TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ORGANIZACAO E AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  2.116 Visualizações

Página 1 de 3

01 – O que é uma organização? Como se dá um Ambiente Organizacional?  Qual o Contexto para diferenças e semelhanças dos Ambientes Organizacionais? Justifique;

R:         Uma organização nada mais é do que a união de pessoas, ideologias e equipamentos (recursos) que tem por finalidade atingir um ou mais objetivos. Elas possuem a função de organizar e tornar produtivo as informações e conhecimentos deste grupo de pessoas.

        Toda organização sofre influências de fenômenos externos que podem afetar positivamente ou negativamente as organizações a atingirem seus objetivos. Toda e qualquer organização possui um determinado modelo de gestão de pessoas, e que para conseguir competitiva no mercado, este modelo de gestão necessita estar em constante transformação e adaptação, pois o mercado é altamente competitivo, e com isso deve sempre estudar novas práticas de gestão.         

        Neste contexto, podemos analisar que independente do tipo ou ramo de uma organização, seja ela uma fábrica, escola, hospital, uma cooperativa etc., toda organização estará sofrendo influência do mercado que está cada dia mais competitivo e complexo. E isso irá exigir gestores comprometidos com os resultados, e que possuam uma visão empreendedora para trabalhar em equipe com todos os parceiros, para assim, encontrando soluções para os problemas e atingir seus resultados (metas).

02 - Comente sobre 03 principais desafios para o gestor de pessoas frente aos diversos ambientes organizacionais.

R:        Um gestor deve manter seu ambiente interno sempre harmônico, com uma equipe sempre motivada e buscando constante atualização de conhecimento, atuando sempre como um líder dinâmico, criativo, empreendedor, e desenvolvendo formas de organização inovadoras, e sempre atendendo as necessidades de sua equipe.

        Manter a empresa estável e competitiva acredito que seja um dos maiores  desafios enfrentados pelo gestor de pessoas, em um mercado caracterizado atualmente como século de competição, ou seja, o gestor tem que buscar estratégias para competir, ganhar mercado e vencer seus concorrentes dia-a-dia.

        Outro grande desafio é fazer que a organização gerar lucro (ou atingir seus objetivos), analisando tudo os custos que uma empresa possui desde o início de sua abertura com documentação, e depois durante seu funcionamento com a grande carga de impostos e tributos, salários, matéria-prima, equipamentos e demais despesas, ela só será lucrativa se o valor que ela criar for maior que todos seus custos e recursos utilizados.

03 – Caracterize as organizações: quanto ao porte e estrutura, ramo de atividade, capital, categoria jurídica.

R:

-Porte e estrutura: micro, pequena, média e grande empresa;

        -Ramo de atividade: indústria, comércio, instituição de ensino , entidades religiosas, hospitais, teatros, cinemas, transportes, etc...;

        -Quanto ao capital: capital nacional, capital internacional, capital misto, capital multinacional;

        -Quanto a categoria jurídica: Sociedade Ltda, Sociedade Civil, Sociedades Anônimas, Sociedades Mistas.

04 - Em relação ao caso Telelatina, destaque 3 problemas de ordem de gestão de pessoas e apresente a sua sugestão para resolver o problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com