TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho macro e micro economia

Por:   •  4/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 6

UNOPAR

ANDERSON DA SILVA FELIPE

ANÁLISE DO MERCADO JB

CUBATÃO-SP

2017

UNOPAR

Análise do Mercado JB

 

Anderson da silva Felipe

28/01/2017


Introducão

Considerado uma atividade de venda de produtos ou serviços para o consumidor final, o atacado pode ser visto como um ponto chave dentro da cadeia de suprimentos, embora não se faça tão visível para o consumidor. Com o intuito de melhorar a competitividade no mercado, as empresas têm buscado cada vez mais alternativas para diminuir custos e aumentar o nível de serviço ao cliente. O departamento de compras alinhado ao gerenciamento de estoque no atacado agrega valor a qualquer organização de forma estratégica. Para que o departamento atue de forma eficiente o uso de políticas de estoques elaboradas de acordo com as necessidades da empresa orientam os administradores de materiais a planejar o suprimento dentro da organização, auxiliam na seleção de fornecedores, ou seja, oferecem parâmetros para o para a gestão do departamento . Além disso, aplicação de análises feitas por métodos quantitativos como estoque máximo e estoque de segurança, se mostram eficientes para o gerenciamento do estoque. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo de caso de um Mercado que pretende estabelecer critérios para a seleção de seus fornecedores e parceiros aliados aos métodos quantitativos que serão aplicados para auxiliar no controle realizado atualmente em seu estabelecimento comercial.

Microeconomia e Macroeconomia

O Mine Mercado em questão JB trabalha com produtos alimentícios, higiene pessoal e limpeza.

A faixa etária de renda dos clientes que freqüentam o local varia entre um e dois salários mínimos; são de ambos os sexos; o grau de escolaridade é de ensino médio á superior; casados e solteiros; com filhos e sem filhos; sua freqüência ao estabelecimento é de uma a duas vezes por semana; gastam em média entre dez minutos e meia e hora para realizar sua compra; o valor gasto a cada visita varia entre quarenta reais e oitenta reais; suas formas de pagamento varea entre débito, crédito ou dinheiro  

O cliente tem como preferência os produtos alimentícios que são: arroz, carnes, leite e pães. Quando ocorre aumento no valor dos produtos os clientes pesquisam entre as outras marcas para ver qual é a mais acessível.

É feito regularmente uma revisão sobre seus preços. A cada trimestre é realizado um levantamento de vendas do mercado, a partir dos resultados é decidido se haverá aumento ou redução nos preços. A cada decisão de aumento é considerado o lucro obtido e a freqüência em que os clientes visitam o estabelecimento, porque se eles não voltam e suas visitas para fazer compras diminuem é por que estão indo a outro local onde o preço esta mais acessível.

A inflação interfere diretamente nos preços, pois se há inflação haverá aumento nos preços do estabelecimento e havendo aumento cai o movimento de circulação dos clientes no local.

As formas de pagamento utilizadas para pagar seus fornecedores e feita através de boletos e cheques. Antes de ser feito os pedidos e feito uma comparação de preços entres seus fornecedores, aquele que tiver seu menor preço e levando em conta a qualidade dos produtos será o escolhido para ser realizar o pedido.

A concorrência esta presente em todos os lados, entre mercados, padarias e açougues que costumam fazer o uso de promoções, porque é um modo de chamar a clientela para seu estabelecimento.

Metodos Quantitativos

Atualmente a empresa faz uso de uma sistemática de compras, que leva em conta a demanda apurada dentro da periodicidade de compras definida pela curva ABC, prazos de entrega dos fornecedores, margem de segurança e um controle financeiro que mantenha o equilíbrio entre o setor de vendas, compras e estoque. Para a execução do mesmo foi estabelecido uma frequência de compras sendo: semanais para produtos de classificados como A; quinzenais para produtos da classe B e mensal para os demais.

Qfix = . VMT . * (PC + PE + MS) + PERCA

               DV

Através desta fórmula são levas em consideração:  

VMT - Venda média do trimestre

 DV – Dias de vendas

 PC – Período de compras

PE – Prazo de entrega

 MS – Margem de Segurança

 Perca – quantidade de itens que não foram vendidos devido à falta do produto. Apresentadas as ferramentas que a organização em estudo utiliza, foram propostos outros métodos quantitativos que podem ser utilizados para controle do estoque permanecendo como base para estudo o mesmo item ilustrado no exemplo anterior. Este produto foi escolhido devido à demanda deste produto, pelo fato de ser um produto térmico o volume de venda tende a ser maior nos meses próximos ao período de inverno e em alguns anos como o de 2016, no período de verão também. A XYZ tem como característica firmar alianças estratégicas com a indústria produtora deste item para obter o mesmo a um preço mais baixo possibilitando à distribuidora fechar promoções junto com o próprio fabricante estabelecendo algumas regras que devem ser cumpridas com relação ao tempo de resuprimento, quantidade de itens, dentre outros de acordo com o planejamento de compras. O primeiro passo foi o levantamento de dados relevantes ao estoque deste produto, a tabela 2 demonstra a quantidade de itens consumidos no período de janeiro a outubro de 2016 deste item

Período 2016          Jan    Fev    Mar    Abr    Mai    Jun    Jul    Ago   Set    Out    Nov

 Consumo                313    370    250     343    223   474   460   507    304   290     300

A análise da tabela demonstra que há muitas oscilações durante o ano no volume de vendas do item, sendo os maiores períodos os que se aproxima a época de inverno, nos meses de junho, julho e agosto, sendo que o valor máximo de compras ocorreu no mês de agosto de 507 unidades; nos demais meses a quantidade de vendas foi menor, sendo o menor valor de vendas no ano de 290 unidades, mas não deixou de ter saída; de acordo com estes dados verifica-se também que o consumo médio de compras foi de aproximadamente 322 unidades, com um desvio padrão de 93,42 unidades de acordo com os cálculos estatísticos apresentados na tabela 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com