TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do Trabalho - Introdução "Os riscos do progresso"

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Os riscos do progresso

Desde a Revolução Industrial temos a essência da produtividade presente em todos os negócios, dos mais diferentes setores. Esse foco no crescimento e lucro está ainda mais forte no setor industrial, onde percebe-se o “desespero” em produzir mais gastando menos. E devido a essa política, muitas vezes valores até mais importantes são menosprezados, como a vida. Acompanhando a trajetória do amianto, mineral muito utilizado na indústria civil e têxtil no pós Revolução Industrial, é possível notar como o lucro ainda está acima da vida, para muitos.

Documentários e artigos mostram como o amianto surgiu como o “mineral mágico”, capaz de suportar altas temperaturas, além da sua maleabilidade que permitia sua aplicação de várias maneiras. Com isso eram muitas as indústrias que utilizavam esse mineral como matéria-prima, e também eram muitas as pessoas que trabalhavam nestas indústrias. E ao longo do tempo o número de mortes causadas pela inalação do pó de amianto se tornou cada vez maior, pois este composto quando inalado causa um tipo de câncer pulmonar diferente do causado pelo tabagismo, por exemplo. Após esta triste descoberta iniciou uma “batalha” entre órgãos governamentais e indústrias, o governo em prol do trabalhador e as indústrias em prol delas mesmas.

Em casos como estes é visível a importância da criação, manutenção e fiscalização de meios que zelam pela segurança e saúde do trabalhador. Os programas de SST são fundamentais para modificar a atual situação de acidentes e doenças vinculadas ao trabalho. Depois de inúmeros casos de trabalhadores de minas e fábricas de amianto morrerem por insuficiência respiratória e câncer pulmonar após exposição a este mineral, e com testes realizados por pesquisadores de várias partes do mundo que comprovaram a carcinogenicidade do amianto, foi que órgãos públicos e sindicatos começaram a reivindicar seus direitos, como ressarcimentos pelos danos causados e principalmente melhores condições de trabalho.

Após anos de luta judicial, o bom senso já começou a prevalecer em alguns países como Canadá e Inglaterra, onde o uso de amianto nas indústrias foi banido, e até foi decretado a substituição deste material já presente em casas e prédios por outro semelhante e não tóxico. Mas ainda há muito que fazer para acabarmos com as mortes por amianto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com