TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho introducao a administração

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.298 Palavras (10 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃo

O presente trabalho, busca articular as ideias do artigo científico “Da rotina á flexibilidade:análise das características do fordismo fora da indústria”, com as disciplinas estudadas ao longo do primeiro semestre do curso de Administração Bacharelado. São elas: Fundamentos e Teoria Organizacional;Comportamento Organizacional;Homem,cultura e Sociedade e Comunicação e Linguagem. Bem como, destacar que cada uma dessas disciplinas tem seu grau de importância e estão todas articuladas entre si, e possuem diversos aspectos que as fazem refletir temas muitos importantes do cotidiano da administração no mundo corporativo.

Os objetivos desse Trabalho e mostrar que as disciplinas estudadas nesse semestre abarcam os fundamentos introdutórios da Adminstração. Pois como o próprio artigo científico demonstra, e preciso conhecer as características e teorias da Administração para fazer parâmentros e tentar entender como ao longo do tempo ocorre as transformações.

No caso do artigo científico ,as características do “fordismo informal” presentes na sociedade atual- ,mas agora nas atividades informais e no setor de Serviços. Ou seja , uma teoria que veio do setor industrial,mas que ao se modelar por causa das transformações econômicas e flexibilidade das relações trabalhistas , aplica-se atualmente, é só observar o cotidiano em nossa volta, para podermos perceber características do “Fordismo Informal” presentes.

Por fim , destacar ao longo das respostas as perguntas feitas a cada discipli na ,que cada uma ao seu modo estão em constantes processos de evolução.Por isso , faz-se necessário entender como se deram as Teorias Organizacionais o surgimento do pensamento Administrativo com a escola clássica, o Comportamento Organizacional dos indivíduos e das Organizações principalmente o enfoque na relação entre Homem e trabalho e suas diversas transformações.

Entender também, a questão do Homem,Cultura e a Sociedade, a formação do pensamento ocidental a ideologia em Marx e suas importâncias em relação ao trabalho,cultura e ideologia.E por fim ,observar como as Tecnologias da informação vem modificando a Comunicação e a Linguagem ,principalmente, a empresarial nesse mundo corporativo tão competitivo.

DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional

2.1.1 Discorra sobre os três princípios de Ford, como cada um pode ser observado nas organizações modernas.

Os princípios de Ford são o da Intensificação, da economicidade e o princípio da produtividade. O princípio da Intensificação foi caracterizado por buscar um aumento intenso da produção, fazendo com que a materia-prima chegasse mais rápido na fábrica ,e isso aliado aos equipamentos que ficavam mais perto dos trabalhadores que montavam ,faria com que o produto fosse colocado em menos tempo no mercado de consumo.

Já o príncipio da Economicidade buscava esgotar todo o estoque de matéria-prima disponível na produção em massa , e vender o produto antes mesmo que ele fosse fabricado,assim teria recursos financeiros para as despesas da empresa antes mesmo que o produto fosse ao consumo.

E por fim, temos o Príncipio da Produtividade ,que era voltado mais para a busca de atingir uma maior produção em massa, no sentido de controlar melhor as tarefas realizadas pelo operário para poder existir o maior desempenho possível.Com isso, padronizaram os equipamentos e os movimentos feitos na linha de montagem pelos operários, para que esse indíviduo não perde-se tempo com movimentos considerados “desnecessários “.

Podemos destacar que na atualidade, esses princípios de Ford continuam a existir, pelo menos suas características, como disse o próprio autor do artigo ciêntifico -alexandre Barbosa fraga. O que mais se busca dentro de empresas ,corporações, atuais e produzir mais em menos tempo,gastando menos e ganhando mais.

Podemos observar inúmeros exemplos:como as redes de Fast-foods ,Hipermercados, constroem lojas gigantes para poder atender o máximo de setores e clientes possíveis ao mesmo tempo. Muitas dessas redes de lojas além de venderem os produtos principais ,como exemplo Hipermercado, vendem de tudo um pouco,vendem:roupas, acessórios,móveis,produtos eletroeletrônicos.Tudo isso, com o objetivo de atrair os consumidores , fazendo com que os mesmos não tenham que ir em vários lugares diferentes para realizar as compras de artigos diversos.

2.1.2 Apresente um outro exemplo de trabalho informal, em que pode ser aplicada a mesma ideia do “fordismo informal” explorado no artigo, justifique e argumente.

São muitos tipos de empregos informais que usam essas idéias e características do chamado “Fordismo informal”, podemos citar exemplos: Ambulantes,camelôs,feirantes,diaristas,pedreiros que trabalham por dia de produção etc.

As pessoas que trabalham dessa forma tida como “ informal” são as que mais necessitam dos princípios de Ford o “fordismo informal”em seu dia a dia, porque se não venderem ou produzirem não ganham nada. Também se forem lentos vão ganhar pouco, e se investirem muitos recursos na matéria-prima ,correm o risco de não sobrar para custear a própria sobrevivência. O objetivo de profissões como estas citadas ,e não perder tempo ,buscar aumentar as vendas , aperfeiçoar na produção. Como um pedreiro que antes levavá certo tempo para assentar um metro de cerâmica, após melhor seu ritmo de trabalho consegue faze-ló agora em menos tempo.

2.2 Comportamento Organizacional

2.2.1 Faça uma análise da relação do homem com o trabalho nos tempos atuais, levando em consideração os fatores humanos: desejos, expectativas, necessidades, satisfação x sofrimento.

O Homem trabalha buscando algo em troca,dinheiro,para fazer as coisas que ele pretende realizar, nos diversos segmentos de sua vida ,seja particular,familiar etc.O trabalho formal,”Proteção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com