TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ANHANGUERA: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.684 Palavras (19 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Curso de Graduação Administração para EAD.

Polo Novo Hamburgo, RS.

Novo Hamburgo, 24 de Abril de 2013.


Curso de Graduação Administração para EAD.

Polo Novo Hamburgo, RS.

RESUMO

Trabalho acadêmico apresentado à
Faculdade de Administração de Empresas da Universidade Anhanguera, como requisito parcial da obtenção do 5º semestre letivo sobre orientação da Professora Ivonete Melo de Carvalho e tutora presencial Aline Venturini.

Novo Hamburgo, 24 de Abril de 2013.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1. TIPOS DE INVESTIMENTOS        

1.1 DESCRIÇÕES DO INVESTIMENTO PRETENDIDO        

2. ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE        

2.1 CÁLCULOS PROJETOS EMPRESA - DRE        

2.1.1 Fluxo de Caixa Relevante – Diagrama        

3. MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS        

3.1 TAXASELIC        

3.2 TÉCNICAS DE INVESTIMENTO        

3.3 CÁLCULOS TIR, VPL E PAYBACK        

3.3.1 Avaliação dos Resultados da TIR e VPL e Payback        

4. EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS        

4.1 TIPOS DE INFRAÇÃO        

4.1.1 Índices utilizados para medir a Infração        

4.2 IMPOSTO DE RENDA E DEPRECIAÇÃO        

4.3 ANÁLISE DE SENSIBILIDADE        

4.3.1 Cálculos da Análise de Sensibilidade        

5. RELATÓRIO        

6. BIBLIOGRAFIA        


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo desenvolver as competências e habilidades correspondentes as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de apresentar o desenvolvimento de um projeto que seja viável e traga boa rentabilidade.

Na primeira etapa serão abordados relatórios sobre Tipos de investimentos e elaboração de projeto empresa.

Na segunda etapa o propósito desenvolvido é o raciocínio lógico e formulação de cálculos referente à viabilidade econômica da empresa projeto.

Na terceira etapa abrange as principais informações da viabilidade econômica da empresa, para que se possam tomar as decisões necessárias para uma empresa saudável.

Na quarta etapa é aprimorado o conceito de inflação, seus respectivos cálculos, com fins de verificar os seus efeitos na análise de investimento.

A cada etapa proposta será aplicado um conhecimento diferenciado, onde conheceremos os tipos de investimentos, os meios de calcular, e informações do que se pode obter através destes.

Será visto as teorias e suas aplicatividades, também a própria formatação do trabalho, por si, através das regras da ABNT.

O objetivo desta atividade prática é trazer conhecimento específico, visão sistêmica da contabilidade, raciocínio lógico e crítico, em prol de uma formação independente, e autocrítica para futuros administradores.

Por fim, para cada processo das etapas, tem um aprofundamento, conhecimento, exercício e focalização, onde se encontra, reconhece, pensa e atua para correção dos problemas de maneira estrategicamente.


1. TIPOS DE INVESTIMENTOS

Investimento é o ato de renunciar a um recurso presente na expectativa de ampliar este recurso no futuro.

É comum o uso da palavra investimento no nosso cotidiano. O simples fato de guardar dinheiro em uma caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa, entre outros, são tratados como investimento mesmo sendo tão diversos.

Mas não é por acaso que tantas circunstâncias são denominadas de investimento, existe algo em comum. O conceito de investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro. Então, os exemplos que foram citados mesmo sendo tão diversos são denominados de investimento por terem a mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.

Basicamente os investimentos são divididos em três grandes categorias quanto à origem. Temos os seguintes tipos básicos:

Investimentos públicos: São financiados pelo governo ou por entidades públicas, com fins específicos de retorno sociais e não visando um retorno monetário. Como por exemplo, escolas, creches, hospitais.

Investimentos privados: São financiados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, sendo o maior responsável por geração de tributos e empregos de qualquer país capitalista; este com fins especificamente monetários. Como por exemplo: lojas, prestação de serviços, restaurantes.

Investimentos mistos: São financiados em conjunto por governo ou entidades públicas e por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, estes buscam o bem-estar social, geração de empregos e fins lucrativos. Geralmente são grandes instituições, como por exemplo: Petrobrás, Banco do Brasil, Mineradora Vale do Rio Doce.

Investimentos têm uma grande importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações, ajudam no aumento do PIB e em pelo menos dois aspectos dentro das organizações, expansão e reposição de capital.

É muito vasto o rol de opções para investir, com alguns oferecendo mais riscos e outros menos, cabendo ao administrador de forma racional analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos:

Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Sobre esse aspecto o administrador deverá escolher a opção com menos risco e mais rentável para a organização.

Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (254.2 Kb)   docx (82 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com