TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO UNIESP

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO UNIESP

 

OPTATIVA II NEGOCIAÇÃO

PENSAMENTO NÃO LINEAR

PROFESSOR: RUI BARBOSA

TURMA: 7 - D - ADM – M

ALUNA: IVANIR SPETH                                                                          RA: 0050039540

SÃO PAULO, MARÇO DE 2015.

Hipnose Erikcsoniana… Como pensar diferente.

A lógica linear.

O “pensamento linear” é definido como:

Um processo de pensamento que segue ciclos conhecidos ou progressões passo a passo nas quais uma resposta deve estar inserida em uma sequência pré-definida de passos.

Se a = b, e b = c, então a = c. Ou seja, o pensamento em “linha reta”!

A aplicação do pensamento linear pode ser encontrada no método socrático:

Um meio de questionar e debater entre indivíduos com ideias contrárias baseado em perguntas e respostas para estimular o pensamento racional e iluminar as ideias.

Nós aprendemos matemática através do raciocínio lógico linear e tendemos a aplicar esse processo lógico no dia-a-dia usando nossa consciência (córtex pré-frontal). Isso representa menos de dez por cento de nossa capacidade cerebral. Essa vem de nossa necessidade inerente – como parte das funções executivas do cérebro – de categorizar e rotular nossas experiências na mente e fazer projeções sobre qual será a consequência de uma ação, desenvolvendo um contexto racional com nossa experiência de vida. Comparamos nossas expectativas com nossa experiência, ponderamos as similaridades e adaptamos nosso modo de pensar de acordo com a necessidade.

Os perigos da lógica linear

É perigoso confiar demais na lógica linear. O pensamento e o processo lógicos excluem mais de 90 por cento de nossa capacidade mental, que estão no inconsciente!

Ah! Também há perigo na determinação do ponto de partida de nossas questões. Uma vez que o ponto de partida é escolhido, o número de soluções lógicas para um problema fica limitado. Por exemplo, imagine um dono de loja que acredita que deve aumentar sua receita para lucrar mais. Ele tenta de diversos modos – inclusive propaganda, aumento do sortimento e agrupamento de produtos – vender de qualquer maneira a seus clientes. Mas, esquece-se de que também poderia reduzir seus gastos para aumentar o lucro, deixando, assim, de fazer algo que seria muito menos dispendioso e com opções menos drásticas.

Este é um exemplo simplista, mas ressalta o ponto em que, para qualquer processo lógico, deve haver como ponto de partida uma decisão sobre a “verdade” da questão inicial proposta.

UE na das sofisticações da lógica é que esse processo de pensamento nos permite chegar a uma resposta começando de um determinado ponto de partida. Assim, é muito comum desenvolver dependência de pontos de partida “constantes” simplesmente porque foi isso que sempre fizemos – pontos esses que podem ser verdadeiros ou falsos ou que nos impedem de encontrar uma resposta muito melhor.

Pensamento “não linear”

O Inconsciente

Pensamento não linear:

O pensamento humano é caracterizado pela expansão em várias direções, e não uma única, com base no conceito de que há vários pontos de partida desde os quais podemos aplicar a lógica a um problema.

O pensamento não linear é menos constringente – deixando o lado inconsciente correr livremente, porque não se limita ao pensamento lógico. É como deixar uma criança correr solta na encosta de uma montanha. Qualquer objeto de interesse será completamente investigado antes de “pular” para o próximo, aparentemente sem relação com o objeto anterior, quando visto pela mente consciente! Parece-se muito com um brainstorming – permitindo que os pensamentos fluam livremente na tentativa de encontrar algo de especial no processo. É o processo criativo. O pensamento não linear aumenta o número de resultados possíveis por não definir um determinado ponto de partida para qualquer processo lógico. Em vez disso, começa a partir de vários pontos simultaneamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com