TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho - Introdução a Macroeconomia

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de São Paulo - USP

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

Introdução à Macroeconomia

Exercícios

Professor Reynaldo Fernandes

  1. O Produto Interno Bruto (PIB) é o valor total de mercado de toda a produção doméstica para consumo final durante um determinado período de tempo. Ele é freqüentemente utilizado para comparar o nível de bem-estar entre diferentes países/regiões ou para avaliar o progresso de bem-estar de um país/região ao longo do tempo. Quais as principais objeções que você faria a essas utilizações do PIB?

As utilizações do PIB para medir o nível de bem-estar e o progresso de bem-estar ao longo do tempo não incluem alguns fatores que aumentam o bem-estar do indivíduo ou da economia, tais como lazer, meio ambiente e atividades fora do mercado de trabalho (voluntariado, cuidar dos filhos, etc.) e não leva em consideração a desigualdade de renda entre a população.

  1. O deflator implícito do PIB é um índice que mede o nível de preços corrente relativamente ao nível de preços de um ano base. Qual é sua principal função? Qual é a principal diferença entre o deflator implícito do PIB e o índice de custo de vida (ICV)?

A principal função do deflator implícito do PIB é medir o nível de preços corrente relativamente ao nível de preços de um ano base. Ou seja, calcula o aumento/redução de preços posteriores em relação ao ano base (quanto o aumento do PIB nominal se deve à inflação.

A principal diferença entre o deflator implícito do PIB e o ICV é que o segundo define uma cesta de bens e serviços para se basear, de acordo com os mais importantes para o indivíduo típico e calcula a variação dos preços em relação a um ano base, incluindo bens importados, enquanto o primeiro mede a variação dos preços em geral, de todos os bens e serviços produzidos apenas dentro do país, excluindo importações.

  1. Uma vez que o capital físico possui retornos decrescentes, alguns economistas do passado previram que as economias tendiam à estagnação. Chegaria um momento que o retorno do investimento seria tão baixo que não valeria à pena realizá-lo. A história desmentiu a previsão desses economistas. Em sua opinião, onde foi que eles erraram?

Os economistas erraram a previsão dos retornos decrescentes ao afirmarem que, depois de um certo ponto, não valeria a pena realizar investimentos. Isso porque eles não consideraram a influência da produtividade e tecnologia.

  1. Se a mão de obra é um dos principais insumos de produção, você apoiaria uma política de expansão da fecundidade para, no futuro, aumentar a mão de obra do país e, como conseqüência, aumentar o padrão de vida das pessoas?

Não. O que determina o padrão de vida das pessoas é a produtividade do país. Produtividade se refere à quantidade de bens e serviços que um trabalhador pode produzir a cada hora de trabalho.

A produtividade é determinada de acordo com:

- Capital Físico (estoque de equipamentos e estruturas usado para produzir bens e serviços);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com