TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título do Relatório: A arte de ensinar

Por:   •  11/11/2019  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estácio

Polo EAD Kobrasol

Disciplina: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Título do Relatório: A arte de ensinar

Nome e matrícula do aluno(a): Isis Muller 201909226823

Data: 06/11/2019

                                                 A arte de ensinar

 No seguinte relatório, apresentara uma entrevista feita com a professora Eliane Simões, que da aula para alunos do quinto ano do ensino fundamental.

      É de fundamental importância a presença de um profissional na educação, para compartilhar seus conhecimentos e fazer uma troca saudável de saberes com seus alunos. No decorrer deste relatório iremos abordar  as questões respondidas pela professora Eliane sobre a arte de ensinar.

   O que é ensinar? Ensinar é uma forma de educar, de transmitir conhecimentos, instruir e explicar algo para alguém.

   Como você escolhe seus procedimentos de ensino? Eu busco alcançar os objetivos propostos pela escola de uma maneira que meus alunos compreendam e valorizam o atendimento às diferenças individuais

   Você se baseia em algum teórico? Qual? Como? Sim, no Paulo Freire que me serve como exemplo, mostrando que a educação tem um conceito muito mais amplo do que somente ensinar e a pedagogia é uma forma de libertação, sendo base para uma conscientização e revolução.

    Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula? Como você trabalha os conflitos?  Como a escola é um espaço social de grande número de pessoas, é normal que aconteçam os conflitos. O que não pode ser comum é o desprezo em relação aos incômodos, pois esses devem ser trabalhados a fim de tornar os sujeitos mais tolerantes com o seu próximo.  Eu os resolvo com dialogo e promovo atividades em grupo promovem boas relações

     Percebe-se que diversas respostas que a professora Eliane falou, foram abordados também em nossa sala de aula. E observa-se que o desanimo do aluno pode esta  associado a falta de engenho do professor para transpor conhecimentos o que leva a evasão em grande quantidade. Primeiro de tudo devemos buscar conhecimentos interdisciplinares onde possamos conhecer de tudo um pouco.

     Levando-se em conta o que foi observado nota-se que o professor é a figura mais importante no processo educativo, responsável na formação de cidadãos e ensinando-os desde cedo sobre as diversas áreas do conhecimento humano, sobre a vida e a sociedade. A pessoa do professor é fundamental no desenvolvimento do estudante e de um cidadão consciente. Ele é um transmissor de conhecimento que gera no estudante a dúvida, a reflexão. Assim, o professor é o ponto inicial principal do aprendizado levando o estudante a questionar, inovar e aprender.

Referencias

SFORNI, Maria Sueli de Faria. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural. Educação e Realidade, Porto Alegre, 2015.

BARBOSA, Flávia Aparecida S. e FREITAS, Fernando Jorge Correia. A Didática e sua Contribuição no Processo de Formação do Professor.

MEIRA, Marisa Eugênia Melillo. Desenvolvimento e Aprendizagem: reflexões sobre suas relações e implicações sobre a prática docente. Revista Ciência e Educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com