TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANALISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA UM E-COMERCE NO SEGMENTO DE BIJUTERIAS

Por:   •  21/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

CAMPUS DE RIO PARANAÍBA

PEDRO SILVEIRA GUIMARÃES - 4728

UMA ANALISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA UM E-COMERCE NO SEGMENTO DE BIJUTERIAS

RIO PARANAÍBA- MINAS GERAIS

2021


PEDRO SILVEIRA GUIMARÃES - 4728

UMA ANALISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA UM E-COMERCE NO SEGMENTO DE BIJUTERIAS

Parte de um trabalho apresentado à Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba como parte das exigências da disciplina ENP 371–Engenharia Econômica.

Professora Rafaela Machado.

RIO PARANAÍBA- MINAS GERAIS

2021

Análise de Viabilidade Econômica

O mercado da moda é bem vasto no Brasil, segundo Goulart (2014), isso ocorre especialmente devido ao caráter multicultural do país e á valorização da moda mundialmente, que permite assim o consumo por diversos grupos diferentes. Sendo assim, é possível afirmar que a comercialização de produtos ligados a beleza e aparência é um grande segmento que pode ser explorado por diversas maneiras, como, roupas, calçados, acessórios entre outros. Pensando nisso o grupo decidiu criar um projeto de e-comerce focado na venda de bijuterias, que é um dos segmentos da moda q está sempre movimentando o mercado de acessórios.

Através de pesquisas e de uma entrevista feita com uma lojista da área, tornou-se viável escolher quais produtos teriam uma maior saída, além de criar uma possível projeção dos custos e das receitas que o e-comerce apresentaria. Abaixo pode-se visualizar esses dados apresentados em uma tabela com períodos referentes a um ano.

TABELA1: Custo/ Receita por produto

[pic 1]

A partir disso, o grupo definiu alguns outros custos que deveriam ser levados em conta ao longo do tempo e na criação do e-comerce, tais como: custos fixos, custos trabalhistas, impostos, custos relacionados à criação do site e manutenção do mesmo, empréstimos e entre outros.

Os custos que serão apresentados abaixo foram estimados através de pesquisas em sites de bancos (empréstimo), em reuniões com empresas especializadas em criação de sites, em entrevistas com pessoas atuantes no setor de bijuterias, artigos que apresentaram perspectivas sobre o mercado futuro e cálculos feitos pelos próprios integrantes do grupo.

TABELA 2: Custos Fixos

[pic 2]

TABELA 3: Custos com funcionário

[pic 3]

É importante afirmar que a folha salarial e os impostos sobre a mesma só foram considerados após o quinto período, pelo fato do grupo considerar que um colaborador só seria necessário após cinco períodos desde a abertura do negócio.

TABELA 4: Empréstimo

[pic 4]

O empréstimo foi calculado através da ferramenta PGTO, com uma taxa de pagamento de 3,3% ao mês em um período de nove anos ou 108 meses. Estes dados foram retirados do site da Caixa Econômica Federal, é um empréstimo para microempreendedores que possuem o MEI (Microempreendedores Individuais). Este empréstimo ainda possui uma taxa de abertura de 3% considera apenas no primeiro mês. A mesma vai ser exposta apenas na tabela de fluxo de caixa, que será apresentada abaixo.

TABELA 5: Fluxo de caixa

[pic 5]

Esta planilha é uma previsão dos dez primeiros anos da criação de um e-comerce de bijuterias restrita apenas cinco produtos, na mesma é possível ver possíveis ganhos, custos e receita. Além de exibir um grande crescimento da empresa e dos lucros que a mesma pode gerar.

Com todos esses dados apresentados o grupo visou criar um plano de negocio sobre este segmento. Este plano irá apresentar uma proposta de valor, publico alvo, o tipo de relacionamento com os clientes, parcerias que podem ser efetuadas ao longo dos anos, planos de marketing. Ou seja, uma estrutura que dará um direcionamento do que deve ser feito para de fato abrir este tipo de comercio, pode-se denominar isto como um Canvas.

FIGURA 1: Canvas

[pic 6]

Visando idealizar o projeto, deve-se criar estratégias de investimento, além disso, é importante considerar o surgimento de possíveis incertezas que podem ocorrer ao longo de toda a construção e materialização do plano. Sendo assim, torna-se relevante conhecer e ajustar matematicamente o risco e a sensibilidade da demanda deste projeto, dados esses que serão relevantes para traçar os melhores caminhos para o sucesso.

Tendo isso em vista, notou-se que é necessário atender a uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) ou retorno, para isso acontecer a taxa Selic anexada à uma taxa de risco foram consideradas para o levantamento da TMA. Com isso, pode-se falar que a TMA equivale a 10,65%, sendo 2,65% da taxa Selic registrada pelo Banco Central do Brasil e 8% pela taxa de risco ajustada pelo grupo.

A partir disso, dados como Valor Presente Liquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), payback simples, payback descontado e a taxa de sensibilidade que serão calculados e mostrados a seguir. Para a realização dos mesmos, foi necessário criar um novo fluxo de caixa para ajustar o ano zero com os investimentos iniciais, isto também será demonstrado. Vale ressaltar que essas informações irão evidenciar a viabilidade do projeto, ou seja, o empreendimento será viável ou não para os futuros investidores.

TABELA 6: Novo fluxo de caixa

[pic 7]

É preciso explicar que no ano zero os investimentos considerados foram os gastos com fornecedores e despesas para a criação do site da empresa, sendo R$12.500,00 e R$2.000,00 respectivamente. Considerando este novo modelo as operações VPL, TIR e payback foram projetados, e serão salientadas a seguir.

TABELA 7: Viabilidade

[pic 8]

Analisando os dados obtidos pode-se concluir que este investimento tem uma Taxa de Retorno Interna de 15%, ou seja, este investimento se torna viável pelo fato da TIR exceder a Taxa Mínima de Atratividade. Além disso, o dinheiro aplicado no empreendimento será retornado em 9,95 anos, em outras palavras é o tempo que leva para recuperar o dinheiro investido para a realização do negócio. Com esses dados a viabilidade do projeto começa a ser uma realidade, mesmo com um payback relativamente alto a empresa conseguirá se manter no mercado e gerar lucros relativamente positivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (955.1 Kb)   docx (855.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com