TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operador de Misturador Auxiliar de esteira e produtos acabados

Por:   •  20/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

De acordo com o propósito do trabalho, realizamos entrevistas para mostrar e concluir a liderança na questão de comando de controle. Como se comportam líderes e liderados através de tal tipo de liderança abordada dentro desta empresa. Com essa entrevista podemos enxergar aspectos positivos e negativos, levando em consideração que tipo de empresa estamos e lhe dando e qual  o segmento dela.

As questões foram direcionadas para: Líder - Operador de Máquina Jones, responsável por 14 pessoas que compõe a linha de montagem dos produtos da empresa Santa Clara - Mossoró – RN.

Liderados: Operador de Misturador, Auxiliar de esteira e produtos acabados.

Partindo do Ponto de HERSEY e BLANCHARD: "A liderança ocorre sempre que alguém procura influenciar o comportamento de algum indivíduo ou de um grupo, qualquer que seja a finalidade. Pode ser exercida visando objetivos pessoais ou objetivos de terceiros, que podem ser coerentes ou não com os objetivos organizacionais"

Vamos mostrar a questão desta influência, demonstrando o comando e controle deste tipo de liderança para com os liderados.

Perguntas para os Liderados.

1 - Quais são os procedimentos que a liderança toma para compartilhar as metas da empresa com vocês?

2- Como o líder reage às ordens não cumpridas por vocês?

3- De que forma a liderança motiva você a atingir as metas?

4- Quando um líder lhe manda fazer uma tarefa, ele pergunta se você sabe fazer ou não? E após ser feita, como ele reage quando da certo? E quando da errada?

5- Quais características seu líder não possui que você, como liderado gostaria que ele possuísse?

6- Como a liderança reage às críticas feitas pelos seus subordinados?

Perguntas para o Líder

1- Quais os procedimentos que você toma para compartilhar as metas da empresa com seus liderados?

2- Quais são as ações, você toma com relação aos seus liderados para atingir as metas?

3- Como você reage quando um liderado faz uma crítica à sua forma de atuação?

4- Quais as características de liderança que você não tem, mas que considera importantes? Por quê?

Respostas - Liderados

Jorge Henrique

Função: Operador de Misturador

Respostas do liderado:

1 - A liderança nos passam as metas  da empresa através de reuniões.

2 - Eles procuram saber a causa do não cumprimento ás ordens.

3 - Não há um projeto de motivação.

4 - Quando surge uma nova tarefa totalmente diferente das que fazemos, somos treinados. Quando uma tarefa dá certo ás vezes eles nos parabenizam, e quando dá errado eles procuram fazer uma análise para saber por que deu errado.

5 - Gostaria que eles mostrassem e fizessem o colaborador entender a verdadeira necessidade da empresa quando é necessário que façamos horas extras.

6 - Eles estão abertos a críticas.

Laura, 36 anos

Função: Auxiliar de esteira e produtos acabados

Respostas do liderado:

1 -  Fazer uma análise completa para que os colaboradores tome consciência de metas completas para o crescimento da empresa e o desenvolvimento físico do funcionário.

2 - De forma insatisfeita por estar sempre batendo na mesma tecla , ou seja, reclamando os mesmos erros.

3 - Mostrando claramente os objetivos que devemos alcançar para melhor desempenho na empresa.

4 - Ele não pergunta por ter certeza que os treinamentos já nos orientou.Quando da certo reage com satisfação por saber do nosso interesse em desempenhar corretamente nosso papel. Quando dá errado, zanga-se por saber que o interesse não foi satisfatório e sem prazer de aprender.

5 - Saber melhor dialogar com seus colaboradores muitas vezes um “ por favor” faz a diferença (ou seja educação para com o colaborador é o brilho que falta para que ele tenha prazer no que faz e não só fazer por fazer).

6 - De maneira desconfiada por saber que sua liderança não esta completa (algo esta a desejar). Mesmo assim a melhora demora a vim nas atitudes , (o papel de liderança aumenta seu ego e a humildade é esquecido).

Diante destas respostas, vemos que esse tipo de líder pode ser uma mistura de vários tipos de liderança. Sabemos que, de acordo com os estudos, o papel do líder vem mudando de forma constante, mas é difícil esquecer e deixar de usar traços que hoje já são ultrapassados. Sabemos que a liderança também se trata de uma pessoa passiva de erros e que seu psicológico é quem vai ditar como ele será de acordo com o tipo de empresa. Estamos abordando aqui uma empresa de caráter fabril, a questão do líder dentro desta empresa sempre é muito forte desde os primórdios desse processo por se tratar de uma forma hierárquica de comandar tanto no topo da empresa com no comando dos processos dela.

A questão da análise completa dos processos e metas demonstradas através de reuniões mostra a figura de um líder contemporâneo, preocupado com a sua área de atuação e a própria subordinação visando as melhorias da empresa.  A procura do não cumprimento das ordens de maneira insatisfeita mostra justamente a questão do comando e controle da liderança de seus subordinados, reclamação dos mesmos erros e muita cobrança fazem parte deste tipo de líder como foi abordado. A motivação como foi demonstrada não faz parte deste tipo de líder o endireitando para as formas mais antigas de liderança, aqueles preocupados apenas com sigo mesmo, e com a empresa. De acordo com as novas tarefas são realizados treinamentos de capacitação do liderado. Isso mostra uma visão do novo tipo de liderança e administração, o foco na capacitação de seus empregados no papel de um melhor desempenho. Já a reação de satisfação ou rejeição, reafirma ainda mais a questão da liderança como um símbolo superior sobre as cabeças das quais comanda, zangar-se como foi citado mostra a sua força de operação, típica de formas de liderança mais arcaicas. a questão do melhor diálogo com os colaboradores mostra de forma explícita que a liderança preocupa-se apenas com sigo e com o status que ela ganha diante os outros subordinados dos chefes de cúpula desta empresa. O pedido da não exploração das horas extras expressa da liderança a sua força e ameaça sobre os subordinados, a intransigência e o ‘achismo’ do próprio líder dificultam o melhor investimento dos colaboradores nesta empresa. Já a abertura a Críticas, mas de forma desconfiada, também mostram a forte questão de comando de controle dentro desse papel analisado. De acordo com o tempo as empresas de maneira lenta tende-se a adaptarem as novas formas de liderar a administrar, mas os velhos hábitos ainda rodeiam esses tipos de organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com