TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnica de Negociação

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 7

O processo de negociação

O processo de negociação se dá como um sistema de transformação, sendo de entradas e saídas que se resume em abordagem causal ou visão sistêmica como processo. Que também pode ser definido como analise dos objetos que compõem o sistema de negociação. Porém, as funções desempenhadas pelas partes podem ser divididas em entradas e saídas.

     As entradas são necessidades operacionais, é a força inicial do processo, e as saídas, são o resultado do processo.

    Alguns autores relatam as informações do tempo e do poder, a buscar pelo acordo  e solução dos conflitos, como a comunicação é a arte de negociar , dessa forma é possível subdividir esse sistema em entradas, processos e saídas, as entradas significa o começo de uma negociação que compõe características individuais e coletivas  em prol do beneficio e ganho de ambas as partes.

  A particularidade do negociador  nas características pessoais pode simplesmente ser trocando ideias visando interesses comuns ,e nesse processo pode se dizer q algumas das partes venha a omitir informações, podendo ser prejudicial até para si mesmo, podendo atrapalhar o andamento do processo. Nesse mundo dos negócios encaixam se varias nomenclaturas, dentre elas podemos frisar a barganha que é o ato de trocar, licita ou ilicitamente, que em alguns casos, a barganha é simples componente psicológico em que através de pressão emocional consegue-se que uma determinada atitude seja tomada ou uma vantagem seja conseguida.

Dentre os componentes do processo de negociação à também as saídas, que representa a conclusão do sistema e esse processo podem ser definitivas sobre o sistema ganha-ganha, perde ganha, e ficou claro que essa entrada se transformou em um processo negativo, ou seja, que gera uma saída negativa. As diferenças individuais e valores pessoais semelhanças positivas e negativas dentro do processo, pois se os negociadores não se preocupam uns com os outros e se esquecem de que a outra parte é composta de pessoas com valores e princípios e que precisam de tratamento especial para o bom andamento do processo.

   Os conflitos  dentro do processo de negociação, inicia-se quando uma parte venha a frustrar o negocio  e isso se da em muitos casos, principalmente quando não à interesses comuns e quando somente uma parte trata o negocio unicamente em prol do seu beneficio, e não se importa como seu oponente em questão, e por conta disso muitos negociadores visionários ao se deparar com conflitos primários ,logo observa que não haverá êxito e consequentemente não dar sequencia ao processo do negócio .

  Muitas vezes o negociador usa o poder para prejudicar, humilhar e gerar malefícios para o processo de negociação, e até mesmo usa toda a sua persuasão para adquirir vantagens e ganhos em beneficio próprio. Além disso, podemos dizer que um bom planejamento é fundamental para atingir o objetivo pretendido em uma negociação, os limites de uma negociação devem ser cuidadosamente analisados, pois dessa forma os negociadores tem que encontrar paciência, tranquilidade e sensatez para não prejudicar a negociação. A decisão imposta ocorre quando os negociadores pressionam seus oponentes usando táticas intimidativas, pois sempre que houver imposição de um lado haverá uma concessão do outro, assim entra o lado do processo ganha perde que quando um lado sai satisfeito e o outro insatisfeito, esse provavelmente não permitirá novas negociações. O empate forçado é quando nenhuma das partes deseja o acordo, não vendo vantagens em mudar suas opiniões de ganhos mútuos que também é consequência do processo ganha perde, o desacordo é quando não a consenso entre as partes, não tem nenhuma conclusão e não houve ganhador nem perdedor, pois não houve acordo, é muito comum que sócios de empresas entrem em conflito, mais é preciso equilíbrio para resolver o problema nessa situação. Além disso, a presença de um profissional especializado em casos como esse é fundamental para a reestruturação da companhia.

O valor de um conflito é alto, como o desgaste entre colaboradores que também afeta diretamente a integração da equipe. Portanto, o problema deve ser resolvido em tempo adequado, ajudando assim, o retorno da comunicação, pois os ajustes necessários e a busca por soluções criativas dentro da realidade da empresa precisam ser resolvidas em conjunto.

  Porém, há um componente muito importante nesse meio q é a comunicação, e que pode ser definida como um processo pelo qual a informação é trocada, compreendida e compartilhada por duas ou mais pessoas, geralmente com a intenção de influenciar o comportamento. Não significa apenas enviar uma informação, mas torna-la comum entre as pessoas envolvidas.

  A comunicação é algo complexo, as pessoas comunicam-se em cada movimento, em cada ação, muitas vezes sem intenção consciente. O negociador hoje enfrenta uma serie de desafios, assumindo o gerenciamento do processo de negociação de varias empresas.

  No Brasil o processo de negociação iniciou-se quando o primeiro telefonema realizado pelos Brasileiros serviu para concretizar certo negócio, batizado como joint venture que foi um acordo de cooperação entre duas organizações, que compartilharam as propriedades de uma empresa ou empreendimento concretizado por nações diferentes.

  Eles souberam que o Brasil era bom de mercado, e que seus produtos eram bastante valorizados  nesse território, e essa ideia foi vista com bons olhos pelo Norte Americanos. Apesar desses interesses, os Brasileiros se prepararam para ouvir as propostas e possivelmente se identificar com os respectivos empreendedores. Depois de identificadas as diferenças e valores por meio de informações obtidas, as partes estão preparadas para iniciar o processo de negociação.

  Uma questão muito importante no mundo dos negócios é a questão da ética, que define uma boa relação entre ambas as partes. Alguns autores definem ética, como uma disciplina que estuda a filosofia da conduta humana naquilo que é certo ou errado. Em contrapartida, ética deve estar presente em todas as negociações, e fazer parte da vida e do cotidiano das pessoas, assim, teríamos relações pessoais melhores em muitas ocasiões, e possivelmente refletindo nos negócios fazendo com que este tenha conclusão viável para ambas as partes. É imprescindível existir ética nas negociações, pois acaba sendo essencial para a criação de um relacionamento em longo prazo, para a construção da confiança, e consequentemente do comprometimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com