TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de negociação

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Nessa etapa foi colocada em prática a elaboração de como solucionar um desafio e isso foi feito através de um maior entendimento do tema proposto. Precisaríamos elaborar uma solução para o problema dos funcionários da empresa e entregar a obra no prazo certo, trazendo benefícios tanto para cliente como para funcionário. A Home Building elaborou uma tática e usou todos os artifícios das técnicas estudadas tanto em sala de aula, como em livro, como em sites. A elaboração da solução passou por uma série de etapas que questionam cada detalhe de como foi a resolução do desafio.

Etapa 1 – Desafio

As possibilidades de negociação com a equipe.

Realizar uma negociação com o representante da categoria. Atendendo os pedidos dos funcionários protestantes com um aumento salarial de 6,5% (aumento dado com base no lucro das obras) e concedendo benefícios sugeridos como um convênio médico básico, plano odontológico e uma leve participação nos lucros da empresa.

Com o fim das obras pode-se adiantar o processo e entregara obra no prazo estabelecido.

As possibilidades de negociação com os clientes

Expondo para os colaboradores e clientes as reivindicações com relação os pedidos dos trabalhadores vendo as necessidades que eles acusam passar. Negociando um acordo que convêm ambas as partes.

 As estratégias de negociação utilizada

Explorando os pontos positivos da situação e colocamos em partes, destacando os pontos de vista de ambas as partes e mostrando para os clientes quais os benefícios tiraram disto. Visando com os bons benefícios para os trabalhadores com a sua satisfação e sua produtividade será melhor e assim, favorecendo a empresa e entregando sua obra em prazo concluído sem atrasos e maiores dores de cabeça.

Perfil dos envolvidos na negociação

Trabalhados em busca de melhorias em seu ambiente de trabalho, para se obter mais benefícios e assim trabalharem melhor. Gerente, colaboradores e clientes envolvidos nesta causa para maior negociação e conciliação de ambas as partes.

Etapa 1 - Passo 2

 Resenha do PLT

O processo de negociação deve caminhar sob um enfoque sistêmico com determinadas linhas de raciocínios, para definição de regras fixas e variáveis a serem seguidas, conforme conceitos e interesses de uma negociação onde teremos (ganha x ganha, ganha x perde/perde x ganha e perde x perde), sendo o sistema descrito como transformação de entradas (estímulos) e saídas (respostas).

Entradas (Estímulos): Força inicial, fornecendo ao sistema as necessidades operacionais; tais como processos que transformarão entradas e saídas.

Saídas (Respostas): Como resultados das operações do processo, ou a razão de produto obtido pelas variáveis do sistema.

Etapa 1 - Passo 3

A abordagem sistêmica na negociação começa sobre teorias admirativas que se relacionam entre a organização e seu ambiente externo. O termo negociação na área administrativa é fundamental para negociar, pode ser compreendido, como um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes.

A importância da negociação no âmbito empresarial, considerar o enfoque sistêmico, tornou-se fundamental para as empresas que pretendem ter êxito em um negocio. A grande vantagem de analisar o processo de negociação sob um enfoque sistemático é justamente a possibilidade de identificar, com maior clareza, os possíveis elementos que influenciam e causam sobre uma negociação.

Podemos também dizer que o processo de negociação inclui suas implica o período durante o processo de negociação, temos que ter a informação do que negociamos o planejamento e o poder para influenciar as pessoas ou situações de uma negociação.

Etapa 1 - Passo 4

O que são as técnicas de negociação?

São conceitos de negociação, sendo subdivididos em:

- Perde x Ganha: Quando você é o interessado na negociação e não atingi seus objetivos, podendo interferir e comprometer o relacionamento entre as partes;

- Ganha x Perde: Quando você leva vantagem em uma negociação, e a outra parte não alcança seu objetivo, também podendo interferir e comprometer o relacionamento entre as partes;

- Perde x Perde: Quando os objetivos não são alcançados para ambas as partes;

- Ganha x Ganha: Quando os objetivos das duas partes em negociação são alcançados.

Qual o papel das técnicas de negociação?

O papel das técnicas de negociação é ser capaz de comunicar-se de maneira eficaz, devendo ser obrigatoriamente de forma assertiva, ou seja, objetiva e clara gerando entendimento e resposta, dessa forma persuadindo a outra parte.

Como se da o processo de negociação?

O processo de negociação é utilizado para alcançar o intercâmbio  de valores capazes de satisfazer os interesses de todas as partes envolvidas. Um primeiro passa a ser considerado na visão da negociação sob um enfoque sistêmico e o processo, que inclui as entradas (as influencias as quais a negociação está sujeita), o processo em si (a negociação em si, o processo de transformação das entradas e saídas) e as saídas (resultados da negociação-acordo ou não). Em qualquer situação no processo, haverá três variáveis básicas influenciando o processo de negociação: poder (pode ser usado de modo manipulativo, coercitivo e dominador), o tempo (para projetar o negocio e consequente satisfação dos envolvidos) e a informação (e o efeito de informa-se acerca de alguém ou algo, e afeta a avalição da realidade e as decisões que serão tomadas).

Quais são os componentes existentes no processo de negociação?

Os componentes existentes no processo de negociação estão divididos em sistemas de entradas (influências) e de saídas (consequência/resultado). O sistema de entrada é subdividido em diferenças individuais, valores pessoais, interesses comuns, relacionamento humano, participação no processo, uso da informação e do poder, comunicação bilateral, barganha e flexibilidade. O sistema de saída é subdividido em conquista de pessoas, concessões, persuasão, satisfação das necessidades, decisão conjunta, acordo, solução do conflito, benefícios do conflito, benefícios duradouros e visão estratégica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com