TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO SOBRE LIDERANÇA EM UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS

Por:   •  8/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.985 Palavras (12 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 12

UM ESTUDO SOBRE LIDERANÇA EM UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS EM CAMPINA GRANDE – PB.

Amanda dos Santos Gomes (FMN, amandasantoosg@gmail.com)

Sonaly Pimentel Ferreira da Silva (FMN, sonaly_adm2@outlook.com)

Thiara Suellen Borges Guimarães (FMN, thiarasuellen@hotmail.com)

Paoline Levy Pereira Almeida (FMN, paoline.barros@mauriciodenassau.edu.br)

RESUMO

A liderança não é uma qualidade que nasce com a pessoa. A liderança é uma combinação de habilidades, atitudes e conhecimento que pode ser aprendida e desenvolvida. Para desenvolver suas habilidades de liderança, o mestre ou encarregado de obras necessita de experiência e reflexão. Experiência porque é com a prática que se aprende e reflexão para pensar sobre suas ações e sentimentos. Os programas de desenvolvimento de liderança devem ser bem objetivos, pois só assim você líder entenderá claramente o seu papel e suas responsabilidades, que vão além de conhecer, de modo específico, a prática dos trabalhos do dia-a-dia. Um líder precisa prever e evitar dificuldades, solucionar os problemas relativos aos processos construtivos, manter as equipes de trabalho motivadas e integrar os serviços. Quando os líderes têm confiança sobre o que devem fazer, conseguem motivar seus funcionários e mobilizá-los para a ação. O líder, na construção civil, além de continuar respondendo por questões de cunho operacional e de inovações tecnológicas, passou a ser, também, responsável direto por atrair, reter e desenvolver as pessoas de sua equipe. Além disso, deve interagir com as empresas prestadoras de serviços, que compõem as diversas fases da obra, colaborando para a qualidade do empreendimento. "Um líder precisa prever e evitar dificuldades, solucionar os problemas relativos aos processos construtivos, manter as equipes de trabalho motivadas e integrar os serviços." 

Palavra-chave: Liderança. Prever e evitar dificuldades. Solucionar problemas.

  1. INTRODUÇÃO

Liderança é a arte de gerenciar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos, que se dá em sua essência, através das comunicações e relações interpessoais. Liderar é mais que atribuir tarefas, é ser um fracasso profissional com qualidades ímpares e é um tema de fundamental importância, pois está relacionada com o sucesso ou da organização.

Não significa simplesmente comandar, envolve trabalhar com e por meio de pessoas, na intenção de alcançar determinados objetivos.

A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana e igualmente essencial em todas as funções de comando. Mas ela somente existe quando o líder é reconhecido e respeitado pelo o grupo que o vê como provedor de suas necessidades, porém não depende somente de suas características pessoais, depende também das características e das necessidades do grupo e do contexto enfrentado.

Um fator primordial para o líder é a comunicação, pois é uma força que impulsiona e promove a interação humana, comunicar-se e relacionar-se com seus liderados é uma das maiores dificuldades que qualquer organização pode enfrentar. O líder é o portador da autoridade, ou seja, aquele em quem se reconheçam motivos para ser ouvido, acatado e seguido.

Em recente pesquisa veiculada no jornal Estadão informava que a falta de mão de obra qualificada no Brasil estava se agravando. Na pesquisa apontou-se que das empresas da construção civil pesquisadas 91% tem dificuldade na contratação de profissional, especialmente gerente de projetos e trabalhador manual.

 Como a liderança pode contribuir com os resultados de uma empresa de prestação de serviços? O artigo possui como objetivo geral analisar a importância da liderança em uma empresa de serviços de equipamentos para construção civil, em Campina Grande - PB.

Os objetivos específicos são:

- Conhecer a função do Rh no ambiente de estudo;

- Identificar os cargos que possuem o papel de liderança;

- Propor, se necessário, sugestões de melhorias no processo de liderança.

Os projetos da construção civil (…) são geralmente organizados como redes de companhias independentes – funcionários e especialistas contratados que são engajados para contribuir em áreas específicas de atuação. Neste modo tradicional de organizar os projetos da construção civil, a coordenação é efetuada através de encontros no canteiro onde o gerente/contratante cuida dos interesses de cada parte em separado. Com isso as atividades específicas fazem parte do contrato individual de especialistas e funcionários, o que significa que cada trabalhador cuida de seu próprio interesse, praticamente inexistindo interação entre equipes. (BUCH e SANDER, 2005).

 

Por esses motivos deve-se investir cada vez mais em modelos eficazes de formação das lideranças, seja para consolidação na posição de líderes que já ocupam, ou para transição de cargos e formação de novos líderes diante das mudanças e transformações vividas atualmente pelas organizações, que encontram desafios como alta rotatividade de pessoas, otimização de custos e a busca pela excelência dos processos.

2- ASPECTOS TEÓRICOS

2.1 CONCEITOS DE RECURSOS HUMANOS (RH)

A gestão de pessoas, ou administração de recursos humanos, é uma associação de habilidades e métodos como o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano de uma organização. Sua finalidade básica é nortear e direcionar os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa, um dos conceitos mais conhecidos acerca da administração de recursos humanos foi elaborado pelo doutrinador Idalberto Chiavenato, o qual ele diz que: “gestão de pessoas é o conjunto integrado das atividades de especialistas e gestores como agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas – no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização”. (CHIAVENATO, 2002)

O planejamento do RH é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. E a sua função é contemplada em áreas como recrutamento e seleção, remunerações e benefícios, formação, treinamento e desenvolvimento.

A administração de recursos humanos hoje tem seu foco no relacionamento entre os colaboradores e a organização, dentre os principais objetivos da área, como; desenvolver a cultura organizacional, melhorar o ambiente de trabalho, estabelecer e realizar a remuneração dos funcionários, avaliar o desempenho dos colaboradores, manter o ambiente de aprendizado e prezar pela a higiene e segurança do trabalho. A gestão de recursos humanos é não mais do que a utilização eficiente dos colaboradores através do uso efetivo dos seus talentos e habilidades com vista ao atingir dos objetivos da organização sem esquecer o bem-estar dos próprios colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (192.7 Kb)   docx (79.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com