio de Nash, sendo exemplificado num dos exemplos de jogos corporativos mais famosos: o “Dilema dos Prisioneiros”.

Contudo, será possível perceber o matemático brilhante que foi John Forbes Nash Jr., que, apesar de suas lutas pessoais, foi capaz de revolucionar a forma como se enxergam as estratégias nas negociações, podendo ser aplicado não apenas no âmbito empresarial, mas também político e social.

2. JOHN FORBES NASH JUNIOR – BIOGRAFIA

De acordo com Somera (2012) John Forbes Nash Junior era um conhecido matemático, nascido no Estado da Virgínia (EUA), mais especificamente na cidade de Bluefild, em 13 de junho de 1928, que, tendo como pai um engenheiro elétrico, desde cedo teve seus interesses voltados às ciências exatas, começando com suas próprias experiências científicas já aos 12 anos e, aos 14, mostrando interesse na resolução de teoremas matemáticos. Segundo a autora, Nash ficou conhecido por suas contribuições para a Geometria Diferencial, para Equação de Derivadas Parciais e, principalmente, para a Teoria dos Jogos, nessa última com o Teorema de Nash.

Pavini (2015) afirma que o Teorema, que foi defendido em sua tese para pós-graduação na Universidade de Princeton, lhe rendeu um doutorado, na mesma Universidade, onde se formou aos 22 anos. O autor o descreve como gênio, por ter revolucionado a teoria econômica, estudando o comportamento humano durante negociações, e polêmico, pois acreditava receber mensagens de seres extraterrestres.

Segundo Vilar (2015), em 1957, Nash se casou pela primeira vez com Alicia Lardé, uma pesquisadora nascida em El Salvador, e após isso começou a sentir os sintomas da esquizofrenia, diagnosticada em 1959. O autor afirma que essa descoberta fez Nash passar longos períodos em hospitais, sendo submetido a tratamentos com eletrochoque, tendo por fim que fugir para a Europa, onde os sintomas apenas pioraram, pois o matemático ficou paranoico, acreditando em teorias de conspiração.

De acordo com o Portal da Revista Época (2015), por contas das crises de Nash, em 1963 ele e Alicia se divorciaram, o que não a impediu de continuar ajudando-o, quando, em 1970, Nash recebeu alta de seu tratamento e foi morar em sua casa. Os dois reataram o casamento em 2001.

Após grande contribuição para a Matemática e após se ver livre dos sintomas mais graves da esquizofrenia, John Nash formou-se em Economia, ganhando inclusive, em 1994 o Prêmio Nobel de Ciência Econômicas, tendo seus feitos reconhecidos pelo mundo através do filme “Uma Mente Brilhante”, de 2001. (SOMERA, 2013)

De acordo com o Portal da Revista Exame (2015) Nash e sua esposa Alicia Lardé faleceram em um acidente automobilístico em 23 de maio de 2015. Nash tinha 86 anos e Alicia, 82. De acordo com Pavini (2015), Nash e a esposa voltavam de Oslo (Noruega), onde participaram de uma cerimônia em que Nash recebeu de Harald V, rei da Noruega, um prêmio da Academia Norueguesa de Ciências e Letras.

2.1 Uma Mente Brilhante

Segundo Machado (2007) o filme “Uma Mente Brilhante” conta a trajetória de John Nash, com grande foco para a doença que o assolou em grande parte de sua vida, a esquizofrenia. O autor afirma que o filme retrata os primeiros anos de Nash na universidade, sua falta de tato com as garotas e as intrigas com colegas, em busca de uma teoria inovadora, que o tornaria reconhecido nacionalmente. Inspirado no livro homônimo de Sylvia Nasar, teve seu roteiro adaptado por Akiva Goldsman, foi dirigido por Ron Howard e contava, em seu elenco, com os atores Russell Crowe, Ed Harris, Jenifer Connelly  Paul Bettany.

Lopes (2015) afirma que a biografia feita por Sylvia, em 1998, não foi autorizada e, mesmo assim, recebeu um prêmio do National Book Critics Circle e chegou as finais do Prêmio Pulitzer.

O livro por outro lado, como afirma Vilar (2015), conseguiu a autorização de Nash e, de acordo com sua esposa, tem grande similaridade com sua vida. Ainda assim, segundo Mioto (2015), o grande sucesso do filme fez com que Nash passasse a ser questionado sobre várias questões polêmicas, deixando em segundo plano até mesmo o Prêmio Nobel, de 1994. Mioto afirma que Nash se sentia incomodado de ver que seus árduos estudos foram retratados no filme como insights momentâneos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com