TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Recursos Humanos

Casos: Trabalho De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  6.292 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário Anhanguera

Administração de RH

PROFº. Luciene

São Paulo

2014

Centro Universitário Anhanguera

Andressa Vilaça RA 3786779984

Daiane C. da Cunha RA 3708632160

Juan Carlo Rocha Cunha RA 4200059947

Jose Ricardo RA 1299928896

Felipe de oliveira ferreira RA 3715665822

Julio César da silva RA 4200059968

São Paulo

Questões

1º) Qual a orientação básica da área de RH na HP?

A orientação básica do RH é transformar os membros de cada equipe em parcerias empresariais e tornar a unidade mais competitiva, tinha um nível de atuação com uma focalização global e estratégica do negócio criando uma melhor qualidade de trabalho.

2º) Como você avalia as metas específicas de RH na HP?

As metas definidas para o RH mostra como a HP está se ajustando as mudanças, criando uma melhor qualidade no trabalho e enfocando nos planos estratégicos da empresa.

3º) Como você avalia os quatro papéis de RH na HP?

O RH vem desempenhando papéis cada vez mais múltiplos e complexos, com papéis operacionais e ao mesmo tempo estratégico. As definições dos quatro papéis de RH deram aos profissionais da area um claro sentido do proposito e uma definição do valor a acrescentara empresa.

4º) Qual deles você considera o mais importante?

Todos os papéis são inovadores e importantes, mas o foco nas pessoas tornando-as parceiros e incentivando o seu envolvimento é bastante interessante, promove o envolvimento dos funcionários, facilita, dimensiona e melhora a qualidade da administração e do trabalho em equipe.

5º) Como você visualiza o RH da HP?

O RH da HP está se ajustando rapidamente aos novos tempos, proporcionando um aumento de valor com uma estratégia global e de negocio. Uma empresa inovadora, competitiva e com qualidade de vida.

6º) Qual o papel das pessoas na HP?

As pessoas são consideradas parceiras da HP, cumprem metas e alcançam resultados, tornando a empresa mais competitiva no mercado.

EXERCÍCIOS.

1) Quais as características organizacionais da era da administração clássica? Como era a administração de pessoas nesta época?

A Era clássica da Industrialização que ocorreu no período de 1900 á 1950, teve um papel importante para a era administrativa clássica e representou o período da industrialização brasileira que por sua vez foi nomeado de “Revolução Industrial”. No decorrer deste período as suas principais características foram:

* Empresas extremamente burocrática;

* Ênfase em departamentalização funcional;

* Criação da pirâmide organizacional;

* Centralização das decisões no topo da hierarquia;

* Empregos com estabilidade, poucas mudanças e previsibilidade

Os departamentos de relações industriais se restringem a atividades operacionais e burocráticas, recebendo instruções da cúpula como proceder. As pessoas são consideradas meras fornecedoras de esforço físico e muscular predominando o conceito de mão de obra.

2 ) Quais as características organizacionais da era da administração neoclássica? Como era a administração de pessoas nesta época?

Na era da industrialização neoclássica surge o departamento de RH. Além das tarefas operacionais e burocráticas esse departamento passa a cuidar do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho. As pessoas eram tratadas de forma centralizadas, os empregados não davam opinião, apenas executavam as tarefas destinadas.

Suas principais características foram:

* Desenvolvimento industrial;

* Aumento da mudança;

* Fim da previsibilidade;

* Inovação;

* Estrutura matricial facilitando a descentralização

3. Quais as características organizacionais da Era da Informação? E como esta sendo feita a administração das pessoas nesta época?

As atividades táticas são delegadas aos gestores de pessoas. O RH passa a assumir atividades estratégicas de orientação global, visando o futuro da administração e seus membros. Os funcionários passam a ser considerados parceiros das organizações que tomam decisões a respeito de suas atividades, cumprem metas e alcançam objetivos.

O grande Desafio dessa era é o desenvolvimento da produtividade do conhecimento. Na era da informação o emprego passou a migrar do setor industrial para o setor de serviços, o trabalho manual substituído pelo trabalho mental, indicando o caminho para uma era da pós-industrialização baseada no conhecimento e no setor terciário.

Essa é a era do grande crescimento da importância de políticas voltadas para o colaborador, para a produtividade, o desemprego também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com