TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte de Cargas no Brasil

Por:   •  23/3/2019  •  Resenha  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

Importância do hábito alimentar para a criança

  • A alimentação atualmente é considerada um dos principais determinantes para a manifestação cada vez mais precoce de patologias como: anemia, obesidade, desnutrição, cáries dentárias, diabetes, retardo no crescimento, entre outras; sendo causadas por uma alimentação inadequada e desequilibrada, havendo o surgimento de patologias que antes era presente apenas na vida adulta, cada vez mais cedo para as crianças.
  • É precisamente na infância e pré-adolescência que a preferência e o comportamento alimentar é definido; 

Características do crescimento na infância

  • Atualmente o determinante no crescimento da criança, sofre influências genéticas e ambientais, porém o seu principal determinante é seu estado nutricional e suas condições de vida.
  • Sendo assim considerando as características do crescimento e desenvolvimento da criança, é de estrema importância levar dar prioridade e atenção em sua alimentação como a qualidade, quantidade, frequência e consistência.
  • Até os seis meses de vida o aleitamento exclusivo é suficiente e o correto para a criança, após esse período o crescimento e desenvolvimento começa a acelerar, necessitando assim de ofertar outros alimentos para a criança, permitindo-lhe suprir suas necessidades biológicas.

Disponibilidade e preferência alimentar

  • A introdução de novos alimentos na alimentação da criança fornecerá a ela conhecer e se interagir com diversos sabores pelo qual antes era desconhecido, porém a aceitação pode demorar alguns tentativas até que acriança se adapte ao novo saber, podendo estranhar o início.
  • A educação nutricional destinada às crianças contribui na influência para a formação de hábitos alimentares adequados, sendo que o comportamento da criança durante vida adulta depende exclusivamente do aprendizado desenvolvido durante a infância.

Estrutura das refeições

  • Comportamento alimentar é um conceito pelo qual envolve diversos fatores; a quantidade e qualidade do alimento consumido, sua periodicidade e ambiente onde as refeições são realizadas. Este conjunto agrega valores para que se determine um comportamento alimentar positivo.
  • É de extrema importância para todas as fases da vida, porém principalmente a infância a realização das refeições em família, em um ambiente tranquilo, sendo a comunicação e contato que é mantida entre os pais e a criança, principalmente durante a realização das refeições, é de extrema importância na influência da alimentação da criança.
  • Impor a criança ou o uso de recompensas ou castigos a comer há resultados opostos, minimizando a aceitação da criança por esses alimentos. Hábitos alimentares controladores têm-se associadas a uma menor regulação da criança, impedindo-se o autocontrole da criança por si, desregulando o senso de responsabilidade pela sensação de fome e saciedade, resultando em transformações do comportamento alimentar compulsivo desenvolvendo maior risco de obesidade na fase adulta

Influência dos pais e da família

  • A aquisição do habito alimentar não ocorre apenas nas experiências vivenciadas pela criança durante a infância ou apenas pelo que lhe é ensinado, porém a maior influência é pela atenção que essas crianças dão aos hábitos dos adultos ao seu redor, servindo-lhe de exemplo.
  • A insuficiência de tempo, diretamente ligada à vida urbana, faz com que na maioria das vezes a opção alimentar dos pais e consequentemente, a das crianças acabam se tornando as opções mais rápidas que na maioria das vezes são preparações sem valor nutricional significativo, alimentos hipercalóricos, com alto valor energética.
  • É neste período também que a criança aprende a se socializar, ou seja, aprende a controlar sensação de fome e saciedade, desenvolve e assimila sabores e preferências, iniciando a formação do seu comportamento alimentar.

Importância da educação nutricional na escola

  • O ambiente escolar pode ser determinado como um ambiente complexo e social que atinge de maneira geral e significativa todas as crianças ali presentes. A escola é vista como um local apropriado para o desenvolvimento de práticas voltadas a educação alimentar e nutricional, oferecendo uma melhor qualidade de vida e rendimento ao escolar.
  • A promoção da saúde deve iniciar desde a infância, na fase escolar, continuando até a fase adulta de forma progressiva para que a determinação de hábitos alimentares saudáveis seja obtida através do comportamento autônomo e consciente por suas escolhas desde pequenos, sabendo assim distinguir o consumo alimentar saudável e não saudável.
  • Desta maneira, para atingir bons resultados para o controle da obesidade infantil, deve-se voltar a atenção para as escolas. Porque se tratarem de um ambiente ideal e favorável para se educar através do desenvolvimento de ações de práticas de alimentação saudável, que de maneira gral contribuirá para desenvolver hábitos saudáveis, levando através dessas crianças seus conhecimentos para seu ambiente familiar, passando aos seus responsáveis à importância e os conhecimentos adquirido sobre a alimentação dentro da escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com