TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CLEYTON LUIZ DE MELO PEREIRA

Por:   •  29/9/2020  •  Artigo  •  2.984 Palavras (12 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 12

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

CLEYTON LUIZ DE MELO PEREIRA

O  LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

SERTÂNIA  PE

2019

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

CLEYTON LUIZ DE MELO PEREIRA

O  LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pós graduação Lato sensu em Ensino de Matemática.

SERTÂNIA- PE

2019                

 O  LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

CLEYTON LUIZ DE MELO PEREIRA

RESUMO

    O presente trabalho trás  como principal objetivo descrever a importância da utilização do lúdico para o aprendizado do aluno e ensinar a solucionar problemas na educação matemática. Os jogos podem proporcionar  uma boa situação-problema, tendo no professor um mediador que possa promover a prática pedagógica com atividades para avaliar os alunos e propor boas questões, dando ênfase e desenvolvimento  a capacidade de compreensão dos conceitos matemáticos. Utilizou-se uma metodologia baseada em pesquisa bibliográfica onde temos informações de que  alguns autores defendem a ideia  que a aplicação dos jogos nas aulas de matemática é  algo que possibilita uma maior aprendizagem aos  alunos fazendo com que as dificuldades apresentadas sejam diminuídas e solucionadas. Tendo assim o professor um ponto de muita importância, já  que  será ele o orientador do  aluno nos jogos, sendo um grande instrumento de aprendizagem,  conhecimento e interpretação do objetivo a ser alcançado com cada tipo de exercício. Chegando a conclusão que os jogos podem ser aplicados tanto no ensino fundamental da série inicial à série final de acordo com  a dificuldade de cada aluno, para que a aprendizagem seja positiva. Os jogos nas aulas de matemática da uma possibilidade de ajudar os alunos que apresentem bloqueio, que temem a matemática ou não conseguem interpretar problemas. Temos o lúdico um novo recurso pedagógico que organiza o pensamento e o raciocínio para resolver problemas e cálculos, os alunos aprendem brincando, sendo um novo conceito de aprendizagem e interação entre professor e aluno.

Palavras-chave: Jogos. Educação. Matemática. Aprendizagem. Metodologia.  

ABSTRACT

The present work backwards, as its main objective, describes the importance of using playfulness for student learning and helps to solve problems in mathematics education. Games can offer a good problem situation, having no teacher or mediator who can promote teaching practices with activities to evaluate students and propose good questions, emphasizing and developing the ability to understand mathematical concepts. Use a methodology used in bibliographic research, where we have information that some authors defend the idea that game applications in math classes are something that allows greater learning for students who make the difficulties are reduced and solved. Having as a teacher a very important point, since he will be the student's advisor in games, being a great instrument for learning, knowledge and interpretation of the goal to be achieved with each type of exercise. Reaching the conclusion that games can be included in elementary school from the beginning grade to the final grade according to each student's difficulty, so that learning is positive.The games in math classes from a possibility to help students who have blockage, who have math or can not interpret problems. We have the new educational pedagogical resource that organizes thinking and reasoning to solve problem and calculations, students learn playing, being a new concept of learning and interaction between teacher and student.

Keywords: Games. Education. Mathematics. Learning. Methodology

Introdução

Por muito tempo lecionar matemática vem sendo vista por alunos como algo tão difícil que os mesmos passaram a ficar cheios de receio e até medo da disciplina, em dias atuais ainda é possível perceber esses sentimentos, o que gera uma grande desarticulação para com a matemática.

A presente pesquisa tem o intuito de mostrar tanto as dificuldades enfrentadas pelo corpo docente quanto pelos alunos, com isso busca- se mostrar novos métodos o quais possam facilitar o aprendizado

matemático.

Ao contrário o processo de aprendizagem e ensino pode ser passado de forma divertida, estimulando o raciocínio lógico, deixando os alunos com autoconfiança, com concentração, criatividade, proporcionando a socialização entre os indivíduos.

Para que esse método funcione será  preciso que os professores tenham a consciência, interesse e estimulo para por isto em pratica, inserindo na aula algumas novidades que o  auxiliará, entre essas novas maneiras de facilitar o estudo da matemática temos o forte aliado a ludicidade em sala de aula.

O lúdico sendo implantado para a matemática abrange um leque de possibilidades de se fazer o um trabalho divertido, que possibilita a interação, raciocínio e o desenvolvimento novas aptidões muitas vezes desconhecidas e fazer assim uma aula diferenciada.

Segundo Antunes (1998) durante muito tempo confundiu-se ensinar com transmitir e nesse contexto o aluno era um agente passivo da aprendizagem e o professor o transmissor não necessariamente presente nos interesses dos alunos.

Com uma sociedade cada vez mais exigente e moderna modelo acima mencinado cada dia se torna mais defasado o que podee não produzir a eficácia necessária diante da grande competitividade existente, onde é fácil entender que  terá sucesso sempre o melhor.

É nesse contexto atual da sociedade a qual fazemos parte que o educador deve preocupar-se com a necessidade em buscar novas técnicas que possibilitem uma melhor preparação dos alunos para um futuro promissor.

O  lúdico em sala de aula transmite significados importantes e visíveis com mudanças na metodologia de ensino, sempre em  busca aperfeiçoamento e crescimento  dos discentes assim como dos próprios docentes.

Para se fazer uso do lúdico não deve -se aplicar de qualquer maneira, é preciso antes de tudo ter um objetivo a ser alcançado , ou seja, os exercícios devem ser planejados, detalhados e observados para que o foco não seja desviado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com