TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS SERVIDORES DA CMPF

Por:   •  29/12/2018  •  Artigo  •  3.131 Palavras (13 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 13

UM ESTUDO SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE PASSO FUNDO

Mateus Cavalheiro da Silva

RESUMO

Este estudo discutiu a relevância do comportamento motivacional, na Câmara Municipal de Passo Fundo, explorado pelas necessidades humanas, a fim de culminar na melhoria dos resultados e no desenvolvimento da satisfação e motivação dos servidores. E, ainda teve como objetivo geral identificar e analisar os níveis de satisfação e motivação dos servidores, e, como objetivos específicos: a) verificar através da revisão bibliográfica o comportamento organizacional e o grau de satisfação e motivação na CMPF; b) identificar as necessidades e insatisfações apresentadas pelos servidores; e c) compreender a importância e influência da motivação e satisfação na execução dos trabalhos dos servidores da Câmara Municipal de Passo Fundo. Tais dados foram identificados através de um estudo de caso, uma investigação exploratória, com abordagem quantitativa, na qual foi utilizado, para a coleta de dados, um questionário pertinente aos indicadores de satisfação, a fim de avaliar a estrutura atual da organização.

Palavras-chave: Motivação. Satisfação. Necessidades. Comportamento organizacional.

ABSTRACT

This study discussed the relevance of motivational behavior, the City Chamber of Passo Fundo, explored the human needs in order to lead to the improvement of results and the development of satisfaction and motivation of servers. And also we aimed to identify and analyze the levels of satisfaction and motivation of servers, and as specific objectives: a) to verify through the literature review organizational behavior and the degree of satisfaction and motivation in CMPF; b) identify the needs and grievances presented by servers; and c) understand the importance and influence of motivation and satisfaction in the execution of the work of the servers of the City Chamber of Passo Fundo. These data were identified through a case study, an exploratory research with a quantitative approach, which was used to collect data, a questionnaire to relevant indicators of satisfaction in order to assess the current structure of the organization.

Keywords: Motivation. Satisfaction. Needs. Organizational behavior.

1 INTRODUÇÃO

É notório que o ser humano traz consigo diversos sentimentos, ambições, expectativas, envolvendo-se na busca pelo conhecimento almejando seu crescimento referente à função que realiza. É fato, porém que as organizações vivem em um ambiente globalizado e competitivo e a busca por resultados torna-se cada vez mais desafiadora. Isto exige cada vez mais dos colaboradores a capacidade de suportar cobranças e viver sob pressão constantemente.

A motivação deve provir da preocupação que os administradores de topo precisam ter em relação ao comportamento dos seus subordinados, e deve ser aplicada em toda a organização. Ela é descoberta através das necessidades e desejos de cada colaborador. Inclusive, é a principal engrenagem no ambiente organizacional, pois faz com que o indivíduo desempenhe com mais habilidade suas atividades e, além disso, atinja maiores proventos. Enfim, os resultados de colaboradores motivados trazem satisfação interior a cada um deles e rendimento empresarial, que é o que toda organização busca e procura entender com relação ao comportamento de seus colaboradores (CHIAVENATO, 1999, p. 89).

Assim, escolheu-se à temática deste estudo, por se entender que, ainda, há muito a ser feito para que o servidor da Câmara Municipal de Passo Fundo sinta-se motivado e satisfeito com o trabalho realizado, seu ambiente e suas relações interpessoais. Sendo que, na sequência explanar-se-á sobre motivação, as necessidades humanas e o ciclo motivacional, bem como o método de pesquisa utilizado para eficácia deste projeto, orçamento e cronograma de execução e apresentação do projeto de pesquisa.

2 MOTIVAÇÃO

Partindo do pressuposto de que empresas que possuem colaboradores motivados rendem mais e aumentam a produção, devemos considerar que nem todo mundo é motivado da mesma forma, o que pode ser motivação para alguns pode não ser para outros. As organizações não têm como criar uma fórmula perfeita para motivar seus funcionários, explica-se então a importância da preocupação e atenção que os líderes necessitam ter para com seus colaboradores.

O ciclo motivacional vem sendo objeto de estudo de diversos pensadores. Antes da Revolução Industrial, a principal maneira de motivar as pessoas era por meio de punições, deixando assim, o ambiente repleto de medo. Os aspectos motivacionais do comportamento humano, pode-se dizer, são muito recentes dentro das organizações e eles têm um papel culminante para o bom andamento dos resultados da empresa. (CHIAVENATO, 1999, p. 89)

Com a evolução administrativa o empregado começou a emitir suas opiniões a respeito de tudo que pudesse colaborar quanto à produtividade. Passou, então, a valorizar os canais de comunicação. Como ressalta Meigniez (1970, p.3): “[...] tudo se passa um pouco como se os homens apresentassem decididamente mais problemas em seu funcionamento natural do que as Máquinas em seu funcionamento artificial”. Isso levou os estudos de suposições um pouco mais elaboradas, no enfoque da administração de Recursos Humanos. Dando continuidade aos estudos para solucionar os antigos problemas de motivação, valorizando muito as técnicas de administrar pessoas.

Até o momento, os estudos estavam sendo direcionados principalmente para descobrir o que se deveria fazer para motivar as pessoas no ambiente de trabalho, dentro da organização. Mas passa-se a perceber que cada indivíduo traz consigo sua própria motivação, que não pode ser sufocada com a aplicação das novas técnicas estudadas.

Valorizando a motivação que cada indivíduo trazia consigo, passou-se a acreditar que a ligação do trabalhador com a empresa seja ela um elo habitual, cada um tem seu próprio poder de criatividade, seu referencial de autoidentidade e, consequentemente sua autoestima. Aqui a motivação passa a ser considerada um aspecto pessoal, ninguém pode motivar ninguém, pois a motivação ao trabalho depende do sentido que o trabalhador dá a ele.

A empresa pode criar um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem com você, consigo mesmas e entre si, e estar confiantes na satisfação das próprias necessidades, ao mesmo tempo em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com