TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE EMPRESA CONCESSIONÁRIA DE PEÇAS E PRESTADORA DE SERVIÇO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Por:   •  21/8/2016  •  Monografia  •  6.588 Palavras (27 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 27

ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE EMPRESA CONCESSIONÁRIA DE PEÇAS E PRESTADORA DE SERVIÇO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

JÚLIO CEZAR NELSON DOS SANTOS[1]

                LILIAN GONÇALVES[2]

RESUMO:

O presente trabalho teve o objetivo de verificar a contribuição que a análise dos índices financeiros através das demonstrações contábeis traz para os gestores no auxílio na tomada de decisão e de demonstrar a situação econômico-financeira da empresa em um período determinado. No sentido, o presente trabalho trata de realizar as análises dos índices financeiros de uma concessionária de peças e prestadora de serviço localizada na cidade de Presidente Prudente-SP. Como técnica de estudo foi adotada a pesquisa quantitativa e qualitativa, procedimento metodológico de estudo de caso e análise dos dados. As análises ocorreram com base no balanço patrimonial e na demonstração do resultado do exercício dos anos de 2012 e 2013, que foi possível realizar a análise dos resultados obtidos dos índices financeiros, e assim, concluir que a empresa está em uma situação desfavorável. Em busca de melhorar o cenário dos períodos analisados, a empresa adotou novos procedimentos, onde renegociaram novos empréstimos com taxas menores e maiores prazos de pagamento, houve a estratégia de alienação de imobilizados e a opção de parcelamento de pagamento de tributos.

Palavras-chave: Análise; índice financeiro; demonstrações contábeis; controle.

1 INTRODUÇÃO

        

Nos dias atuais, com o grande número de mudanças no cotidiano das organizações e a grande necessidade do auxílio nas tomadas de decisões nas empresas, a contabilidade passou de um simples meio de informação do lucro obtido.

Nesse contexto, a análise das demonstrações contábeis através dos índices financeiros é uma importante ferramenta que tem o objetivo de gerar informações do desempenho financeiro da organização, além de ser possível estudá-la por meio de comparação e interpretação dos dados extraídos, retratando a situação financeira da empresa.

Será objeto de estudo, o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, que são as principais demonstrações que fornecem os dados para análise e interpretação além do estudo e análise dos índices financeiros de liquidez, rentabilidade e estrutura de capital, no qual serão abordados no decorrer do presente trabalho.

Em sua problemática, a pesquisa retratará como a análise das demonstrações contábeis auxilia os gestores em seus processos administrativos de estratégia e de tomada de decisões.

A pesquisa justifica-se pela importância que o tema se dá aos gestores, administradores, sócios, acionistas, além de ser importante em qualquer empresa independente do ramo de atuação ou do seu porte, que visa proporcionar o retorno de como estão sendo realizados determinados processos, o reconhecimento da situação financeira e o auxílio em direcionar investimentos futuros. Sendo assim, Rinaudo (2010) o tema é de suma importância, pois auxilia a boa administração por meio de dados, permitindo clareza no gerenciamento e qualidade nos processos.

A estrutura do presente trabalho foi organizada primeiramente no aspecto introdutório, posteriormente, embasamento do referencial teórico com auxílio de autores especialistas no tema, estudo do caso de empresa escolhida e consequentemente análise das demonstrações contábeis e por fim, através dos itens citados acima, foram feitas considerações sobre o cenário que empresa se encontra nos períodos analisados.

2 REFERENCIAL TEÓRICO  

2.1 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

        

As demonstrações contábeis são relatórios extraídos pela contabilidade, a fim de expressar a situação patrimonial e financeira da empresa. Essas demonstrações são capazes de auxiliar os usuários no processo de tomada de decisão.

As empresas deverão seguir as regras expostas da chamada Lei das Sociedades por Ações, lei nº 6.404/76, para elaboração das demonstrações contábeis, sendo de capital aberto ou não, a fim de cada exercício social.

Para caráter de fundamentação legal, seguindo o exposto acima, segue artigo 176 que dispõe sobre a elaboração das demonstrações contábeis conforme abaixo:

Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

I - balanço patrimonial;

II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

III - demonstração do resultado do exercício; e

IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638, de 2007)

V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638, de 2007).

        

        As demonstrações contábeis poderão ser complementadas por notas explicativas e outros relatórios analíticos, necessários para evidenciar a situação patrimonial e o resultado do exercício da organização.

        Portanto, as elaborações das demonstrações contábeis, complementada com as notas explicativas, proporcionam uma base de informações indispensáveis aos administradores, acionistas, diretores, gerentes e aos usuários sobre a situação financeira da empresa.

2.2 PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 

2.2.1 BALANÇO PATRIMONIAL

A mais importante demonstração ou o mais importante relatório de uma empresa, o Balanço Patrimonial. Tal importância se dá por conta do balanço patrimonial ser a fotografia da empresa, demonstrando todos os bens e os deveres, além de demonstrar a situação patrimonial e financeira da organização. Seguindo isso, de acordo com Marion (2007) tal importância se dá por ser utilizado para verificar a situação patrimonial e financeira de uma empresa ou entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (385.6 Kb)   docx (235.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com