TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte

Por:   •  9/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

                                                           RESUMO

Novaes, Antônio  Galvão, 1935-

Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição /

Antônio Galvão Novaes – Rio de Janeiro: Elsevier, 2007

FABIO CAMPOS DA SILVA

CAMPUS NILTON LINS- JAPIIM

LOG- 012

                                         A HISTORIA DA LOGÍSTICA

A origem da palavra ‘’logística’’ , vem do grego e significa calculo e raciocínio no sentido matemático.

Por causa das guerras e das necessidades de transporta alimentos e de sustentar seus soldados nos campos de batalhas, foi que a logística intimamente se ligou ao progresso das atividades militares .Isso se deu em 481 a.C , com a expedição do Imperador da Percia ‘’XERXES’’, quando ia de encontro com os gregos .XERXES, foi uma das grandes lendas na logística e inspirou grandes lideres, como JULIO CESAR E NAPOLEAO, foi um grande marco na historia e evolução da logística, que ate hoje insira as grandes empresas .

Foi através da logística que ALEXANDRE O GRANDE, foi capaz de superar e vencer os exércitos inimigos e expandir seu reinado .Mais seu sucesso não foi um acidente, e sim graças aos fatores como: Inclusão da logística em seu planejamento estratégico ; Detalhar o conhecimento dos exércitos inimigos, dos terrenos de combates e dos períodos de fortes intempéries ; Inovadora incorporação de novas tecnologias de armamentos ; Desenvolvimento de alianças . Através desses   fatores como ponto central de controle do sistema logístico incorporado ao plano estratégico para seus militares especialmente treinados , como engenheiros e contramestres , além das cavalarias e infantarias bem armadas. Com isso o exercito de ALEXANDRE O GRANDE , derrotou os perças e gregos com mais de 40.000 homens, perdendo apenas 110 soldados. Devido a esse sucesso , a grande  maioria das cidades se renderão  ao exercito macedônio sem a necessidade do derramamento de sangue. Assim , ALEXANDRE O GRANDE,  o mais móvel e mas rápido exercito  da época .

Já em 1836 baseados em suas experiências  vividas em campanhas de guerras , JAMINI escreveu , o ‘’SUMARIO DA ARTE DA GUERRA’’ dividido em 5 partes : ESTRATEGIA , GRANDES TATICAS , LOGISTICA, ENGENHARIA E TATICAS MENORES , e assim definindo LOGISTICA  como A ARTE DE MOVIMENTAR EXERCITOS .

A logística não se limitou em apenas ao mecanismo de transporte , mais também ao suporte , preparativos administrativos , reconhecimento e inteligência envolvidas na movimentação  e sustentação das forças militares.

Após os anos 50, ate os anos 70 , e que , realmente se percebe um desenvolvimento representativo em relação as teorias e praticas logísticas , as empresas  começarão a mudar seu foco na venda e compra para a distribuição física . Com isso  as mesmas desenvolverão a filosofia econômica  de um melhor gestão dos suprimentos, em vez de estimulo de demanda . O controle de custo , produtividade , controle de qualidade , com isso os custos de transportes passaram a ser de maior interesse das empresas .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com