TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho gestão de Recursos Humanos

Por:   •  16/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Gestão de Recursos Humanos

Gestão de Carreiras

Tamires Inácio


Índice

Índice        III

Índice de figuras        IV

Introdução        1

Objetivo        1

Desenvolvimento        2

1.        Fatores importantes para o desenvolvimento da carreira :        3

2.        Desenvolvimento carreiras        5

O desenvolvimento de carreiras permite :        5

O desenvolvimento de carrieiras permite ao colaborador :        5

O desenvolvimento de carreiras permite a organização :        6

3.        Implementação de um Sistemas de Gestão e Desenvolvimento de Carreiras        6

Benefícios na Implementação de um Sistemas de Gestão e Desenvolvimento de Carreiras        7

4.        Orientações de Carreiras        8

5.Movimentações de carreiras        8

Referências e Bibliografia        10

Conclusão        11


Índice de figuras

Figura 1        1

Figura 2        2

Figura 3        5

Figura 4        7

Figura 5        8

Figura 6        9

Figura 7        12

Figura 8        13


Introdução

Carreiras não são mais um sinonimo de cargo, no qual o individuo permanecia a vida toda conduzido pela organização . Porém, as empresas têm um importante papel no desenvolvimento dos seus profissionais e não podem abrir mão disto caso queiram reter os melhores talentos .

A gestão tem como principal função, a otimização do funcionamento das organizações através da resolução de tomar decisões que sejam racionais e fundamentais na colheita de informações que sejam consideradas de relevância e assim, contribuir para o desenvolvimento de uma organização.

Relativamente a gestão de carreiras, é um ato de estruturar um plano de crescimento profissional para os colaboradores de uma empresa . Isso proporciona uma oportunidade de crescimento muito valorizada pelos profissionais, o que, entre outras coisas, facilita a captação e a retenção de talentos .  

[pic 2]

Figura 1

Objetivo

A gestão de carreiras, refere-se a um conjunto de práticas que têm como objetivo a estruturação de um caminho para guiar a trajetória profissional de um individuo . Desta forma trata-se de algo que precisa ser pensado a longo prazo, focando não apenas ao cargo que ocupa no momento, mas também nas possibilidades de promoção.

O presente trabalho tem como objetivo principal fazer uma abordagem a gestão de carreiras,  que contribui de forma significativa para que os resultados dentro de uma empresa sejam alcançados com maestria.  

[pic 3]

Figura 2

Desenvolvimento

A gestão de carreira é a estruturação de um plano de desenvolvimento profissional para os colaboradores de uma empresa. Esta prática proporciona oportunidades de crescimento aos profissionais e  costuma ser bastante valorizada por eles, especialmente no momento em que buscam empresas onde gostariam de trabalhar ou dar preferência na escolha entre diferentes ofertas de vagas. Isto porque, hoje , além de um bom salário, os melhores profissionais costumam buscar também um ambiente de trabalho satisfatório, além de oportunidades de crescimento proporcionais pela empresa.

Para isso, a gestão de carreira envolve uma serie de práticas que visam a estruturação do processo da trajetória do profissional para prepará-lo para novas responsabilidades, cargos mais elevados . Por isso , a gestão de carreira precisa ser pensada a longo prazo, pois envolve todo o preparo e desenvolvimento do profissional.

Ao iniciar um planeamento de gestão de carreira, é preciso ter em conta o objetivo a ser atingido e, com ele definido de forma clara, é possível planear o caminho para alcançá-lo , o que facilita todo o processo para focar no desenvolvimento das competências necessárias do profissional : técnicas e comportamentais .

O planeamento de carreira exige que sejam proactivos e a antecipar os seus problemas e as suas oportunidades, isso faz com que estabeleçam e examinem seus objetivos de carreira . O planeamento e o desenvolvimento de carreira envolvem dois processos:

        -Planeamento de carreira (centrado no funcionário) e gerenciamento de carreira (centrado na organização).

- A gestão de carreira é parte integrante do planeamento de RH, mas o planeamento de RH e / ou a gestão de carreira não existem ou não estão integrados em algumas organizações.

O planeamento e o desenvolvimento de carreira devem ser vistos como um processo que alinham nos interesses e as habilidades dos funcionários com as necessidades da organização. Isso significa que as carreiras devem ser gerenciadas estrategicamente para que as habilidades exigidas pelos objetivos estratégicos de negócios da organização sejam compreendidas e uma força de trabalho com um perfil de habilidades correspondente seja desenvolvida. O planeamento e o desenvolvimento de carreira desempenham um papel importante para garantir que a organização tenha uma força de trabalho competitiva e experiente.

         Os Funcionários e organizações estão cada vez mais a prestar a devida atenção ao planeamento e desenvolvimento de carreira devido

- Os níveis educacionais e as aspirações dos funcionários estão cada vez mais a aumentar

- Os trabalhadores estão a fazer a transição de carreiras verticais para carreiras laterais

- As organizações têm um senso crescente de obrigação para com os funcionários

- Responsabilidade do funcionário cada funcionário

Cada funcionário deve se preocupar com seu próprio planeamento e desenvolvimento de sua carreira. Infelizmente, muitos funcionários ignoram essa responsabilidade, preferindo deixá-la para a organização. Ao adotar essa postura passiva, os funcionários abrem mão do controle de sua carreira, limitam sua empregabilidade futura e reduzem suas chances de atingir seus objetivos profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (903.2 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com