TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título do Projeto: Atividades Interdisciplinares do Curso de Administração

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

DADOS DO PROJETO

Título do Projeto: Atividades Interdisciplinares do Curso de Administração

Período: Todos os 6º períodos do curso de Administração da Laureate International Universities – UNINORTE

Semestre: 2016/2

Tema Norteador: Ciência, Tecnologia e Inovação.

Tipo: Ensino

Curso: Administração

Local de Execução: Unidade XI

Endereço: Rua Igarapé de Manaus, 211 - Centro, Manaus - AM, 69020-220

Turma(s) Envolvida(s): ADN0601, ADN0602 e ADN0603.

PROFESSOR RESPONSÁVEL

Nome: Carlos André Silva dos Anjos

Matrícula: 30040795

Titulação: Especialista

E-mail: carlosandre.anjos@bol.com.br ou carlos.anjos@uninorte.com.br

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Todas as turmas do sexto período do 2º. Semestre de 2016 participarão da implantação do projeto de produção de um produto com especificações de matéria-prima relacionada ao meio ambiente (Produtos recicláveis). O Tema estará sendo relacionado com as disciplinas abaixo:

1. Administração Financeira Orçamentária:
a) Orçamento Financeiro Orçamentário
b) Alavancagem Operacional do Projeto
b.1 Unidades Produzidas
b.2 Preço de Custo do Produto
b.3 Custo Variáveis do Produto
b.4 Custo Fixo do Produto
b.5 Despesas Financeiras

2. Administração da Produção e Operações:
a) Quantidade de Produto/aluno:
a.1 01 a 25 -> Apenas 01(um) produto
a.2 01 a 50 -> 02(dois) produtos
a.3 01 a 80 -> 03 (três) produtos
b) O produto deve ter no seu contexto produtivo material de logística Reversa;
c) Fazer um planejamento de produção (Fazendo uso da ferramenta PDCA)
d) Fazer um plano de ação (Uso da Ferramenta 5W2H)
e) Escolher o Modelo de Produção que será utilizado
f) Cálculos da Matéria-prima deve ser pelo modelo Just Time.

3. Diagnóstico/Auditoria Empresarial

4. Artigo Cientifico – (Nome do Artigo Cientifico a decidir):

Será trabalhado o artigo cientifico, como interdisciplinaridade, as disciplinas acima citado. O tema do artigo cientifico estará ligado a temática do interdisciplinar, este artigo será escolhido pelos Docentes do sexto período em que terão no prazo máximo para informar os discentes até o dia 15 de agosto de 2016. A quantidade de artigo cientifico será distribuído de acordo com os grupos formados (exemplo: na Turma ADN0601 formaram 03 grupos, com isso cada grupo terá um artigo cientifico diferente do outro grupo).

Cumprimento dos requisitos do processo desse produto do início ao fim e o resultado final do projeto.

Cada turma terá dois representantes que ficara responsável por acompanhar o desenvolvimento das atividades, assim como a entrega do relatório final. As atividades deverão ser acompanhadas por professores tutores de cada turma.

..

JUSTIFICATIVA

      No decorrer da vida acadêmica, o administrador deve adquirir diversas habilidades técnicas, conceituais e humanísticas. Este projeto possibilitará aos alunos a integração, visão holística das questões ambientais além os mesmos poderem contribuir na pratica com o processo de conscientização da população sobre a temática abordada, possibilidade de desenvolver habilidades e a pratica dessas habilidades, bem como a desenvolver o espírito de equipe, liderança e outras atribuições inerentes ao administrador.

A atividade consiste em um instrumento para incentivar a participação dos alunos e da instituição nas questões sobre Ciência, Tecnologia e Inovação em uma Empresa de Bens Intermediários em que a mesma se divide entre setores Produtivos e Improdutivos, como tomarem decisões sobre um investimento de compra de Tecnologia e Inovação para um processo Produtivo.

Os benéficos da atividade se estendem também ao corpo docente que estará em constante integração com outros colegas, possibilitando ao mesmo a ampliação sua visão sistêmica quanto aos temas abordados.

 Este projeto possibilita um ambiente de aprendizagem, onde o aluno pode colaborar na prática de uma formação de um orçamento financeiro, abrangendo todas as áreas produtivas e improdutivas formando assim seu futuro profissional. Este projeto permite que as turmas organizem-se, desenvolva o espírito de liderança, controle de gastos, logísticas, trabalha em equipe e diversas outras áreas do conhecimento. Estimula a criatividade e a iniciativa no desenvolvimento de trabalhos sociais.

Espera-se evidenciar o enfoque humano, ético e cidadão, explicitando a responsabilidade de todos na proteção do ambiente em que vivemos.

OBJETIVO GERAL

Empregar uma abordagem sobre a questão da Ciência, Tecnologia e Inovação em uma Empresa de Bens Intermediários em que a mesma se divide entre setores Produtivos e Improdutivos. Como tomarem decisões sobre um investimento de compra de Tecnologia e Inovação para um processo Produtivo além de aprimorar seus conhecimentos acadêmicos da formação do Administrador.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.    Estimular o senso crítico dos discentes de sexto período do curso de Administração;

2.    Estimular a criatividade dos discentes do curso de Administração;

3.    Oferecer oportunidade para prática das funções do administrador (planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades Financeiras da empresa).

