TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA DO LEAN EM UMA OPERAÇÃO DE CARREGAMENTO DE PRODUTO ACABADO

Por:   •  2/6/2018  •  Monografia  •  9.276 Palavras (38 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS[pic 3]

CENTRO DE CIÊNCIAS EM GESTÃO E TECNOLOGIA

Campus Sorocaba

Curso de Bacharelado em Administração

Rodovia João Leme dos Santos (SP 264), Km 110, Bairro Itinga, Sorocaba-SP.

CEP 18052-780. Telefone: (15) 3229-5997

[pic 4]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ADMINISTRAÇÃO

Fernando Pasqualotti Sena

Murilo Corrêa dos Santos

UTILIZAÇAO DA FERRAMENTA DO LEAN EM UMA OPERAÇAO DE CARREGAMENTO DE PRODUTO ACABADO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Administração da Universidade Federal de São Carlos, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientação: Prof. André Felix

Sorocaba

2017


UTILIZAÇAO DA FERRAMENTA DO LEAN EM UMA OPERAÇAO DE CARREGAMENTO DE PRODUTO ACABADO

Fernando Pasqualotti Sena fernando.sena@dms.com

Murilo Corrêa dos Santos murilo@pktdesenvolvimento.com.br

Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Resumo

Busca-se trazer neste trabalho de pesquisa, o panorama atual de um mercado competitivo, onde as empresas buscam uma alta eficiência, redução de custos e há vários desperdícios no seu processo. Para alcançar esse objetivo, se utilizam muitas das ferramentas do Lean Manufacturing, que será conceituado ao longo do trabalho, e que se forem implementadas de forma correta podem trazer muitos benefícios. Também abordaremos com mais amplitude, o "Kaizen", palavra japonesa que significa “melhoria contínua”. O Kaizen envolve todos os colaboradores da empresa em um esforço conjunto para melhorias de processo. A diferença entre Kaizen e produção enxuta está no fato de que a produção enxuta visa eliminar desperdícios, enquanto que o Kaizen trata dos processos de melhoria contínua. O método desse trabalho é uma mudança operacional, que consiste em uma observação inicial das necessidades de melhorias, posteriormente uma análise de viabilidade financeira da proposta e por fim a implantação deste novo modelo de carregamento nas plantas de produção e centrais de distribuição. O Kaizen apresenta mudanças incrementais nos processos de uma empresa, e é necessário seguir uma metodologia de PDCA para o sucesso de sua implementação.

Palavras-chave: Lean Manufacturing. Kaizen. Melhoria Contínua. Mudança Operacional. Modelo de Carregamento.

ABSTRACT

This research intends to show the current panorama of a competitive market, where companies seek high efficiency, cost reduction and there are several wastes in their process. To achieve this goal, many Lean Manufacturing tools are used, which will be conceptualized throughout the work, and if implemented correctly can bring many benefits. We will also address more broadly the "Kaizen", Japanese word for "continuous improvement." Kaizen involves all employees of the company in a joint effort for process improvements. The difference between Kaizen and lean production lies in the fact that lean production aims to eliminate waste, while Kaizen deals with processes of continuous improvement. The method of this work is an operational change, consisting of an initial observation of the needs for improvements, later a financial feasibility analysis of the proposal and finally the implementation of this new loading model in the production plants and distribution centers. Kaizen introduces incremental changes in a company's processes, and it is necessary to follow a PDCA methodology for successful implementation.

INTRODUÇÃO

        Apresenta-se nessa pesquisa de revisão literária, a importância da utilização do Lean Manufacturing em operações de carregamento de produto acabado. Através das explanações sobre os conceitos de variadas técnicas, busca-se expor a necessidade de adaptação à esses métodos que trazem maior produtividade e lucratividade para a movimentação logística das empresas.

Referente ao sistema Toyota de produção, mostra-se que com o aumento da competitividade, fez-se necessário implementar melhorias e novas ferramentas a fim de ganhar competitividade no mercado. O sistema Toyota é mundialmente conhecido por ser altamente efetivo em melhorias de processo; melhoria contínua no trabalho; no cotidiano das pessoas e nas indústrias de hoje.[1] (SLACK, 2002).

Dentro do Lean Manufacturing, há uma ferramenta conhecida como kaizen. Segundo IMAI (1994), kaizen é uma palavra japonesa que significa " melhoria contínua" e veio representar a prática de melhoria, eliminando desperdícios e envolvendo todos os empregados, evitando o gasto recursos financeiros desnecessários, permitindo às companhias baixarem custos e melhorar a qualidade do produto final.

A necessidade de eventos kaizen, deu-se com a busca em aperfeiçoar a entrega do produto final e combater os desperdícios; de acordo com Smeds (1994), uma reorganização da manufatura de acordo com os princípios de produção enxuta, pode disparar uma mudança organizacional radical, com uma nova estrutura, estratégia e cultura.

Nesse contexto, buscamos durante o trabalho conceituar e expor a metodologia de kaizen no processo de carga e descarga de produtos acabados, substituindo a mão de obra humana, por empilhadeiras acopladas de Rollerforks (garfos com roletes, que substituem os garfos usuais), para aumentar a produtividade, com menores custos e eliminar desperdícios.

Segundo Correa (2004)Além dos ganhos operacionais, esse trabalho visa mostrar que o kaizen também traz outros benefícios, tais como: melhoria no fluxo, eliminação de vulnerabilidades de ergonomia e segurança, bem como um produto final com melhor qualidade.[2] (CORREA, 2004)

2.  REVISÃO DE LITERATURA

Através de pesquisas literárias, buscou-se apresentar os ganhos obtidos com a adoção de práticas Lean, bem como a identificação de oportunidade de melhoria na utilização dos conceitos e ferramentas relacionados à Produção Enxuta na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.7 Kb)   pdf (704.3 Kb)   docx (324.2 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com