TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Politica Publica

Por:   •  14/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

Analisando como ponto principal na gestão empreendedora, uma visão comparativa entre a Ciência da Administração Publica e a Administração Pública Comparada, e levantando problemas na gestão administrativa do Brasil, EUA e União Europeia. De fato neste capitulo vemos que a implantação da reforma se realizou por etapas tudo impulsionadas pelo Consenso de Washington, que passou orientações para os países latino-americanos à importância de serem burocratas para se desenvolverem. Dando muita importância no pensamento neoinstitucionalismo como o de North (1990, que afirmava que as instituições para ter seu funcionamento econômico perfeito eram necessário entender a cooperação voluntaria visto que por causa das imperfeições era necessário regras para organizarem a ação coletiva.

O livro nesse capitulo traz a base teórica do surgimento e desenvolvimento do estado-providencia, relacionando o surgimento do Estado do Bem-Estar à existência de excedentes econômicos, o pensamento keynesiano e a centralização do governo durante a segunda guerra mundial. O Estado do Bem-Estar social esta apoiada no surgimento de teorias para explicar sua existência como a Teoria Neoinstitucional, a Teoria da Convergência ou Lógica da Industrialização, Teoria da Cidadania, Teoria Marxista e a Teoria Funcionalista.

Na década de 1980 a administração pública comparada clássica ou tradicional para uma nova administração pública. A Administração Pública Comparada deve ser entendida aqui como domínio do saber que compara padrões de administração pública. Para alguns autores, como Caiden (1994) que reforça a importância de olhar para outras realidades já que comparar evita-se o erro generalizado. No passado os teóricos da administração só estudavam o que acontecia dentro do seu próprio pais, apenas com a globalização esse conceito foi mudado.

Segundos os teóricos em o governo empreendedor esse modelo seria o correto a ser implementado, mais existia uma parte contraria a essas opiniões que preferiam um governo voltado para a comunidade com responsabilidade ao cidadão em vez de servi-lo. Com um governo se distanciando cada vez mais do modelo tradicional burocrata, aonde o governo não controla suas dividas com isso suas postura passa a ser voltada para missões metas e objetivos se distanciando cada vez mais desse modelo burocrata.

Quanto as Avaliações contidas nesse capitulo em geral são bem similares aos tempos modernos nos EUA a avaliação de desempenho era voltada a concessão de credito aos programas habitacionais, de saúde ou educação com metas e padrões no Brasil a avalição era praticamente uma condição básica para o sucesso, já na Inglaterra esse modelo de avalição objetiva era um mito. Existe uma forma de classificar esses tipos de estratégia de avaliação como modernizar, manter. Mercantilizar e minimizar cada uma com seu traço e suas orientações.

Isso tudo faz parte de um Modelo de reforma sempre citados como Modelo nórdico, Modelo anglo-saxão, Modelo renano e o Modelo mediterrâneo esses modelos tem sua tipologia reveladora. No que se trata de Modelo de avalição dos Europeus os países pequenos são mais bem encaixados nesses modelos de reforma sociais, são países com riquezas e alta escolaridade e com um bem-estar social alto.

No Brasil vejo a reforma inserida e orientada de forma a fomentar o desenvolvimento e sua necessidade de crescimento em novos locais de investimento o Brasil ainda esta muito atrás no que ser refere aos demais países mais esta caminhando com passos vagarosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com