TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Introdução à Ciência Política

Por:   •  14/5/2016  •  Ensaio  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho Introdução à Ciência Política.

Este trabalho tem como objetivo retirar do texto “Violência, injustiça e linguagem” de Marilena Chaiuí, o conceito de justiça, a crítica os sofistas e o papel da Paidéia no interior da democracia ateniense.

Sócrates entendia que “o homem é um ser racional e que, graças à razão, pode ser justo e praticar a virtude”, portanto a justiça para ele tinha relação com a razão, a virtude, a verdade. Justiça era, em sua opinião, algo mais valioso que ouro, portanto era necessário sempre colocá-la às claras. Para Platão o combate a violência de a Justiça começa pelo combate a mentira. Somos injustos quando não nos aprofundamos na razão. De outro lado os sofistas definem justiça como a “conveniência do mais forte”, e trazem o argumento que a “Natureza mostra que a justiça esta do lado dos mais fortes, e quem pode mais quem pode menos”. Portanto o sofista define justiça como um “ato de violência que deixaria de ser violento simplesmente por ser natural (o poder do mais forte)”, portanto no núcleo sofista como alerta Platão tem a injustiça, a violência e ignorância e a retórica.

A crítica aos sofistas, esta na venda do conhecimento, a arte da oratória, sem que o mesmo seja a verdade, justo, mas que parece justo a quem esta ouvindo. Nesta questão, Platão compara os sofistas a cozinheiros, um quer adular os ouvidos com palavras sem que realmente seja o que é e o outro agrada ao estomago, ao apetite. Assim os dois, não estão preocupados com a verdade ou a saúde de que consome, portanto para Platão a retórica não é uma arte, técnica ou ciência, mas uma destreza ligada ao prazer. Sócrates e Platão vão afirmar que a retórica é um veneno mortal para a alma, nos afasta da verdade e da justiça. Assim para eles a verdade é expressar aquilo que e o que ele é, pois a verdade é uma, a mesma para todos.

A paidéia (educação) no interior da democracia ateniense se realiza dentro deste debate, sendo que os sofistas vendendo seu conhecimento – dentro da suas limitações já criticadas – e seduzindo os jovens com a retórica, e por outro lado a busca do conhecimento na linha de pensamento de Sócrates. Estes embates são desenvolvidos em Atenas, e esta interessa particularmente a Platão, “em sua luta contra a antiga paidéia dos poetas e legisladores e contra a métis e a retórica da nova da ideia dos sofistas”.

Portanto, é valido afirmar, que o texto tem certa complexidade e, portanto acredito que haja imprecisões neste trabalho, mas que com certeza, com o decorrer das aulas e das explicações docente, será corrigido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com