TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte Marítimo

Por:   •  1/5/2018  •  Artigo  •  4.429 Palavras (18 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTÂNCIA DO MERCADO DE TRANSPORTE MARÍTIMO: ESPECIALIZAÇÃO, EVOLUÇÃO E OS REFLEXOS NA ECONOMIA BRASILEIRA.

ALMEIDA, Ivaldo Pinheiro de*

RESUMO

O transporte marítimo desde épocas remotas sempre se mostrou importante para o desenvolvimento do comércio internacional. Este transporte passou por várias evoluções tendo em vista suprir a demanda de cargas. O tipo de unidade de transporte de carga estabelecida – contêiner, contribuiu para o predomínio do comércio Liner Shipping bem como na evolução dos porta-conteineiros que aumentaram gradativamente sua capacidade de carga. O resultado da evolução do transporte marítimo que tronaram-se maiores, melhores e mais rápidos se reflete  na economia, pois, com o aumento da exportação/importação a economia do país cresce resultando em desenvolvimento social e econômico para a sociedade.

Palavrs-chave: Transporte marítimo; Liner Shipping; Contêiner; Economia.

ABSTRACT

Maritime transport from remote times has always proved important for the development of international trade. This transport has undergone several evolutions in order to supply the demand of loads. The type of cargo transport unit established - container, contributed to the predominance of the Liner Shipping trade as well as the evolution of the container ships that gradually increased its cargo capacity. The result of the evolution of maritime transport that became bigger, better and faster is reflected in the economy, because with the increase of the export / import the economy of the country grows resulting in social and economic development for society.

Keywords: Shipping; Liner Shipping; Container; Economy.

1 INTRODUÇÃO

        O comércio internacional cada vez mais tem dado destaque ao transporte marítimo tendo em vista a viabilidade deste para o transporte de cargas. O presente artigo visa expor a importância deste comércio a partir de tópicos que se correlacionam.

        O tópico 2 apresenta o transporte marítimo em si e as espécies de navegação uma vez que é vasto o manancial aquaviário brasileiro e este conhecimento se relaciona com o modal que se destaca no atual contexto do comércio marítimo de cargas.


        No tópico 3 é abordada a especialização do transporte marítimo a partir do tipo de mercado e carga e suas implicações no desenvolvimento do comércio internacional.  no tópico 4 é apresentada a evolução do transporte marítimo que está ligada ao tipo de carga e especialização, porém, com ênfase nos navios porta-contêineres e sua importância para o comércio marítimo.

        No tópico 5 é mostrado o reflexo do transporte marítimo na economia brasileira. Este reflexo é visto a partir de valores positivos na economia por meio da exportação/importação observados nos serviços portuários.

        O artigo foi desenvolvido a partir de pesquisa em trabalhos acadêmicos relacionados a logística intermodal e outras com ênfase ao modal marítimo. Foi feito ainda outras pesquisas, com fontes na internet, de artigos relacionados ao assunto contribuindo assim para a produção do mesmo.

2 O TRANSPORTE MARÍTIMO

        O modal marítimo é a mais importante forma de transporte de carga em toda a história da humanidade. Nele é abrangido mais de 90% das cargas transportadas e pode–se dizer que isto é em consequência de sua capacidade de carga, maior distância a ser alcançada e menor custo. No Brasil o transporte marítimo responde por mais de 90% do comércio internacional e o fator que colabora para isso é o extenso litoral que o Brasil possui bem como a viável navegação por seus rios e lagos.

        Ao longo dos anos os meios responsáveis pela navegação – os navios, passaram por evoluções adequando-se ao tipo de carga a ser transportada. A evolução por sua vez está atrelada a especialização do transporte marítimo. O transporte marítimo afeta de forma positiva na economia, pois, segundo Rocha (2015, p. 42) “é um dos essenciais fatores de produção na economia e incentivador de riqueza e desenvolvimento”.

        As categorias de transporte e as espécies de navegação estão diretamente ligadas a evolução e economia relacionadas ao comércio marítimo. Quanto à categoria pode ser de Cabotagem, feita em portos ou pontos da costa brasileira e ainda vias navegáveis interiores; a Navegação Interior, faz o transporte em hidrovias interiores ou lagos, seja nacional ou internacional; e de Longo Curso, faz o transporte das importações e exportações, nas linhas internacionais. No que diz respeito à navegação ela pode ser de Longo Curso, realizada entre os portos nacionais e os portos estrangeiros; de Grande Cabotagem, feita em portos nacionais, no caso do Brasil é feita entre portos brasileiros e entre estes e os da Costa Atlântica da América do Sul, Antilhas e Costa Leste da América Central, exceto Porto Rico e Ilhas Virgens; a de Pequena Cabotagem, feita na costa brasileira contando que a embarcação não se afaste mais de 20 milhas da costa. Ela é responsável pela distribuição das cargas de Longo Curso e ela, logicamente, está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico do país; de Alto Mar, é exercida fora da visibilidade da costa; Navegação Costeira, exercida dentro dos limites da visibilidade costeira; Navegação Offshore, destinada a apoio de operações em bacias de petróleo; Navegação de apoio Marítimo, exercida entre os portos, terminais marítimos e portos tripuláveis; Navegação de Apoio Portuário, presta apoio em portos; Navegação de Interior, é a fluvial ou lacustre, de travessia e de porto; e Navegação Regional, é a navegação interior em embarcações de até 50 TA(NETO, 2010). [pic 1]

3 ESPECIALIZAÇÃO DO TRANSPORTE MARÍTIMO

        Desde os primórdios pôde-se observar uma constante evolução na estrutura dos navios quando no passado as primeiras embarcações eram feitas de madeira posteriormente foram substituídas por casco de ferro e finalmente no século XX por aço. Sobre este avanço é adequado afirmar-se que

“Entre os séculos XIII e XV, as técnicas de navegação eram empíricas. Com o surgimento da bússola, do compasso e das cartas náuticas, iniciou-se a navegação por rumo e estima. Após o século XV, a navegação astronômica por latitudes ou longitudes torna-se preponderante, com a criação do sistema de coordenadas geográficas e o desenvolvimento do cronômetro naval, permitindo uma maior precisão na determinação da longitude. No século XX, surgiram os compassos; novos sistemas de determinação de latitude e longitude; posicionamento geográfico por satélite (GPS); radares; sondas acústicas; novos sistemas de comunicação, entre outros, incorporando assim mais conhecimentos científicos à navegação marítima” (VIEIRA, 2003 apud DAUER e PATRÍCIO, 2014, p. 41).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (224.2 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com