TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Teoria da Justiça do Curso de Direito Universidade Cândido Mendes

Por:   •  26/6/2017  •  Resenha  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA

EICHMANN EM JERUSALÉM

Resenha apresentada à Disciplina de Ética e Teoria da Justiça do Curso de Direito Universidade Cândido Mendes como requisito para composição de nota na P2 da referida disciplina.

 Arendt, Hannah. Eichmann em Jerusalém. São Paulo: Companhia das Letras. 1999. 336p.

A filósofa, escritora, jornalista, teórica política, professora universitária, judia e alemã Hannah Arendt foi designada pelo "The New Yorker" para escrever sobre o julgamento de Adolph Otto Eichmann, funcionário do governo nazista, responsabilizado por crime contra a humanidade pelo extermínio de judeus através da chamada "solução final". Dada a barbaridade dos atos cometidos contra os judeus corroborados por Eichmann, esperava-se um monstro. 

Da visão de Hannah Arendt sobre o julgamento, surgiu a obra "Eichmann em Jerusalém- Um Relato Sobre a Banalidade do Mal". Na obra a autora concentra-se de modo mais forte no diálogo do pensamento filosófico sobre a responsabilidade, o totalitarismo, a políticas a verdade e o mal por meio da dialética.

Fica nítido na obra da filósofa a idéia de que Eichmann não é um monstro ou um psicopata ávido, é sim um medíocre burocrata e em que seu maior objetivo era seguir o que lhe era imposto. Em sua tese, Arendt, escreve que Eichmann afirmou repetidas vezes que praticava o mal sem qualquer motivo ou razão pessoal, somente estava à cumprir ordens e que no cerne do contexto de burocratização do extermínio judeu houve um colapso moral e um problema chamado de “banalidade do mal”. Na Alemanha a banalidade do mal ocorria de forma que o mal era simplesmente praticado seguindo um sistema e as pessoas nem sequer notavam que ele ainda existia, ele torna-se banal. Sobre esse mal Arendt, propõe investigar os aspectos.

Arendt tbm preocupa-se em investigar as implicações morais e civis em relação à responsabilidade individual que resultaram na morte banal de milhões de Judeus.

A estruturação da obra se dá em 15 capítulos e distribuídos em 336páginas.

A obra é iniciada de uma forma um tanto quanto peculiar, no primeiro capítulo, intitulado “A Casa Da Justiça”, a autora descreve detalhadamente o cenário onde o julgamento ocorre, transportando o autor para a Beith Hamishpath. A formação da Corte era de 3 juízes, o advogado de defesa, o promotor com 4 advogados assistentes. É feita a apresentação do caso, sobre quando o primeiro ministro de Israel Ben-Gurion mandou que raptassem Eichmann para que fosse julgado perante um tribunal de judeus e com a ideia de que se conseguiriam ser localizados e julgados outros nazistas a partir desse julgamento, empreitada bem sucedida já que durante o capítulo nos é contado que vários crimes cometidos por nazistas foram julgados a partir do caso Eichmann.

II- Neste capítulo, intitulado de "O Acusado" fala-se mais a respeito da vida de Eichmann, suas vitórias, realizações e fracassos, até sua entrada na Força Militar Nazista. No capítulo também o réu reafirma a sua ideia de ser inocente, alegando que jamais teria matado qualquer pessoa e que ele somente era um burocrata que cumpria regras, mesmo sabendo que a deportação dos judeus em certas condições levaria à morte, ele agiu obedecendo às leis vigentes

O terceiro capítulo da obra é intitulado, "Um Perito Na Questão Judaica, nele é narrada a carreira de Eichmann no governo alemão e a ascensão do acusado, seu sucesso trabalhando numa espécie de emigração forcada, conseguindo emigrar 45mil judeus em somente 8 meses e da criação de um sistema em que a toda a questão emigratória era resolvida num só dia e no mesmo prédio. Destacando que o assassinato em massa dos judeus não era a ideia inicial e sim a deportação deles.

No quarto capítulo, nominado "A Primeira Solução: Expulsão", é relatado o que a autora chama de "primeira solução" que consistia na expulsão dos judeus do território alemão. É interessante que o réu se vangloria por teoricamente ter considerado que salvou milhares de judeus do massacre com a deportação para a Europa, ele era comandante da deportação em Viena.

O quinto capítulo, "A Segunda Solução: Concentração", aborda questão dos campos de concentração e como eles vinham sendo apontados como "solução" à presença dos judeus, uma vez que com a guerra os judeus não tinham para onde ser mandados. Eichmann trabalhou em 2 planos que não tiveram sucesso, mas que serviram para de subterfúgio para esconder as intenções dos nazistas de exterminar todos os judeus, o "plano Madagascar" é outra par aqui os judeus pudessem ter "Terra sob seus pés".

O sexto capítulo, "A Solução Final: Assassinato", se chega onde os nazistas almejavam, após a expulsão e a concentração, se chega ao que se convencionou chamar de "solução final", nela havia o extermínio judeu em massa. Eichmann foi um dos primeiros integrantes da SS em níveis inferiores a saber do plano. Não era algo mostrado às claras, ficava restrito aos altos escalões e em códigos. Eichmann foi mandado para verificar as atividades de extermínio da solução final, nunca se negou a obedecer o que lhe era designado, nem jamais pediu transferência da atividade, mesmo jamais tendo participado diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com