TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Por:   •  4/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

UNIDADE I

ADMINISTRAÇÃO

1° SEMESTRE

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

TAUBATÉ / SP

MAIO / 2013

 

               

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ETAPA 03: AS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES

ETAPA 04: O PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO E A ÉTICA

NAS NEGOCIAÇÕES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS APRESENTADO À DISCIPLINA DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO ANHANGUERA DE TAUBATÉ, ORIENTADO PELO PROFESSOR: ANTONIO MARQUES DOS SANTOS JÚNIOR.

TAUBATÉ / SP

MAIO / 2013

SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO...................................................................................................................04    

2. ETAPA 03.............................................................................................................................05

2.1 ANÁLISES DE HABILIDADES E SITUAÇÕES DE NEGOCIAÇÃO NA VIDA PROFISSIONAL......................................................................................................................05

3. ETAPA 04.............................................................................................................................07  

3.1 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E A QUESTÃO DA ÉTICA NA NEGOCIAÇÃO........................................................................................................................07                                                                                                    

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................09


1.  INTRODUÇÃO

No mundo globalizado a negociação diz respeito a um diferencial no processo de comunicação e relacionamento. E para que haja êxito é necessário que sejam aplicadas algumas habilidades, que podem ser resumidas em: objetivação, raciocínio, verificação, etc., que desenvolvidos com esforço tornam-se talentos.

Serão aqui apresentadas as habilidades básicas e uma situação rotineira de negociação profissional, no caso um pedido de aumento e situações de ética em filme e a importância do planejamento nas negociações.

2. ETAPA 03

2.1 Análises de habilidades e situações de negociação na vida profissional

Para se alcançar o máximo em uma negociação é preciso conhecer o setor de atuação e saber fazer as propostas no momento certo. Além disso, as habilidades dos negociadores devem ser enfatizadas.

Apesar da dificuldade de colocar em prática conceitos pré-definidos sobre as habilidades, podemos buscar entendê-las através de pontos básicos:

  • Colocar-se no lugar da outra parte;
  • Proporcionar alternativas a outra parte;
  • Discutir as proposições;
  • Saber falar e ouvir;
  • Separar os relacionamentos pessoais dos interesses;
  • Conseguir ser objetivo e flexível;
  • Concentrar-se nas ideias;
  • Apresentar propostas concretas.

Essas podem ser as principais diferenças entre os grandes negociadores e as pessoas comuns, como nós que ao realizarmos um teste simples e rápido, elaborado por Hindle, chegamos a conclusão que possuímos habilidades razoáveis, mas ainda existem áreas a serem melhoradas.

A capacidade de negociar pode ser entendida como um talento ou até mesmo ser desenvolvida e aperfeiçoada ao longo do tempo.

Max Gehringer, um ex-presidente de grandes empresas e hoje renomado palestrante, no vídeo “Como pedir um aumento” apresenta dicas importantes da postura que o empregado deve assumir na hora de pedir um aumento, e algumas observações com relação a esse tipo de negociação:

  1. Você deve ser claro e direto ao fazer seu pedido;
  2. Entenda que você e a empresa enxergam as mesmas situações de formas diferentes;
  3. Nunca envolva as questões pessoais;
  4. Faça a empresa te escutar, mas seja realista com relação à necessidade do seu aumento, pois ele pode ser dividido em:
  1. Curto prazo (amanhã): quando você recebe uma proposta de outra empresa, por exemplo, já que se não acontecer um aumento, ou uma revisão dos valores, a empresa pode perder o funcionário para a concorrência.
  2. Médio prazo (6 meses a 1 ano): procure novos desafios, novas oportunidades de mostrar que quer se envolver mais, subir de cargo, e assim consequentemente aumentar o salário.
  3. Longo prazo (acima de 1 ano): realize um curso superior ou de idiomas, profissionais com esses requisitos ganham em média 30% a mais.

Apesar de todas as dicas é preciso pensar no aumento como um investimento, onde o lucro pode ser visto apenas após um período de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com