TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho voluntário na administração

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.039 Palavras (13 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 13

TRABALHO VOLUNTÁRIO REALIZADO NO ASILO “SÃO VICENTE DE PAULA” EM ANGRA DOS REIS

Ana Carolina Manges

Magda Cristyan

Rafael Lima

Thamara Braz

RESUMO

         O presente trabalho visa apresentar os resultados obtidos com um trabalho voluntário executado por alunos da Uniabeu Centro Universitário em um asilo da cidade de Angra dos Reis, chamado “São Vicente de Paula”, onde foram executadas diversas atividades visando proporcionar algumas horas de lazer e entretenimento para as pessoas que lá se encontram, levando um pouco de carinho e atenção a essas pessoas, que, infelizmente, encontram-se tão excluídas de nossa sociedade e afastadas do convívio familiar.

  1. INTRODUÇÃO:

O trabalho voluntário caracteriza-se como uma forma de caridade e troca de benefícios mútuos, uma vez que beneficia a instituição escolhida, mediante a realização do trabalho em si (o qual, na maior parte das vezes, não seria realizado se a instituição tivesse que pagar por esse serviço), e beneficia também o ser humano que o executa, em questões como: sentimento de solidariedade, afeto, doação, satisfação própria, humanização e bem-estar social.

Nossa sociedade se desenvolve continuamente, porém, infelizmente, na maioria das vezes, esse desenvolvimento ocorre mediante a valorização do lado material em detrimento do social, evidenciada em situações como, por exemplo, o descaso com as pessoas da terceira idade, tanto pelos governantes, quanto pela sociedade e, até mesmo, pelos seus familiares.

Essas pessoas simplesmente se esquecem de que os idosos já deram (e ainda dão) a sua contribuição para a formação de nossa sociedade, mas que, hoje, não geram o tão esperado lucro, e por isso acabam não sendo valorizados, e nem respeitados. E é nesse quesito que a ação de voluntários se torna essencial na tarefa de resgatar a autoestima desse importante segmento de nossa sociedade, disponibilizando a atenção e o carinho que eles tanto necessitam, resgatando seus sentimentos de cidadania e de dignidade, reconhecendo o ser humano que eles são.

  1. PLANEJAMENTO:

  1. OBJETIVOS:

Promover um evento voluntário no Asilo São Vicente de Paula com o intuito de proporcionar aos idosos momentos de descontração e integração, fatores que elevam a qualidade de vida dessas pessoas institucionalizadas, através da atenção, carinho e resgate social.

     2.1.2 OBJETIVOS SECUNDÁRIOS:

  • Organizar um bingo entre os idosos (8 rodadas);
  • Organizar uma campanha de incentivo entre os colaboradores da empresa escolhida, para que eles possam participar da atividade através de doações de itens para compor os kits que servirão como prendas para o bingo e doações para o restante da instituição.
  • Ter a presença de um fisioterapeuta voluntário ensinando-os exercícios para evitar dores musculares;
  • Confraternização entre os voluntários e idosos com música ao vivo.
  1. PROGRAMAÇÃO:

14:00 – 14:30: Horário para os integrantes do grupo chegarem ao local junto com seus convidados e colaboradores voluntários da empresa escolhida. Este intervalo, também é destinado para o grupo reunir os idosos na sala de eventos da instituição e alocá-los em seus devidos lugares para o fisioterapeuta começar seu trabalho voluntário.

14:30 – 15:30: O fisioterapeuta ensinará aos idosos como evitar dores musculares através de exercícios simples de acordo com a capacidade de cada um. Todas as pessoas presentes no local deverão participar da atividade e auxiliar aos que precisam.

15:30 – 16:30: Realização do bingo envolvendo os idosos ativos. Nesta hora, alguns voluntários irão auxiliar no andamento da atividade acompanhando os idosos ativos e outros irão participar no intuito de ganhar a prenda para os que, por algum motivo, não possam estar presentes no local da brincadeira.

16:30 – 17:20: Confraternização entre os idosos e os voluntário convidados ao som de música ao vivo. Neste momento, serão entregues os kits arrecadados através de doações da empresa envolvida e de diversas pessoas que quiseram ajudar para os que não ganharam no bingo e para o restante da instituição. Momentos imprescindíveis para fotos, entrevistas com voluntários e solidariedade com os que não puderam participar. No final, nos despedimos e desejamos a todos um bom final de semana.

  1. ORGANIZAÇÃO:
  1. DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADE:
  • Magda Cristyan: Responsável pela pesquisa pré-atividade e pós-atividade na empresa escolhida e narração do bingo no dia do evento.
  • Thamara Braz: Responsável por entrar em contato com algum fisioterapeuta que prestasse serviço voluntário e por algum músico que pudesse estar no local como voluntariado.
  • Rafael Lima: Responsável por entrar em contato com o asilo e agendar dia e horário para realização de nosso projeto e captar fotografias.
  • Caroline Manges: Responsável por organizar as prendas, os itens para o bingo e a lista de voluntários e captar gravações de vídeos.

Obs.: Todos foram ao local duas semanas antes para se familiarizarem das necessidades da instituição filantrópica. Também conseguimos observar qual seria a melhor atividade realizada no dia do evento, na qual foi um bingo. Nós pudemos perceber que eles também gostavam de músicas, carinho e atenção dos visitantes.

  1. ETAPAS DO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO:

Definimos que nosso trabalho seria realizado no asilo “São Vicente de Paula”, na cidade de Angra dos Reis, localizado no Centro da cidade. Com o local escolhido, passamos a combinar a realização do evento junto com o responsável pelo lar, Sr Advarange Moura, inicialmente via telefone. Após combinado com o responsável, no dia 01 de novembro foi realizado a primeira visita do grupo ao local, como forma de conhecer o ambiente, explicar o motivo de nossa visita, obter uma maior aproximação com as pessoas e explorar que tipos de atividades poderiam ser desenvolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (531.5 Kb)   docx (983.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com