4.    Estimular os discentes pratica Financeira, Gerencial, Ambiental e Comunicativo.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

I.              Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.

II.            Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento; Administração Mercadológica.

III.           Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres administrativos, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

METODOLOGIA

Atividade será desenvolvida nas seguintes etapas:

ETAPA I

A todos os DISCENTES:
I. Convocação dos alunos através dos seus tutores de turma para apresentação do projeto que deverá ser apresentado entre os dias 21 a 25 de novembro de 2016, data a ser confirmada.

II. Divulgação do projeto será feita em sala de aula com todos os professores do 6º período e também por via SICANET aos discentes e docentes do curso de Administração;

III. Elaboração do Projeto:
• 05 reuniões dos grupos (no mínimo)

• Ata de Reunião dos discentes (Lista de assinatura, que pode ser adquirida na coordenação de Administração).
• Registro Fotográfico das reuniões.

• Na apresentação, que será feita no mês de Novembro/2016, os discentes deverão cumprir requisitos para poder estar habilitados a apresentarem o interdisciplinar na data marcada:

a) Uso de EPI e crachá são obrigatórios para apresentação do trabalho interdisciplinar do 6º período;

b) O discente que estiver enfermo e que não poderá ir à apresentação do interdisciplinar do 6º período tem o prazo de 24 horas após a apresentação procurar o professor tutor da respectiva turma em que está devidamente matriculado e entregar o atestado médico devidamente comprovado no que abrange a lei de nosso país. A média Final da 3ª ARE do discente que não pode vir para o interdisciplinar será formada unicamente pela prova da 3ª ARE;

c) Entrega do Trabalho escrito:
• Uma semana antes da data fechada da apresentação;
• 04 cópias e mais um CD
• Não entregando no prazo estipulado, será descontado 1 (um) ponto ao dia por atraso.

• A Entrega será feita mediante do representante do grupo para o Professor Carlos Anjos nos turnos Matutino, Vespertino e Noturno.

d) Formação da Nota Final da Atividade Interdisciplinar:

• O trabalho escrito valerá de 0 a 2 pontos
• O Trabalho apresentado valerá de 0 a 5 pontos.

•Somando assim o interdisciplinar um total de 07 pontos.
• Os 3 (três) pontos restantes será feito uma avaliação da respectiva disciplina, assim formando uma nota total de 10 (dez) pontos e será somado com a prova institucional da 3ª ARE e divido por 2 (dois) assim formando a média final. Vale a observação que somente os alunos que participaram do interdisciplinar no dia do evento, os que faltaram será aplicada a regra do item III – b.

e) Os alunos em dependência em até 2(duas) disciplinas na mesma turma NÃO realizarão esta atividade interdisciplinar. Os professores das disciplinas e, que o aluno realiza a dependência deverá elaborar uma atividade que irá substituir a nota da atividade interdisciplinar, bem como será e a data da entrega do mesmo.

  IV.        Levantamento bibliográfico e documental;

   V.        Produção fotográfica;

  VI.        Seleção do material para a exposição e Organização da exposição;

 VII.        Exposição (apresentação do trabalho);

VIII.        Impressão da lista e sistema de controle de presença no dia do evento;

Elaboração e entrega de relatório para coordenação do curso de Administração;

  IX.        Elaboração do relatório final da atividade.

ETAPA II

Todos os DOCENTES:

I. Será obrigatório todos os Docentes apresentarem o interdisciplinar até a 1ª quinzena do mês de agosto/2016 para todas as turmas do 6º período do turno Matutino, Vespertino e Noturno.

II. Após a entrega do Trabalho escrito ao tutor professor responsável, o mesmo deverá entregar aos professores no prazo máximo de 48 horas para que o mesmo possa avaliar e já mensurar o trabalho escrito das respectivas turmas e grupos do 6º período.

III. No dia da apresentação do interdisciplinar, todos os professores avaliadores estarão obrigados a se apresentarem 30 minutos antes da apresentação.

IV. Terão em mão os professores avaliadores o checklist de avaliação do interdisciplinar do 6º período.

ATIVIDADE

RESP

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Elaboração do Projeto

Prof. Carlos

X

 

 

 

 

Apresentação do projeto às turmas

Prof. Carlos

 

 

X

 

 

Levantamento bibliográfico e documental

Alunos

 

X

X

X

 

Produção fotográfica

Alunos

 

X

X

X

 

Seleção do material para a exposição

 Alunos

 

 

 

 X

 

Organização da exposição

 Alunos

 

 

 

 

Exposição (apresentação do trabalho)

Alunos

 

 

 

X

 

Elaboração do relatório final da atividade

Prof. Carlos

 

 

 

X

 

CRONOGRAMA

RECURSOS MATERIAIS (Valores em reais R$)

Material

Quantidade

Valor Unitario

Valor Total

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL:

 

OUTRAS NECESSIDADES PARA A EXECUÇÃO (por turno)

Tipo

Quantidade

Suporte para banner

5

Mesas

10

Data show

0

Tela para projeção

0

RESULTADOS ESPERADOS

Realização da atividade onde se espera evidenciar o enfoque e importância sobre Ciência, Tecnologia e Inovação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSAF NETO, Alexandre. As Finanças Corporativas e valor, 5º edição. São Paulo, Atlas 2012.

GITMAN, LAWRENCE J. Princípios de Administração Financeira - 12ªRio de Janeiro: Pearson Education, Ed. 2010.

HOJI, Masakazu. Administração Financeira; Uma abordagem prática. 10º edição, São Paulo, Atlas 2012.

Manaus, 01 de Agosto de 2016

________________________________________

Professor responsável pelo projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com