TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE RECURSOS HUMANOS

Projeto de pesquisa: O CONCEITO DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.689 Palavras (23 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 23

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATPS – Plano de Trabalho para Departamento de Pessoal

Disciplina: Técnicas de Administração de Pessoal

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SP

2014

INTRODUÇÃO

- De acordo com os estudos realizados, foi possível notar que toda empresa, seja de grande, médio ou pequeno porte depende do departamento de recursos humanos, pois ele juntamente com o administrativo, trabalha para dar um apoio fundamental e estruturado aos colaboradores e a própria organização. Fazem parte das responsabilidades do RH tornar o ambiente organizacional mais humano, tratarem de todo o processo de recrutamento e seleção (garantindo a admissão de bons profissionais) procurar manter os bons funcionários na empresa (motivando-os com recompensas financeiras ou não), cumprir normas de higiene e segurança do trabalho, além de administrar documentos e cálculos referentes aos funcionários.

O profissional de RH deve manter a qualidade, organização, criatividade e recursos do departamento, para resolver o que lhe for solicitado, conforme necessidade da empresa ou do colaborador. Para tornar-se um profissional de RH competente é necessário ter muito conhecimento das funções exigidas, sabemos também que o setor de existe nas organizações para incentivar e e motivar o colaborador a manter-se comprometido junto à organização, garantindo assim o crescimento, o desenvolvimento e faturamento da mesma, desta forma as organizações devem manter profissionais capacitados, a fim de sanar duvidas dos colaboradores evitando assim problemas futuros e mantendo o direito de todos.

Nas empresas de pequeno porte muitas vezes a administração de pessoal (área fundamental dentro do RH) é realizada por escritórios de contabilidade terceirizados, que são responsáveis por calcular salários, impostos trabalhistas, benefícios, rescisões, etc, seguindo sempre a legislação para evitar retrabalho, ações trabalhistas contra a organização e problemas com a fiscalização do trabalho.

Dada à importância e complexidade da área é exigido muito do profissional de recursos humanos, pois todos os processos são focados no bem estar dos colaboradores, com o intuito de melhorar sua produtividade e desenvolvimento, assim pode-se dizer que todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a área de RH devem trabalhar em harmonia com todos os funcionários da empresa, para o bom desenvolvimento e funcionamento da organização.

CONTRATAÇÃO

Na contratação de empregados, alguns documentos do candidato a empregado por expressa previsão legal são de apresentação obrigatória, outros são exigidos apenas para determinadas categorias, outros ainda podem por ação deliberada do empregador ter a sua apresentação solicitada. Dentre os documentos de apresentação obrigatórios, podemos citar: Carteira de Trabalho e Previdência Social, RG, CPF. Titulo de Eleitor e Certificado de Reservista. Outros documentos podem ser solicitados, desde que compatíveis com a função a ser exercida pelo empregado são os casos de profissionais de habilidades específicas e que se façam recomendar por suas especializações em determinados segmentos profissionais. Contudo convém ressaltar que o empregador não poderá solicitar nenhum documento que demonstre qualquer pratica discriminatória, seja ela por motivo de sexo, origem, raça, cor, discriminação por deficiência física, ou pelo insubsistente ato preventivo de avaliar e/ou atalhar surpresas quanto ao estado de saúde do candidato, devendo ater-se inarredavelmente ao resultado do ASO e ao que preceitua os requisitos legais e princípios básicos de contratação à saber

PRINCIPAIS DOCUMENTOS NECESSARIOS PARA ADMISSÃO

 02 fotos 3x4

 Cartão do PIS

 CTPS

 Carteira de Vacinação dos filhos menores de 14 anos

 Certidão de Nascimento

 Certidão de Casamento

 Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos

 Certificado de Reservista

 Comprovante de Freqüência escolar dos filhos a partir de 7 anos

 Carteira de Vacinação dos filhos menores de 7 anos

 Comprovante de residência

 RG

 CPF

 Título de Eleitor

CONCEITO DE RECURSOS HUMANOS

Normalmente, designam-se recursos humanos ao conjunto de trabalhadores ou empregados que fazem parte de uma empresa ou instituição e que se caracterizam por desempenhar uma variada lista de tarefas específicas à cada setor. Os recursos humanos de uma empresa são, de acordo com as teorias de administração de empresas, uma das fontes de riqueza mais importantes já que são as responsáveis pela execução e desenvolvimento de todas as tarefas e atividades que se precisam para o bom funcionamento da mesma. O termo é muito comum hoje em dia e utiliza-se em diversos aspectos relacionados à organização empresarial

Recursos Humanos é um termo que enfoca o lado empresarial e o lado administrativos como um todo. Vejamos como funciona o conceito do termo da seguinte forma: A primeira parte do termo faz referencia a Recursos que é um conjunto de elementos que se tem a disposição para resolver uma serie de necessidades. A segunda parte do nosso termo de hoje Humanos, que sendo a complementação do termo que equipara com outros como podem ser os tecnológicos, os financeiros, etc.

Atuando no recrutamento, na seleção de candidatos, no treinamento e capacitação dos funcionários. Atua também no planejamento sobre as remunerações e benefícios, tem a função de pesquisar e melhorar o clima organizacional. Os profissionais que atuam nesse departamento são da área de administração e psicologia.

As tarefas executadas pelo Departamento de Recursos Humanos também podem ser terceirizadas para agências de empregos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com