TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho referencias financeiro

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de Aula

Dados de identificação:

           

Escola: Emeb Professor Antônio Gonçalves

Professora: Ana Paula

Disciplina: Língua Portuguesa

Turma: 1 ano

Período: Manha

Data: 20/04/2016

Duração: 100 minutos

TEMA: Conto do Nosso Folclore

Objetivos:

. Tornar o aluno habilitado para ler, compreender e interpretar orais e escritos;

. Identificar as partes principais que compõem um texto narrativo (começo, meio e fim);

. Levar o aluno a reconhecer que o desenho e um texto não-verbal que pode auxiliar na leitura e produção de um texto escrito;

. Reforçar a associação de letras e fonemas (as vogais);

 . Promover a socialização por meio do trabalho em grupo e ampliar os conhecimentos culturais.

Conteúdo: Leitura e compreensão de texto da narrativa oral; a estrutura de uma narrativa; produção de texto não –verbal, as vogais (associar fonema).

Metodologia:

1. Momento:  Apresentar o livro para a turma, explorando a capa e as informações que traz, como o nome da autor e da editora. Levantar qual o conhecimento que os aluno tem sobre o folclore e quais são suas características.

2. Momento: Comente que a autora traduziu o título original: Heaven  party e ilustrou o livro a festa no céu; um conto do nosso folclore.

3. Momento :Então convide a turma a ouvir a história da festa no céu, leia o livro, mostrando as ilustrações, à medida que vai contando converse com os alunos sobre a história e pergunte se já conheciam o conto e que está em outra versão, e quais são os personagens.

4 . Momento: Dividir os grupos de 4 a 5 pessoas, cada grupo recebe uma cartolina e devera coletivamente desenhar o mapa da história e os personagens considerando a trajetória da história considerando o conto desde o começo, incentivar os alunos a escreverem o nome dos personagens, o mapa deve ser ilustrado com elementos da história.

5. Momento: Trabalhar com partes que estruturam a narrativa; perguntar como era o começo da estória? Construir com os alunos conceitos e começo, meio e fim.

6. Momento: Pedir que os alunos recontem a história oralmente, enquanto o professor escreve a história na lousa de forma resumida. Os alunos vão copiar a estória no caderno. Em seguida fara uma leitura coletiva.

7. Momento Atividade epiliguisticas: retomar os nomes dos animais citados na estória. Escreve-lo na lousa faltando as vogais, pronuncie as palavras, acompanhando com o dedo perguntar para os alunos se ele percebem quais letras estão faltando, complete os espaços, à medida que eles forem dizendo a letra certa, leve os a refletir em que algumas palavras a letra e^ pronuncia fechada, em outras e aberta. Para maior percepção pode se utilizar os nomes dos alunos como exemplos para essa identificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com