TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte Aéreo

Por:   •  22/9/2015  •  Artigo  •  2.753 Palavras (12 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 12

FATEC JESSEN VIDAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

LILIAN GOMES

VERLANIA MARTINS DA SILVA

Coordenação na Cadeia de Suprimento

São José dos Campos – SP

2012


LILIAN GOMES

VERLANIA MARTINS OLIVEIRA

Coordenação na Cadeia de Suprimento

Trabalho de pesquisa e desenvolvimento apresentado à Faculdade de Tecnologia São José dos Campos, com o objetivo de mostrar como a coordenação auxilia na cadeia de suprimento.

Orientador: Prof. Manoel

São José dos Campos

2012

[pic 1]

        

LILIAN GOMES

VERLANIA MARTINS DA SILVA

RESUMO

Nesse trabalho exploraremos o capitulo, onde teremos uma visão ampla da importância da coordenação na cadeia de suprimento. Com demonstrativos de ferramentas para uma gestão baseada na parceria, observa-se a importância da assertividade nesse processo.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        Falta de coordenação da cadeia de suprimentos e o efeito chicote        

3.        Efeito da falta de coordenação no desempenho        

4.        Obstáculos para a coordenação em uma cadeia de suprimento        

12            Criação de confiança e parcerias estratégicas na cadeia de suprimento..10

6.        Estruturando um relacionamento baseado em cooperação e confiança        

7.        Gerenciando relacionamentos na cadeia de suprimento para manter a cooperação e a confiança .................................................................................................................................12

8.         Alcançando a coordenação na pratica.......................................................13

 

1. Introdução

Neste capitulo será analisada a falta de coordenação que leva à uma degradação do serviço e o aumento nos custos da cadeia de suprimento. Ao longo desse capitulo descreveremos diversos obstáculos que levam a essa tal falta de coordenação e que agravam vários problemas relacionados à cadeia de suprimentos.

Mostraremos ainda ações facilitadoras para parcerias e uma criação de relações de confiança na cadeia de suprimento.

2. Falta de coordenação da cadeia de suprimentos e o efeito chicote.

Para uma melhora a coordenação da cadeia de suprimento necessário que todos os estágios realizem ações em conjunto, para um aumento significativo da cadeia de suprimento, sempre levando em conta que cada estágio impacta em outro.

Objetivos conflitantes da cadeia de suprimentos podem gerar a falta de coordenação, porque informações erronias podem circular pelos estágios. Isso pode ocorrer pois os estágios possuem responsáveis diferentes, e de forma individual cada coordenador tenta maximizar seus próprios lucros, tomando decisões que na maioria das vezes diminuem os resultados totais do projeto.

Um dos principais desafios hoje em dia é que as cadeias de suprimento atinjam coordenação apesar do grande numero de responsáveis.

  • Efeito Chicote (Bullwihip effect), muitas empresas observaram esse efeito ao perceberem que a variabilidade dos pedidos é amplificada em cada elo da cadeia de suprimento, a saber:
  • Do varejista para o atacadista;
  • Do atacadista para o fabricante; e.
  • Do fabricante para os fornecedores.

O efeito chicote distorce as informações na cadeia de suprimento levando estágios diferentes a fazerem analises muito distintas sobre a demanda. Com isso inevitavelmente o resultado é a falta de coordenação na cadeia de suprimento. Podemos observar no esquema de gráfico a seguir essa ocorrência.

O efeito chicote distorce as informações na cadeia de suprimento levando estágios diferentes a fazerem analises muito distintas sobre a demanda [pic 2]

Essas grandes oscilações de preço ocorrem tanto pela escassez como pelo excedente de capacidade. Essa escassez é causada pela grande febre de compras e pedidos em excesso seguidos de uma queda brusca na demanda.

No próximo tópico abordaremos e analisaremos como a falta de coordenação afeta o desempenho da cadeia de suprimento.

3. Efeito da falta de coordenação no desempenho

A falta de coordenação ocorre quando responsáveis por estágios diferentes de um procuram otimizar apenas seu próprio objetivo, sem considerar seu impacto na cadeia inteira.

Dessa forma os lucros obtidos na cadeia são menores com a falta de coordenação, pois cada estagio da cadeia de suprimento adota medidas que ao final acabam prejudicando a cadeia de suprimento como um todo.

Para deixar de forma clara exemplificaremos usando dados de uma empresa P&G, analisaremos e discutiremos o impacto dessa variabilidade sobre diversas medidas de desempenho na cadeia de suprimento de fraldas.

  • Custo de fabricação

O efeito chicote aumenta os custos de fabricação na cadeia de suprimento. Como resultado desse efeito a P&G e seus fornecedores tentam satisfazer a remessa de pedidos que é muito mais variável  muito mais variável que a demanda dos clientes.

  • Custo de estoque

O efeito chicote aumenta o custo do estoque da cadeia de suprimento. Para lidar com a crescente variabilidade da demanda, a P&G tem que manter um nível mais alto de estoque do que o que seria necessário na ausência desse efeito.

  • Lead time de ressuprimento

O efeito chicote prolonga os lead times de ressuprimento da cadeia. A crescente variabilidade resultante do efeito chicote torna os cronogramas na P&G e nas fabricas fornecedoras muito mais difíceis de serem seguidos em comparação com uma situação de demanda estável.

  • Custo de transporte

O efeito chicote aumenta o custo de transporte da cadeia de suprimento. As exigências de transporte ao longo do tempo, tanto para P&G como para seus fornecedores, estão correlacionadas com a satisfação dos pedidos. Como conseqüência oscilam significativamente ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (337.9 Kb)   docx (68.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com