TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A pesquisa e o Conhecimento Cientifico.

Por:   •  8/9/2016  •  Resenha  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 2

A pesquisa e o conhecimento cientifico.

O conhecimento deveria ser compreendido como um processo dinâmico, inacabado pelo fato de estar sempre se transformando. O homem faz uso de diversas maneiras de conhecimento ao longo do tempo, na forma em que a sociedade o transforma. A ciência é uma das formas de conhecimento.

Desde os seus ancestrais o homem buscou conhecer o seu habitat, logo se entende que o conhecimento é passado de geração a geração fazendo parte da historia. O conhecimento humano parte do pensamento e é esta a diferença do homem com os animais. A busca por resposta é a característica do homem.

A ciência é uma forma de organizar o conhecimento com base no desenvolvimento humano. Em todo conhecimento estão presentes dois elementos: o sujeito que busca o conhecimento, e o objeto ou determinada coisa que se quer conhecer. O homem possui duas espécies de instrumentos cognitivos para almejar o conhecimento: os seus órgãos sensoriais e sua inteligência.

Conhecer é representar uma coisa ou objeto. É o ato de tornar o objeto presente na imaginação, é sentir, perceber e imaginar. A teoria do conhecimento e voltada para a relação entre o pensamento e as coisas, a consciência que é o interior e a realidade o exterior. É a relação entre o sujeito e o objeto a ser pesquisado transformando-se assim em um conhecimento cientifico.

Todo conhecimento se baseia de um pré-conhecimento, podendo ate parecer especulativo, mas não é a partir do que constatamos que o homem na sua existência vive rodeado de fatos que ainda não foram percebidos ou explicados por ele. O conhecimento pode ser definido como sendo a manifestação da consciência de conhecer, simplificando o sujeito que percebeu o objeto, buscas as informações, pesquisou sobre e agora e capaz de explicar sua origem e funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com