TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: O Projeto Político Pedagógico

Por:   •  11/4/2018  •  Seminário  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

O Projeto Político Pedagógico

[pic 3]

Ibaiti/Pr

2013

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

O Projeto Político Pedagógico

Trabalho apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o 2º Semestre.

Tutor eletrônico:  

Turma:

Unidade:

Ibaiti/Pr

2013


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, identificar a importância do Projeto Político Pedagógico no contexto escolar e para o desenvolvimento do mesmo.

Mostra a importância da participação de todos os atores da comunidade escolar para compor o mesmo.

De forma simples e objetiva, mostra o que é? Para que serve? Quem deve participar da elaboração? A importância de discutir nos cursos de licenciatura e ainda porque os professores devem conhecer os Projetos Políticos Pedagógico de suas escolas.

Os professores são, além de colaboradores na montagem do PPP são eles os executores dos diretos e fundamentais do mesmo. Por isso devem ter os objetivos contidos no projeto bem claros, conhece-los, aplicar, validar e modificar quando necessário e tudo isso é possível devido as suas práxis diária.


  1. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O projeto Político Pedagógico (PPP) é o norte para toda a comunidade escolar se basear para alcançar objetivos comuns. Embora muitos professores, colaboradores e até mesmos gestores, não veem o PPP como um documento de fundamental importância, tal qual este é, e o fazem somente pelo fato de ser exigido por lei, como nos mostra FERREIRA (2009);

A lei 9.394/96 no inciso I do Artigo 12 estabelece que, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica: o Projeto Político Pedagógico (PPP). 

Embora seja de extrema importância para o desenvolvimento dos objetivos das escolas, ainda estas mantém seu PPP engavetado, ou são elaborados pela minoria da comunidade escolar, e os professores não o leem.

A final, o que é o PPP?  Projeto Pedagógico é um processo de ações desenvolvidas politicamente para os interesses comuns, visando sanar as dificuldades, buscando perceber as necessidades, interesses e objetivos de todo o grupo.

Esta ferramenta de trabalho, norteia as atividades de professores e demais membros da escola, é ele que leva a alcançarem seus objetivos comuns, para o sucesso de seus docentes.

O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. (VEIGA, 2002, p.02)

O PPP é um objeto que serve para traçar o caminho até os objetivos a serem alcançados, mas este não deve ser tomado como acabado, ele deve estar aberto para novas atualizações, podendo haver recuos no que não funciona e aberturas para novas possibilidades. Este deve se manter sempre atualizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com