TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Recursos Humanos

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 5

A empresa

Frigorífico é uma empresa, onde seu objeto principal é a venda de carne suína. A empresa possui um sítio onde os porquinhos são criados para o abate, muitos vendidos inteiro e muitos cortados para a venda de pedaços separados.

A empresa é uma distribuidora, então suas vendas são somente em quantidade altas, não atendendo diretamente o consumidor final, mas sim os donos de supermercados, mercearias, planejadores de eventos, etc.

 Prática do RH[pic 1]

A seleção de funcionários para esse tipo de trabalho, é um pouco complicada, já que o colaborador que for trabalhar com a mesma, precisa ter conhecimento na área. Então a empresa conta com o apoio da gestora de RH, para que ela faça a seleção de currículos e após todos serem lidos e separados de acordo com a experiência do candidato, os escolhidos são chamados à empresa a fim de ser feita à entrevista de triagem, para que o candidato fale a respeito de suas experiências passadas para que a mesma possa analisar se o que está escrito no currículo é mesmo verdadeiro e se o mesmo tem as qualificações necessárias para o cargo.

Assim que a gestora verificar a veracidade das informações passadas, ela então recrutará os que mais se encaixaram no perfil do cargo para que inicie o teste na empresa, colocando a ‘mão na obra’. O teste na empresa é feito pelo tempo do contrato de experiência, que é fechado em 45 dias e se for necessário prolongado para mais 45 dias, assim o candidato tendo se saído bem, ficará com a vaga e a seleção termina, do contrario o processo continua até que se encontre alguém que consiga fazer o serviço.

O RH da empresa é composto pela gestora e por mais uma auxiliar onde a mesma auxilia no processo de organização do relógio de ponto dos funcionários, e os vales que eles possam ter pegado durante o mês. Todas as informações são separadas e elencados em uma tabela de excel, assim feito essa tabela, será mandada ao escritório de contabilidade da empresa para que ele enfim faça todas as declarações necessárias, como sefip, rais, etc, e as folhas de pagamento mensais.

 Descrição de cargos[pic 2]

A remuneração no Frigorífico é feita conforme manda a convenção sindical, com os ajustes necessários anuais, ela também é feita com base na descrição de cargos, já que o mesmo nos mostra quais funções os colaboradores terão que exercer.

A descrição de cargos é o detalhamento do cargo, onde mostra todas as funções que o colaborador é responsável, mostra onde, como, quando e por que ele irá exercer suas funções, e por isso essa ferramenta é muito usada na empresa, e de extrema importância, pois, o escritório funciona em Franca, mas o funcionário, na grande maioria deles, vão trabalhar no sítio de Cristais Paulista, e como a gestora não tem esse contato com o local de trabalho, é em cima das descrições de cargo que ela se baseia para a contratação dos colaboradores da empresa.

Essa descrição é feita pelo gerente do sítio que elenca para a gestora quais as funções que ele precisa que o funcionário esteve apto a exercer.

 Segurança do trabalho[pic 3]

A segurança do trabalho trata principalmente de zelar pela a integridade física do funcionário. Essa segurança é feita através de avaliações e controle de riscos, ou seja, uma prevenção contra acidentes.

No Frigorifico há muitas facas, máquinas que são um risco muito grande para o colaborador, pois, trata-se de máquinas com laminas próprias para o corte de osso, podendo assim em uma infeliz fatalidade ocasionar uma morte ou amputação de membros. Por conta disso, a segurança no trabalho é uma parte na empresa muito bem vigiada e rígida com as regras. Todos os funcionários são obrigados a usarem os equipamentos de proteção individual, o famoso EPI, fornecido pela empresa e tomarem todos os cuidados necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (449.3 Kb)   docx (362.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com