TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas Lean

Casos: Ferramentas Lean. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

As ferramentas que apoiam as empresas na busca por melhorias e vantagens competitivas no mercado em que atuam. Gestão do capital intelectual dentro das organizações, valorizando e viabilizando a convivência como fator facilitador de criatividade e trica de experiências, as definições de alguns autores sobre aprendizagem organizacional.

Ferramentas que podem e devem ser implementadas para ajudar no desenvolvimento organizacional. Citação de um estudo de caso de sucesso e um de fracasso com a utilização das ferramentas.

1.2 LEVANTAMENTO TEÓRICO

Segundo FRANCO et al (2008) há necessidade do desenvolvimento da capacidade da empresa em identificar e estimular o funcionário à externalização do seu conhecimento para que os demais também possa aprender.

Essa transformação tem que se dar na cultura organizacional, para que o processo aconteça “por meio da criação e inovação”, fazendo com que a empresa conquiste vantagens competitivas em seu ambiente. È por meio da gestão do capital intelectual e da gestão do conhecimento que acontece a aprendizagem organizacional.

“De acordo com Kim (1993), é importante ter presente que a aprendizagem organizacional é resultado não só das aprendizagens individuais, mas também das dinâmicas estabelecidas entre os indivíduos nas organizações”.

Sendo assim o conhecimento individual é transformado em organizacional com a interação e estimulo da criatividade humana da organização.

O conhecimento segundo Nokada, Liebeskind e Davenport e Prusak:

Liebeskind (1996) é uma informação que precisa ser validada por meio de testes de veracidades.

“Com uma definição mais abrangente Davenport e Prusak (2003, p.6) define conhecimento como sendo tudo que se vivencia, uma experiência fluida e condensada, valores, informação contextual e insight. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores” dentro das organizações estão sendo utilizadas em rotinas, processos, praticas e normas.

Capital intelectual, é a valorização do conhecimento e experiências do trabalhador, facilitando a visualização e a gestão dos ativos intangíveis, sendo a empresa detentora de um conjunto de elementos importantes para o sucesso FRANCO, et al,(2013,p.204).

O SIG é um integrante fundamental para a construção do ambiente. Esse sistema simplifica os processos de negócios habilitando as organizações com eficiência e eficácia

O BSC esta ligado com o feedback em relação aos custos, rentabilidades, atendimentos, clientes eficiência de processos internos, de potencial de aprendizado e crescimento da empresa.

Os quatro pilares de acordo com Kaplan e Norton (2000), apud Franco, et al (2013): esclarecer e traduzir a visão, comunicar e criar vinculações, planejar e estabelecer metas e aprender e receber feedback.

1.3 OS SEIS SIGMAS

Programa orientado à prevenção, um doa principais método na melhoria continua dos processos fixando referências competitivas. Utiliza-se de ferramentas estatísticas conhecidas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com