TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO PARA OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE ESTOQUE DE UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.235 Palavras (13 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 13

ESTUDO DE CASO PARA OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE ESTOQUE DE UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS

Guilherme Schäfer Michels

guimichels@hotmail.com +55 51 96341484

Claudio Moreira da Silva Junior

claudiomoreirajr@gmail.com +55 51 98793424

Flavio Luvas da  Rosa

Flavio@faccat.br +55 51 85946478

RESUMO        

O principal objetivo deste artigo é apresentar um estudo, com base em pesquisas, sobre a  principal falha na gestão de estoques do processo de logística de uma empresa prestadora de serviços , procurando-se identificar suas principais dificuldades e evidenciando-se a proposta de implementação de uma ferramenta para redução de desperdícios de tempo no atendimento. No trabalho é apresentada uma revisão conceitual sobre os seguintes temas: gestão de produção, logística e desperdícios na gestão de estoques internos. Ao final são feitas algumas considerações sobre a utilização dessa ferramenta na realidade da empresa usada como modelo.

Palavras chave: Gestão; Estoque; Processo; Automação.


ABSTRACT        

The main objective of this paper is to present a study, based on research on the major flaw in inventory management of a logistics service provider process, seeking to identify their main difficulties and showing up the proposal for implementation of a tool to reduce wastage of time in care. Production management, logistics and waste management in internal inventory: a conceptual review on the following topics is presented in the work. At the end are some considerations on the use of this tool actually used the company as a model.

Keywords: Management; stock; process; Automation.


  1. INTRODUÇÃO

Segundo Oliveira (2004), as organizações encontram-se inseridas em um cenário de constante procura pela competitividade, consequência do processo de globalização de mercados. Assim, as empresas tendem a buscar melhores condições para uma inserção estável e permanente no mercado, visando otimizarem seus processos, tanto logísticos, quando organizacionais, para que possam ter o maior rendimento possível de suas atividades, tanto financeiramente, quanto da satisfação de seus clientes.

Daskin (1985) afirma que, a logística pode ser compreendida como o planejamento e a operação dos sistemas físicos, informacionais e gerenciais necessários para que os insumos e produtos vençam condicionantes espaciais e temporais de forma econômica. Como se percebe na descrição de Daskin, a logística não trata apenas de sistemas físicos, mas, também, de métodos gerenciais e de informações. Por tal razão, hoje é imprescindível relacionar a área de logística com a Tecnologia da Informação (TI). O parelhamento de estratégias entre as duas permite a gestão integrada dos sistemas descritos por Daskin.

Analisando o processo de trabalho de uma empresa prestadora de serviços, foi possível localizar problemas no método de gestão de seus produtos disponíveis para venda. Juntamente com os proprietários, identificamos a existência de falhas no método de atendimento aos clientes, e também no controle interno de dados necessários para pedidos e etc. Segundo Kanitz,apud Mosimann e Fisch (2008), a função do Controle Interno configura-se como um instrumento administrativo exigido pela complexidade das empresas a fim de atingir um bom desempenho.”

A partir desta análise, identificamos que a principal falha no processo de controle interno da empresa, estava no método de atendimento, localização e encomenda de produtos, onde o modo como esta parte do processo é realizada, gera uma perda no tempo de atendimento considerável, e também na possibilidade de um maior numero de clientes atendidos no mesmo tempo hábil.

Este artigo apresenta uma analise qualitativa, que teve como objetivo identificar, analisar e sintetizar os fatores que podem estar comprometendo a utilização do tempo de atendimento utilizado pelos profissionais da empresa prestadora de serviços no ramo de Beleza e Cosmética. Foram analisadas no decorrer da pesquisa, o método de atendimento, numero de clientes e o fluxograma do processo utilizado pela empresa. O restante deste artigo está organizado conforme segue: a seção 2 apresenta a revisão teórica, a seção 3 metodologia, a seção 4 apresenta os resultados e discussões, e a seção 5 traz as conclusões.

  1. REVISÃO TEÓRICA

2.1 A armazenagem e suas atividades

Normalmente as atividades de estocagem não agregam valor ao produto, podendo, em alguns casos, até mesmo aumentar significativamente os custos do mesmo. Por outro lado, se utilizada de forma adequada, a armazenagem pode se constituir em uma importante vantagem competitiva (MOURA, 1997).

A armazenagem é uma prática logística, a qual se faz necessário a administração do espaço e do tempo. É importante não confundi-la com a estocagem, prática que está contida no processo de armazenagem. O principal objetivo da armazenagem é proteger o material da maneira mais econômica e racional possível.

O recebimento é o estágio inicial do processo de armazenagem. Significa o aceite físico dos produtos, após checagem das condições físicas do produto e dos dados da nota fiscal (ARBACHE, 2004).

O processo de estocagem é fundamental na manutenção da organização de um armazém, bem como na otimização da produtividade operacional. É por meio de um bom processo de estocagem que podemos contar com uma boa ocupação do espaço, boa utilização dos recursos operacionais, otimização do tempo do pessoal e facilidade no processo de separação de pedidos (BANZATO, 2003).

 

 2.2 A tecnologia da informação aplicada à logística

Com o ambiente empresarial cada vez mais competitivo, a tecnologia de informação, quando bem utilizada, torna-se um diferencial para as empresas que buscam a excelência do atendimento ao cliente. Dessa forma, cada vez mais as empresas procuram alternativas para facilitar o gerenciamento de suas atividades, visando aumentar o controle e obter informações precisas que possam, de fato, agilizar a tomada de decisões e, consequentemente, melhorar o nível de serviço prestado (FLEURY, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (581.8 Kb)   docx (406.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com