TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um indicador alternativo do impacto da pesquisa nacional e compartilhamento de conhecimento intersetorial

Por:   •  14/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.230 Palavras (9 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 9

Um indicador alternativo do impacto da pesquisa nacional e compartilhamento de conhecimento intersetorial – Publicado originalmente na newsletter Elsevier “Research Trends Issue 36”

March 24, 2014 13:16 , 2 Comments , SciELO

Por Andrew Plume e Judith Kamalski

Hoje em dia, o surgimento de métricas alternativas como indicadores complementares para avaliar o valor e o impacto de artigos de pesquisa centrou-se principalmente no nível do artigo e/ou do autor. Entretanto, tais métricas – que podem incluir menção nas mídias sociais, cobertura na mídia tradicional impressa e na online, e contagem de download de textos completos – raramente foram aplicadas anteriormente para níveis mais elevados de agregação como temas de pesquisa, periódicos, instituições ou países. Em particular, o uso de contagens de downloads de artigos (também conhecidos como estatísticas de uso de artigos) não foi utilizado desta forma devido à dificuldade de agregação de contagens de downloads de artigos em várias plataformas de publishers para obter uma visão holística. Enquanto o significado de um download, definido como o evento em que o usuário visualiza o HTML do texto completo de um artigo ou o download do PDF do texto completo de um artigo a partir de uma plataforma de texto completo de artigo de periódico, continua  uma questãocontroversa, é geralmente considerado como representando uma indicação do interesse do leitor e/ou do impacto da pesquisa.

Como parte do relatório ”Desempenho International Comparativo da Base de Pesquisa do Reino Unido: 2013", encomendado pelo Departamento Britânico para Negócios, Inovação e Habilidades (Department of Business, Innovation and Skills, BIS), dados de downloads foram usados ??de duas diferentes maneiras para explicar o que não seria possível a partir de indicadores mais tradicionais, baseados em citação. Neste relatório, publicado em dezembro de 2013, dados de downloads foram usados ??juntamente com dados de citação em comparações internacionais de modo a oferecer uma perspectiva diferente sobre o impacto da pesquisa nacional, e também foram usados ??para fornecer uma visualização exlusiva do intercâmbio de conhecimento entre autores e leitores em dois segmentos distintos porem interconectados do cenário de realização e consumo da pesquisa: os setores acadêmico e empresarial.

Comparando o impacto da pesquisa nacional utilizando um indicador inédito derivado da contagem de downloads de artigos

Impacto baseado em citação é, por definição, um indicador defasado: artigos recém-publicados precisam ser lidos, após o qual podem influenciar os estudos que serão, são ou foram executados, os quais são, então, escritos na forma de manuscrito, submetidos à revisão por pares, publicados e, finalmente, incluídos em um índice de citação, como o Scopus e o SciELO. Somente após estas etapas serem concluídas as citações de artigos anteriores podem ser sistematicamente contadas. Normalmente, uma janela de citação de três a cinco anos após o ano de publicação fornece resultados confiáveis. Por esta razão, a contagem de downloads tornou-se uma alternativa atraente, uma vez que é possível iniciar a contagem de downloads de textos completos de artigos em texto  imediatamente após a publicação on-line e derivar indicadores robustos em períodos de meses ao invés de anos.

Embora haja um considerável volume de literatura sobre o significado das citações e dos indicadores delas derivados, o advento relativamente recente dos indicadores derivados de downloads denota que não há um consenso claro sobre a natureza do fenômeno que é medido pelo contagem de downloads. Um pequeno número de estudos concluiu, no entanto, que a contagem de downloads pode ser um preditor débil   das contagens subsequentes  de citações  em nível de artigo.

Para obter uma perspectiva diferente sobre o impacto da pesquisa nacional, um indicador inédito denominado field weighted download impact  – FWDI (impacto de downloads ponderado por campo) foi desenvolvido de acordo com os mesmos princípios aplicados ao cálculo do  field-weighted citation impact –  FWCI, uma métrica Snowball (impacto de citação ponderado por campo). O impacto de uma publicação, seja ele medido através de citações ou de downloads, é normalizado para comportamentos específicos das disciplinas. Uma vez que artigos de periódicos em texto completo estão presentes em uma variedade de websites de publishers e agregadores, não há nenhuma base de dados central de estatísticas de downloads disponível para análise comparativa; em vez disso, a plataforma de artigos de periódicos de texto completo ScienceDirect da Elsevier (que representa cerca de 16 % dos artigos indexados na Scopus ) foi usada com o pressuposto de que o comportamento dos downloads entre os países não difere sistematicamente entre plataformas online. No entanto, há uma diferença importante entre FWCI e FWDI a este respeito: o cálculo do FWCI relaciona-se com todos os artigos-alvo publicados em periódicos cobertos pela Scopus, enquanto o FWDI está relacionado aos artigos-alvo publicados apenas em periódicos Elsevier. O efeito dessas diferenças será testado em pesquisa futura. Na abordagem atual, um download é definido como o evento em que um usuário visualiza o texto completo em HTML de um artigo ou faz o download do texto completo em PDF de um artigo do  ScienceDirect; visualizações apenas do resumo do artigo e múltiplas visualizações do HTML do texto completo ou downloads do PDF do mesmo artigo durante a mesma sessão do usuário não são consideradas, de acordo com o Código de Prática do COUNTER.

Uma comparação da FWCI (derivado de dados Scopus) e FWDI em 2012 através dos 10 mais importantes campos de pesquisa para países selecionados é mostrada na Figura 1. O primeiro ponto digno de nota sobre a comparação é que, tipicamente, o FWDI é mais consistente através dos campos e entre os países. É possível que essa observação possa refletir uma convergência subjacente do FWDI entre os campos e através dos  países, devido a um maior grau de universalidade no comportamento dos downloads (ou seja: o interesse do leitor ou a intenção de ler um artigo expresso pelos downloads dos artigos) do que no comportamento de citação, mas isso não é possível discernir a partir da análise destes próprios indicadores e ainda não foi testado.

Entretanto, o FWDI parece oferecer uma visão complementar interessante do impacto da pesquisa de um país; por exemplo, os valores arredondados e consistentes de FWCI e FWDI através dos campos para países que são potências estabelecidas em pesquisa, tais como o Reino Unido, EUA, Japão, Itália,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com